AGROINDÚSTRIAS RURAIS FAMILIARES: Estratégias de mercado na região do COREDE Jacuí Centro/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1241 |
Resumo: | Resumo: As Agroindústrias Rurais Familiares destacam-se pelo desenvolvimento de produtos diferenciados. Assim, o presente trabalho teve como objetivo descrever as características que estão diferenciando os produtos agroindustriais nos mercados de proximidade, na região do Corede Jacuí Centro. O estudo caracterizou-se como exploratório-descritivo, com a coleta de informações secundárias e primárias. Foram realizadas 41 entrevistas, com o auxílio de um formulário semiestruturado e diários de campo. Utilizou-se de metodologia qualitativa (análise de conteúdo) e quantitativa (média aritmética simples) para a análise dos dados. A diferenciação destaca-se como um conjunto de aspectos pertinentes para entender a consolidação de mercados para os produtos da agroindústria rural familiar. Para os agricultores, as características que diferenciam seus produtos nos mercados são: o natural, o jeito de fazer, o sabor, o trabalho do agricultor para produzir, o preço, a certificação SIM e a produção ecológica. Palavras-chave: Agroindústria. Agricultura Familiar. Produtos Diferenciados. Rio Grande do Sul |
id |
UCS-6_c8f3c284d36fe1a43cc1973aee72ffe3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/1241 |
network_acronym_str |
UCS-6 |
network_name_str |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
repository_id_str |
|
spelling |
AGROINDÚSTRIAS RURAIS FAMILIARES: Estratégias de mercado na região do COREDE Jacuí Centro/RSCiencias Socias Aplicadas/TurismoResumo: As Agroindústrias Rurais Familiares destacam-se pelo desenvolvimento de produtos diferenciados. Assim, o presente trabalho teve como objetivo descrever as características que estão diferenciando os produtos agroindustriais nos mercados de proximidade, na região do Corede Jacuí Centro. O estudo caracterizou-se como exploratório-descritivo, com a coleta de informações secundárias e primárias. Foram realizadas 41 entrevistas, com o auxílio de um formulário semiestruturado e diários de campo. Utilizou-se de metodologia qualitativa (análise de conteúdo) e quantitativa (média aritmética simples) para a análise dos dados. A diferenciação destaca-se como um conjunto de aspectos pertinentes para entender a consolidação de mercados para os produtos da agroindústria rural familiar. Para os agricultores, as características que diferenciam seus produtos nos mercados são: o natural, o jeito de fazer, o sabor, o trabalho do agricultor para produzir, o preço, a certificação SIM e a produção ecológica. Palavras-chave: Agroindústria. Agricultura Familiar. Produtos Diferenciados. Rio Grande do SulROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeNão houveAgne, Chaiane LealWaquil, Paulo Dabdab2011-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSeleção dos Organizadoresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1241ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 3, n. 2 (2011): Dossiê Turismo Rural2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1241/pdf_40info:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-09T18:09:00Zoai:vkali30.ucs.br:article/1241Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2011-12-09T18:09Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AGROINDÚSTRIAS RURAIS FAMILIARES: Estratégias de mercado na região do COREDE Jacuí Centro/RS |
title |
AGROINDÚSTRIAS RURAIS FAMILIARES: Estratégias de mercado na região do COREDE Jacuí Centro/RS |
spellingShingle |
AGROINDÚSTRIAS RURAIS FAMILIARES: Estratégias de mercado na região do COREDE Jacuí Centro/RS Agne, Chaiane Leal Ciencias Socias Aplicadas/Turismo |
title_short |
AGROINDÚSTRIAS RURAIS FAMILIARES: Estratégias de mercado na região do COREDE Jacuí Centro/RS |
title_full |
AGROINDÚSTRIAS RURAIS FAMILIARES: Estratégias de mercado na região do COREDE Jacuí Centro/RS |
title_fullStr |
AGROINDÚSTRIAS RURAIS FAMILIARES: Estratégias de mercado na região do COREDE Jacuí Centro/RS |
title_full_unstemmed |
AGROINDÚSTRIAS RURAIS FAMILIARES: Estratégias de mercado na região do COREDE Jacuí Centro/RS |
title_sort |
AGROINDÚSTRIAS RURAIS FAMILIARES: Estratégias de mercado na região do COREDE Jacuí Centro/RS |
author |
Agne, Chaiane Leal |
author_facet |
Agne, Chaiane Leal Waquil, Paulo Dabdab |
author_role |
author |
author2 |
Waquil, Paulo Dabdab |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Não houve |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Agne, Chaiane Leal Waquil, Paulo Dabdab |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciencias Socias Aplicadas/Turismo |
topic |
Ciencias Socias Aplicadas/Turismo |
description |
Resumo: As Agroindústrias Rurais Familiares destacam-se pelo desenvolvimento de produtos diferenciados. Assim, o presente trabalho teve como objetivo descrever as características que estão diferenciando os produtos agroindustriais nos mercados de proximidade, na região do Corede Jacuí Centro. O estudo caracterizou-se como exploratório-descritivo, com a coleta de informações secundárias e primárias. Foram realizadas 41 entrevistas, com o auxílio de um formulário semiestruturado e diários de campo. Utilizou-se de metodologia qualitativa (análise de conteúdo) e quantitativa (média aritmética simples) para a análise dos dados. A diferenciação destaca-se como um conjunto de aspectos pertinentes para entender a consolidação de mercados para os produtos da agroindústria rural familiar. Para os agricultores, as características que diferenciam seus produtos nos mercados são: o natural, o jeito de fazer, o sabor, o trabalho do agricultor para produzir, o preço, a certificação SIM e a produção ecológica. Palavras-chave: Agroindústria. Agricultura Familiar. Produtos Diferenciados. Rio Grande do Sul |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Seleção dos Organizadores |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1241 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1241/pdf_40 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade |
publisher.none.fl_str_mv |
ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 3, n. 2 (2011): Dossiê Turismo Rural 2178-9061 reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
collection |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
repository.name.fl_str_mv |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
susanagastal@gmail.com |
_version_ |
1799315528018296832 |