Redes de proximidade: agricultores, instituições e consumidores na construção social dos mercados para os produtos das agroindústrias rurais familiares na Região Central do RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Redes (Santa Cruz do Sul. Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/article/view/1609 |
Resumo: | Relacionando a agricultura familiar e a agroindústria, este trabalho tem como principal objetivo descrever os diferentes canais de comercialização que as famílias utilizam para a inserção dos seus produtos nos mercados. O estudo caracterizou-se como exploratório-descritivo, com a coleta de informações secundárias e primárias. Foram realizadas 41 entrevistas com o auxílio de um formulário semiestruturado e diários de campo. Utilizou-se de metodologia qualitativa (análise de conteúdo) e quantitativa (estatística descritiva) para a análise dos dados. Além dos agricultores, os agentes que estão participando da construção social de mercados para os produtos das agroindústrias são parentes, vizinhos, proprietários de estabelecimentos comerciais, consumidores urbanos, profissionais de extensão rural, universidades, organizações não governamentais, etc. A construção de relações sociais é uma das estratégias que a agricultura familiar da região desenvolve, tendo em vista viabilizar a produção e comercialização dos seus produtos agroindustriais. |
id |
UNISC-6_946675c9f7078bfd988c164ee80a3eae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/1609 |
network_acronym_str |
UNISC-6 |
network_name_str |
Redes (Santa Cruz do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Redes de proximidade: agricultores, instituições e consumidores na construção social dos mercados para os produtos das agroindústrias rurais familiares na Região Central do RSAgricultura familiarMercados de proximidadeAgroindústriasRedes sociais.Relacionando a agricultura familiar e a agroindústria, este trabalho tem como principal objetivo descrever os diferentes canais de comercialização que as famílias utilizam para a inserção dos seus produtos nos mercados. O estudo caracterizou-se como exploratório-descritivo, com a coleta de informações secundárias e primárias. Foram realizadas 41 entrevistas com o auxílio de um formulário semiestruturado e diários de campo. Utilizou-se de metodologia qualitativa (análise de conteúdo) e quantitativa (estatística descritiva) para a análise dos dados. Além dos agricultores, os agentes que estão participando da construção social de mercados para os produtos das agroindústrias são parentes, vizinhos, proprietários de estabelecimentos comerciais, consumidores urbanos, profissionais de extensão rural, universidades, organizações não governamentais, etc. A construção de relações sociais é uma das estratégias que a agricultura familiar da região desenvolve, tendo em vista viabilizar a produção e comercialização dos seus produtos agroindustriais.Edunisc - Universidade de Santa Cruz do Sul2010-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/redes/article/view/160910.17058/redes.v16i1.1609Redes ; Vol. 16 No. 1 (2011); 149-171Redes; Vol. 16 Núm. 1 (2011); 149-171Redes; Vol. 16 No. 1 (2011); 149-171Redes; v. 16 n. 1 (2011); 149-1711982-6745reponame:Redes (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/redes/article/view/1609/1383Agne, Chaiane LealWaquil, Paulo Dabdabinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-03T17:50:23Zoai:ojs.online.unisc.br:article/1609Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/redeshttp://online.unisc.br/seer/index.php/redes/oairedes_unisc_maff@terra.com.br||etges@unisc.br1982-67451414-7106opendoar:2019-10-03T17:50:23Redes (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Redes de proximidade: agricultores, instituições e consumidores na construção social dos mercados para os produtos das agroindústrias rurais familiares na Região Central do RS |
title |
Redes de proximidade: agricultores, instituições e consumidores na construção social dos mercados para os produtos das agroindústrias rurais familiares na Região Central do RS |
spellingShingle |
Redes de proximidade: agricultores, instituições e consumidores na construção social dos mercados para os produtos das agroindústrias rurais familiares na Região Central do RS Agne, Chaiane Leal Agricultura familiar Mercados de proximidade Agroindústrias Redes sociais. |
title_short |
Redes de proximidade: agricultores, instituições e consumidores na construção social dos mercados para os produtos das agroindústrias rurais familiares na Região Central do RS |
title_full |
Redes de proximidade: agricultores, instituições e consumidores na construção social dos mercados para os produtos das agroindústrias rurais familiares na Região Central do RS |
title_fullStr |
Redes de proximidade: agricultores, instituições e consumidores na construção social dos mercados para os produtos das agroindústrias rurais familiares na Região Central do RS |
title_full_unstemmed |
Redes de proximidade: agricultores, instituições e consumidores na construção social dos mercados para os produtos das agroindústrias rurais familiares na Região Central do RS |
title_sort |
Redes de proximidade: agricultores, instituições e consumidores na construção social dos mercados para os produtos das agroindústrias rurais familiares na Região Central do RS |
author |
Agne, Chaiane Leal |
author_facet |
Agne, Chaiane Leal Waquil, Paulo Dabdab |
author_role |
author |
author2 |
Waquil, Paulo Dabdab |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Agne, Chaiane Leal Waquil, Paulo Dabdab |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agricultura familiar Mercados de proximidade Agroindústrias Redes sociais. |
topic |
Agricultura familiar Mercados de proximidade Agroindústrias Redes sociais. |
description |
Relacionando a agricultura familiar e a agroindústria, este trabalho tem como principal objetivo descrever os diferentes canais de comercialização que as famílias utilizam para a inserção dos seus produtos nos mercados. O estudo caracterizou-se como exploratório-descritivo, com a coleta de informações secundárias e primárias. Foram realizadas 41 entrevistas com o auxílio de um formulário semiestruturado e diários de campo. Utilizou-se de metodologia qualitativa (análise de conteúdo) e quantitativa (estatística descritiva) para a análise dos dados. Além dos agricultores, os agentes que estão participando da construção social de mercados para os produtos das agroindústrias são parentes, vizinhos, proprietários de estabelecimentos comerciais, consumidores urbanos, profissionais de extensão rural, universidades, organizações não governamentais, etc. A construção de relações sociais é uma das estratégias que a agricultura familiar da região desenvolve, tendo em vista viabilizar a produção e comercialização dos seus produtos agroindustriais. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/article/view/1609 10.17058/redes.v16i1.1609 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/article/view/1609 |
identifier_str_mv |
10.17058/redes.v16i1.1609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/article/view/1609/1383 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc - Universidade de Santa Cruz do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc - Universidade de Santa Cruz do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Redes ; Vol. 16 No. 1 (2011); 149-171 Redes; Vol. 16 Núm. 1 (2011); 149-171 Redes; Vol. 16 No. 1 (2011); 149-171 Redes; v. 16 n. 1 (2011); 149-171 1982-6745 reponame:Redes (Santa Cruz do Sul. Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Redes (Santa Cruz do Sul. Online) |
collection |
Redes (Santa Cruz do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Redes (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
redes_unisc_maff@terra.com.br||etges@unisc.br |
_version_ |
1800218768080633856 |