Redes de proximidade: agricultores, instituições e consumidores na construção social dos mercados para os produtos das agroindústrias rurais familiares na Região Central do RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agne, Chaiane Leal
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Waquil, Paulo Dabdab
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Redes (Santa Cruz do Sul. Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/article/view/1609
Resumo: Relacionando a agricultura familiar e a agroindústria, este trabalho tem como principal objetivo descrever os diferentes canais de comercialização que as famílias utilizam para a inserção dos seus produtos nos mercados. O estudo caracterizou-se como exploratório-descritivo, com a coleta de informações secundárias e primárias. Foram realizadas 41 entrevistas com o auxílio de um formulário semiestruturado e diários de campo. Utilizou-se de metodologia qualitativa (análise de conteúdo) e quantitativa (estatística descritiva) para a análise dos dados. Além dos agricultores, os agentes que estão participando da construção social de mercados para os produtos das agroindústrias são parentes, vizinhos, proprietários de estabelecimentos comerciais, consumidores urbanos, profissionais de extensão rural, universidades, organizações não governamentais, etc. A construção de relações sociais é uma das estratégias que a agricultura familiar da região desenvolve, tendo em vista viabilizar a produção e comercialização dos seus produtos agroindustriais.
id UNISC-6_946675c9f7078bfd988c164ee80a3eae
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/1609
network_acronym_str UNISC-6
network_name_str Redes (Santa Cruz do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Redes de proximidade: agricultores, instituições e consumidores na construção social dos mercados para os produtos das agroindústrias rurais familiares na Região Central do RSAgricultura familiarMercados de proximidadeAgroindústriasRedes sociais.Relacionando a agricultura familiar e a agroindústria, este trabalho tem como principal objetivo descrever os diferentes canais de comercialização que as famílias utilizam para a inserção dos seus produtos nos mercados. O estudo caracterizou-se como exploratório-descritivo, com a coleta de informações secundárias e primárias. Foram realizadas 41 entrevistas com o auxílio de um formulário semiestruturado e diários de campo. Utilizou-se de metodologia qualitativa (análise de conteúdo) e quantitativa (estatística descritiva) para a análise dos dados. Além dos agricultores, os agentes que estão participando da construção social de mercados para os produtos das agroindústrias são parentes, vizinhos, proprietários de estabelecimentos comerciais, consumidores urbanos, profissionais de extensão rural, universidades, organizações não governamentais, etc. A construção de relações sociais é uma das estratégias que a agricultura familiar da região desenvolve, tendo em vista viabilizar a produção e comercialização dos seus produtos agroindustriais.Edunisc - Universidade de Santa Cruz do Sul2010-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/redes/article/view/160910.17058/redes.v16i1.1609Redes ; Vol. 16 No. 1 (2011); 149-171Redes; Vol. 16 Núm. 1 (2011); 149-171Redes; Vol. 16 No. 1 (2011); 149-171Redes; v. 16 n. 1 (2011); 149-1711982-6745reponame:Redes (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/redes/article/view/1609/1383Agne, Chaiane LealWaquil, Paulo Dabdabinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-03T17:50:23Zoai:ojs.online.unisc.br:article/1609Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/redeshttp://online.unisc.br/seer/index.php/redes/oairedes_unisc_maff@terra.com.br||etges@unisc.br1982-67451414-7106opendoar:2019-10-03T17:50:23Redes (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Redes de proximidade: agricultores, instituições e consumidores na construção social dos mercados para os produtos das agroindústrias rurais familiares na Região Central do RS
title Redes de proximidade: agricultores, instituições e consumidores na construção social dos mercados para os produtos das agroindústrias rurais familiares na Região Central do RS
spellingShingle Redes de proximidade: agricultores, instituições e consumidores na construção social dos mercados para os produtos das agroindústrias rurais familiares na Região Central do RS
Agne, Chaiane Leal
Agricultura familiar
Mercados de proximidade
Agroindústrias
Redes sociais.
title_short Redes de proximidade: agricultores, instituições e consumidores na construção social dos mercados para os produtos das agroindústrias rurais familiares na Região Central do RS
title_full Redes de proximidade: agricultores, instituições e consumidores na construção social dos mercados para os produtos das agroindústrias rurais familiares na Região Central do RS
title_fullStr Redes de proximidade: agricultores, instituições e consumidores na construção social dos mercados para os produtos das agroindústrias rurais familiares na Região Central do RS
title_full_unstemmed Redes de proximidade: agricultores, instituições e consumidores na construção social dos mercados para os produtos das agroindústrias rurais familiares na Região Central do RS
title_sort Redes de proximidade: agricultores, instituições e consumidores na construção social dos mercados para os produtos das agroindústrias rurais familiares na Região Central do RS
author Agne, Chaiane Leal
author_facet Agne, Chaiane Leal
Waquil, Paulo Dabdab
author_role author
author2 Waquil, Paulo Dabdab
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Agne, Chaiane Leal
Waquil, Paulo Dabdab
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultura familiar
Mercados de proximidade
Agroindústrias
Redes sociais.
topic Agricultura familiar
Mercados de proximidade
Agroindústrias
Redes sociais.
description Relacionando a agricultura familiar e a agroindústria, este trabalho tem como principal objetivo descrever os diferentes canais de comercialização que as famílias utilizam para a inserção dos seus produtos nos mercados. O estudo caracterizou-se como exploratório-descritivo, com a coleta de informações secundárias e primárias. Foram realizadas 41 entrevistas com o auxílio de um formulário semiestruturado e diários de campo. Utilizou-se de metodologia qualitativa (análise de conteúdo) e quantitativa (estatística descritiva) para a análise dos dados. Além dos agricultores, os agentes que estão participando da construção social de mercados para os produtos das agroindústrias são parentes, vizinhos, proprietários de estabelecimentos comerciais, consumidores urbanos, profissionais de extensão rural, universidades, organizações não governamentais, etc. A construção de relações sociais é uma das estratégias que a agricultura familiar da região desenvolve, tendo em vista viabilizar a produção e comercialização dos seus produtos agroindustriais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/article/view/1609
10.17058/redes.v16i1.1609
url https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/article/view/1609
identifier_str_mv 10.17058/redes.v16i1.1609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/article/view/1609/1383
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edunisc - Universidade de Santa Cruz do Sul
publisher.none.fl_str_mv Edunisc - Universidade de Santa Cruz do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Redes ; Vol. 16 No. 1 (2011); 149-171
Redes; Vol. 16 Núm. 1 (2011); 149-171
Redes; Vol. 16 No. 1 (2011); 149-171
Redes; v. 16 n. 1 (2011); 149-171
1982-6745
reponame:Redes (Santa Cruz do Sul. Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Redes (Santa Cruz do Sul. Online)
collection Redes (Santa Cruz do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Redes (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv redes_unisc_maff@terra.com.br||etges@unisc.br
_version_ 1800218768080633856