Consolidação do Turismo em Pequenos Municípios Brasileiros: Nuances e Oportunidades na Rede de Transportes / Tourism Consolidation In Small Brazilian Municipalities: Nuances and Opportunities In Transport Network

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elisangela Aparecida Machado da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fortes, José Augusto Abreu Sá, Sobrinho, Fernando Luiz Araújo, Gazoni, Jefferson Lorencini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/7048
Resumo: RESUMOÉ facultado à mobilidade, o provimento de infraestrutura para acesso dos visitantes aos equipamentos do turismo, que geralmente encontram-se dispersos em diferentes áreas. Logo, interpretar as transformações territoriais proporcionadas pelo turismo recai, a priori, no resgate do processo de urbanização como caminho para compreensão dos pequenos municípios e do papel que desempenham no turismo. No Brasil, o incentivo das políticas públicas federais às intervenções na tessitura da escala urbana regional confere diferentes conformações na dimensão infraestrutural dos transportes. No estudo, exploratório de caráter descritivo e analítico, a finalidade é analisar o papel das redes de transporte na consolidação do turismo em municípios de até 30 mil habitantes. A abordagem teórico-conceitual do território turístico em rede permeia o pensamento sobre a consolidação do turismo no urbano em dispersão territorial. Por fim, a discussão proposta ressalta a ênfase no direcionamento territorial, onde a interação entre lugares, de alta e baixa concentração dos fluxos turísticos, é a chave para a proposição e maior eficácia das políticas públicas.PALAVRAS-CHAVETurismo. Pequeno Município. Urbanização. Território Turístico. Rede de Transportes. ABSTRACTMobility is provided for the provision of infrastructure for visitor’s access to tourism equipment, which are usually dispersed in different areas. Therefore, interpreting territorial transformations provided by tourism, falls beforehand, in the process of urbanization as a way of understanding of small municipalities and their role in tourism. In Brazil, the encouragement of federal public policies to interventions in the structure of the regional urban scale, confers different conformations on the infrastructural dimension of transport. In the exploratory study of descriptive and analytical character, the purpose is to analyze the role of transportation networks in the consolidation of tourism in municipalities up to 30 thousand inhabitants, the theoretical-conceptual approach of the touristic network territory, permeates the thinking about the consolidation of tourism in the urban in territorial dispersion. Finally, the proposed discussion highlights the emphasis on territorial direction, where the interaction between places, of high and low concentration of tourist flows, is the key to the proposal and greater effectiveness of public policies.KEYWORDSTourism. Small Towns. Urbanization. Tourist Territory. Transport Network.  AUTORIAElisangela Aparecida Machado da Silva – Doutora. Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Transportes, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3798485138463870  E-mail: elisangela-machado@hotmail.comJosé Augusto Abreu Sá Fortes – Doutor. Professor no Programa de Pós-Graduação em Transportes, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5262867250109425 E-mail: afortes@unb.brFernando Luiz Araújo Sobrinho – Doutor. Professor na Universidade de Brasília, Brasília_DF, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7810411653917702 E-mail: flasobrinho@unb.brJefferson Lorencini Gazoni – Doutor. Pesquisador, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1245803769501737 E-mail: jlgazoni@hotmail.com REFERÊNCIASAndrade, J. P. (2008). A economia do turismo no Brasil. Brasília: Senac.Agência Nacional de Transportes Terrestres - Antt. (2018). Estatísticas e Estudos Rodoviários - Dados Operacionais. Brasília. LinkAraújo Sobrinho, F. (2008). Turismo e dinâmica territorial no eixo Brasília - Goiânia. Tese. Doutorado em Ciências Humanas, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. LinkBarretto, M. (2005). Manual de iniciação ao estudo do turismo. Campinas-SP: Papirus.Basso, K. (2009). Abordagens do Turismo em zoneamentos ecológico-econômicos nas cinco regiões brasileiras. Dissertação. Mestrado em Geografia. Universidade de Brasília, Brasília. LinkBeni, M.C. & Cury, M.J.F. (2012). Bases territoriais e redes do cluster de turismo. In: M.C. Beni, (Org.) Turismo: Planejamento Estratégico e capacidade de gestão – desenvolvimento regional, rede de produção e cluster. (pp. 487-516). Barueri-SP: Manole.Boullon, R. (2002). Planejamento do espaço turístico. Bauru-SP: Edusc.Castells, M. (2004). A Galáxia Internet: reflexões sobre internet, negócios e sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.Castrogiovanni, A. & Gastal, S. (1999). Turismo urbano: cidades, sites de excitação turística. Porto Alegre: Edição dos Autores.Confederação Nacional dos Transportes - CNT. (2018). Boletim Econômico. Brasília: CNT. LinkCosta, E. B. & Araújo Sobrinho, F. L. (2013). Cidade, urbano e urbanização: fundamentos metodológicos para o estudo do turismo. In: F. F. Azevedo et al. (Org.) Turismo em foco. pp. 267-287. Belém: Naea.Costa, H. A. & Souto Maior, A. (2006). Sistemas produtivos locais em Turismo: relacionamentos estratégicos e aglomeração territorial como vantagens competitivas. Revista Acadêmica do Observatório de Inovação em Turismo, 1(1), 13-14. LinkCruz, R. (2002). Políticas Públicas de Turismo no Brasil: significado, importância, interfaces com outras políticas setoriais. In: M. J. Souza (Org.). Políticas públicas e o lugar do turismo. pp. 25-38. Brasília: UnB.Damiani, A. (2006). Cidades médias e pequenas no processo de globalização. Apontamentos bibliográficos. In: A. Lemos, M. Arroyo & M. Silveira. América Latina: cidade, campo e turismo.  San Pablo: Clacso. LinkGaleano, E. (1980). As veias abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra.Gazoni, J., Silva, E. & Fortes, J. A. (2017). A oferta de transporte e a demanda turística no Brasil: uma análise de componente principal. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27-28), 2049-2059. LinkGottmann, J. (1961). Megalópolis. Norwood: The Plimpton Press.Harvey, D. (1989). A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola.Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. (2010). Censo demográfico 2010. Link Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. (2017). Áreas urbanizadas do Brasil: 2015. Relatórios metodológicos. Rio de Janeiro: IBGE. LinkInstituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas - IPEA. (2002). Série caracterização e tendências da rede urbana do brasil: configuração atual e tendências da rede urbana.  V. 1. Brasília: Ipea. LinkKunz, J. G., Schommer, L., Schneider, M. & Mecca, M.S. (2012). A clusterização do turismo no município de Gramado-RS: breves notas. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 4(4), 609-624. LinkLéfebvre, H. (1970). La revolution urbaine. Paris: Gallimard.Lencioni, S. (2015). Urbanização difusa e a constituição de megarregiões: o caso de São Paulo-Rio de Janeiro. E-metropolis, 6, 6-15. LinkLohmann, G. (2005). Transporte para turistas: conceitos, estado da arte e tópicos atuais. In L.G.G. Trigo (Org.) Análises regionais e globais do turismo brasileiro. pp. 641-647. São Paulo: Roca.Lohmann, G., Fraga, F. & Castro, R. (2013). Transportes e destinos turísticos: planejamento e gestão. Rio de Janeiro: Elsevier.Maricato, E. (2008). Brasil, Cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis, RJ: Vozes.Ministério do Turismo - Mtur. (2010). Caracterização e dimensionamento do turismo doméstico no Brasil. Brasília: Brasil. LinkMinistério do Turismo. (2017). Mapa do Turismo Brasileiro. Brasília: Brasil. LinkMinistério dos Transportes. (2013). Histórico. Brasília: Brasil. LinkPires, M. S. (2001). Construção do modelo endógeno, sistêmico e distintivo de desenvolvimento regional e a sua validação através da elaboração e da aplicação de uma metodologia ao caso do Mercoeste. Tese. Doutorado em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis-SC. LinkPrideaux, B. (2000). The role of the transport system in destination development. Tourism management, 21(1), 53-63. LinkRodrigue, J. P., Comtois, C. & Slack, B. (2016). The geography of transport systems. Routledge.Roná, R. (2002). Transportes no turismo. São Paulo: Manole.Ruckert, A. A. (2016). Usos do território e políticas territoriais contemporâneas: alguns cenários no Brasil, União Europeia e Mercosul. Revista de Geopolítica, 1(1), 17-32. LinkSantos, M. (1982). Espaço e sociedade: ensaios. Petrópolis-RJ: Vozes.Santos, M. (2005). A urbanização brasileira.  São Paulo: Edusp.Silva, E. A. M. (2014). Modelo de avaliação da influência dos sistemas de transportes para o turismo no desenvolvimento territorial. Tese. Doutorado em Transportes. Universidade de Brasília. Brasília. LinkSilva, E. A. M., Sobrinho, F. L. A. & Fortes, J. A. A. S. (2015). A importância geoestratégica do Aeroporto Internacional de Brasília no desenvolvimento do turismo regional. Caderno Virtual de Turismo, 15(3), 303-316. LinkSilva, E. A., Queiroz, M. P. & Fortes, J. A. (2017). Establishing a priority hierarchical for regional airport infrastructure investments according to tourism development criteria: a Brazilian case study. Journal of Spatial and Organizational Dynamics, 5(4), 351-375. LinkSilva, J. A. S. (2006). A dimensão territorial no planejamento do desenvolvimento turístico no Brasil: modelo de pólo de crescimento X modelo territorialista endógeno. Observatório de La Economia Latinoamericana, 59. LinkSoja, E. (2010). Cities and states in geohistory. Theory and Society, 39(3-4), 361-376. LinkSoja, E. (2016). Regional urbanization and the end of the metropolis era. In: Cities in the 21st Century (pp. 71-89) Routledge.Solha, K. T. & Braga, D. C. (2016). O transporte rodoviário de fretamento eventual no estado de São Paulo e sua aproximação com a atividade turística: uma análise preliminar. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 8(2), 136-152.  LinkSteinberger, M. (2006). Território, ambiente e políticas públicas espaciais. Brasília: LGE. PROCESSO EDITORIALRecebido: 28 JAN 19; Avaliado: MAI – SET. Aceito: 7 DEZ 19.
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No Brasil, o incentivo das políticas públicas federais às intervenções na tessitura da escala urbana regional confere diferentes conformações na dimensão infraestrutural dos transportes. No estudo, exploratório de caráter descritivo e analítico, a finalidade é analisar o papel das redes de transporte na consolidação do turismo em municípios de até 30 mil habitantes. A abordagem teórico-conceitual do território turístico em rede permeia o pensamento sobre a consolidação do turismo no urbano em dispersão territorial. Por fim, a discussão proposta ressalta a ênfase no direcionamento territorial, onde a interação entre lugares, de alta e baixa concentração dos fluxos turísticos, é a chave para a proposição e maior eficácia das políticas públicas.PALAVRAS-CHAVETurismo. Pequeno Município. Urbanização. Território Turístico. Rede de Transportes. ABSTRACTMobility is provided for the provision of infrastructure for visitor’s access to tourism equipment, which are usually dispersed in different areas. Therefore, interpreting territorial transformations provided by tourism, falls beforehand, in the process of urbanization as a way of understanding of small municipalities and their role in tourism. In Brazil, the encouragement of federal public policies to interventions in the structure of the regional urban scale, confers different conformations on the infrastructural dimension of transport. In the exploratory study of descriptive and analytical character, the purpose is to analyze the role of transportation networks in the consolidation of tourism in municipalities up to 30 thousand inhabitants, the theoretical-conceptual approach of the touristic network territory, permeates the thinking about the consolidation of tourism in the urban in territorial dispersion. Finally, the proposed discussion highlights the emphasis on territorial direction, where the interaction between places, of high and low concentration of tourist flows, is the key to the proposal and greater effectiveness of public policies.KEYWORDSTourism. Small Towns. Urbanization. Tourist Territory. Transport Network.  AUTORIAElisangela Aparecida Machado da Silva – Doutora. Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Transportes, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3798485138463870  E-mail: elisangela-machado@hotmail.comJosé Augusto Abreu Sá Fortes – Doutor. Professor no Programa de Pós-Graduação em Transportes, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5262867250109425 E-mail: afortes@unb.brFernando Luiz Araújo Sobrinho – Doutor. Professor na Universidade de Brasília, Brasília_DF, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7810411653917702 E-mail: flasobrinho@unb.brJefferson Lorencini Gazoni – Doutor. Pesquisador, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1245803769501737 E-mail: jlgazoni@hotmail.com REFERÊNCIASAndrade, J. P. (2008). A economia do turismo no Brasil. Brasília: Senac.Agência Nacional de Transportes Terrestres - Antt. (2018). Estatísticas e Estudos Rodoviários - Dados Operacionais. Brasília. LinkAraújo Sobrinho, F. (2008). Turismo e dinâmica territorial no eixo Brasília - Goiânia. Tese. Doutorado em Ciências Humanas, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. LinkBarretto, M. (2005). Manual de iniciação ao estudo do turismo. Campinas-SP: Papirus.Basso, K. (2009). Abordagens do Turismo em zoneamentos ecológico-econômicos nas cinco regiões brasileiras. Dissertação. Mestrado em Geografia. Universidade de Brasília, Brasília. LinkBeni, M.C. & Cury, M.J.F. (2012). Bases territoriais e redes do cluster de turismo. In: M.C. Beni, (Org.) Turismo: Planejamento Estratégico e capacidade de gestão – desenvolvimento regional, rede de produção e cluster. (pp. 487-516). Barueri-SP: Manole.Boullon, R. (2002). Planejamento do espaço turístico. Bauru-SP: Edusc.Castells, M. (2004). A Galáxia Internet: reflexões sobre internet, negócios e sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.Castrogiovanni, A. & Gastal, S. (1999). Turismo urbano: cidades, sites de excitação turística. Porto Alegre: Edição dos Autores.Confederação Nacional dos Transportes - CNT. (2018). Boletim Econômico. Brasília: CNT. LinkCosta, E. B. & Araújo Sobrinho, F. L. (2013). Cidade, urbano e urbanização: fundamentos metodológicos para o estudo do turismo. In: F. F. Azevedo et al. (Org.) Turismo em foco. pp. 267-287. Belém: Naea.Costa, H. A. & Souto Maior, A. (2006). Sistemas produtivos locais em Turismo: relacionamentos estratégicos e aglomeração territorial como vantagens competitivas. Revista Acadêmica do Observatório de Inovação em Turismo, 1(1), 13-14. LinkCruz, R. (2002). Políticas Públicas de Turismo no Brasil: significado, importância, interfaces com outras políticas setoriais. In: M. J. Souza (Org.). Políticas públicas e o lugar do turismo. pp. 25-38. Brasília: UnB.Damiani, A. (2006). Cidades médias e pequenas no processo de globalização. Apontamentos bibliográficos. In: A. Lemos, M. Arroyo & M. Silveira. América Latina: cidade, campo e turismo.  San Pablo: Clacso. LinkGaleano, E. (1980). As veias abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra.Gazoni, J., Silva, E. & Fortes, J. A. (2017). A oferta de transporte e a demanda turística no Brasil: uma análise de componente principal. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27-28), 2049-2059. LinkGottmann, J. (1961). Megalópolis. Norwood: The Plimpton Press.Harvey, D. (1989). A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola.Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. (2010). Censo demográfico 2010. Link Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. (2017). Áreas urbanizadas do Brasil: 2015. Relatórios metodológicos. Rio de Janeiro: IBGE. LinkInstituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas - IPEA. (2002). Série caracterização e tendências da rede urbana do brasil: configuração atual e tendências da rede urbana.  V. 1. Brasília: Ipea. LinkKunz, J. G., Schommer, L., Schneider, M. & Mecca, M.S. (2012). A clusterização do turismo no município de Gramado-RS: breves notas. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 4(4), 609-624. LinkLéfebvre, H. (1970). La revolution urbaine. Paris: Gallimard.Lencioni, S. (2015). Urbanização difusa e a constituição de megarregiões: o caso de São Paulo-Rio de Janeiro. E-metropolis, 6, 6-15. LinkLohmann, G. (2005). Transporte para turistas: conceitos, estado da arte e tópicos atuais. In L.G.G. Trigo (Org.) Análises regionais e globais do turismo brasileiro. pp. 641-647. São Paulo: Roca.Lohmann, G., Fraga, F. & Castro, R. (2013). Transportes e destinos turísticos: planejamento e gestão. Rio de Janeiro: Elsevier.Maricato, E. (2008). Brasil, Cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis, RJ: Vozes.Ministério do Turismo - Mtur. (2010). Caracterização e dimensionamento do turismo doméstico no Brasil. Brasília: Brasil. LinkMinistério do Turismo. (2017). Mapa do Turismo Brasileiro. Brasília: Brasil. LinkMinistério dos Transportes. (2013). Histórico. Brasília: Brasil. LinkPires, M. S. (2001). Construção do modelo endógeno, sistêmico e distintivo de desenvolvimento regional e a sua validação através da elaboração e da aplicação de uma metodologia ao caso do Mercoeste. Tese. Doutorado em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis-SC. LinkPrideaux, B. (2000). The role of the transport system in destination development. Tourism management, 21(1), 53-63. LinkRodrigue, J. P., Comtois, C. & Slack, B. (2016). The geography of transport systems. Routledge.Roná, R. (2002). Transportes no turismo. São Paulo: Manole.Ruckert, A. A. (2016). Usos do território e políticas territoriais contemporâneas: alguns cenários no Brasil, União Europeia e Mercosul. Revista de Geopolítica, 1(1), 17-32. LinkSantos, M. (1982). Espaço e sociedade: ensaios. Petrópolis-RJ: Vozes.Santos, M. (2005). A urbanização brasileira.  São Paulo: Edusp.Silva, E. A. M. (2014). Modelo de avaliação da influência dos sistemas de transportes para o turismo no desenvolvimento territorial. Tese. Doutorado em Transportes. Universidade de Brasília. Brasília. LinkSilva, E. A. M., Sobrinho, F. L. A. & Fortes, J. A. A. S. (2015). A importância geoestratégica do Aeroporto Internacional de Brasília no desenvolvimento do turismo regional. Caderno Virtual de Turismo, 15(3), 303-316. LinkSilva, E. A., Queiroz, M. P. & Fortes, J. A. (2017). Establishing a priority hierarchical for regional airport infrastructure investments according to tourism development criteria: a Brazilian case study. Journal of Spatial and Organizational Dynamics, 5(4), 351-375. LinkSilva, J. A. S. (2006). A dimensão territorial no planejamento do desenvolvimento turístico no Brasil: modelo de pólo de crescimento X modelo territorialista endógeno. Observatório de La Economia Latinoamericana, 59. LinkSoja, E. (2010). Cities and states in geohistory. Theory and Society, 39(3-4), 361-376. LinkSoja, E. (2016). Regional urbanization and the end of the metropolis era. In: Cities in the 21st Century (pp. 71-89) Routledge.Solha, K. T. & Braga, D. C. (2016). O transporte rodoviário de fretamento eventual no estado de São Paulo e sua aproximação com a atividade turística: uma análise preliminar. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 8(2), 136-152.  LinkSteinberger, M. (2006). Território, ambiente e políticas públicas espaciais. Brasília: LGE. PROCESSO EDITORIALRecebido: 28 JAN 19; Avaliado: MAI – SET. Aceito: 7 DEZ 19.ROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeCAPESPrograma de Pós-graduação em Transportes (PPGT-UnB)Silva, Elisangela Aparecida Machado daFortes, José Augusto Abreu SáSobrinho, Fernando Luiz AraújoGazoni, Jefferson Lorencini2020-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/7048ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 12, n. 1 (2020): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/7048/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/downloadSuppFile/7048/2522Direitos autorais 2020 ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-11T19:46:38Zoai:vkali30.ucs.br:article/7048Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2020-01-11T19:46:38Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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Por fim, a discussão proposta ressalta a ênfase no direcionamento territorial, onde a interação entre lugares, de alta e baixa concentração dos fluxos turísticos, é a chave para a proposição e maior eficácia das políticas públicas.PALAVRAS-CHAVETurismo. Pequeno Município. Urbanização. Território Turístico. Rede de Transportes. ABSTRACTMobility is provided for the provision of infrastructure for visitor’s access to tourism equipment, which are usually dispersed in different areas. Therefore, interpreting territorial transformations provided by tourism, falls beforehand, in the process of urbanization as a way of understanding of small municipalities and their role in tourism. In Brazil, the encouragement of federal public policies to interventions in the structure of the regional urban scale, confers different conformations on the infrastructural dimension of transport. In the exploratory study of descriptive and analytical character, the purpose is to analyze the role of transportation networks in the consolidation of tourism in municipalities up to 30 thousand inhabitants, the theoretical-conceptual approach of the touristic network territory, permeates the thinking about the consolidation of tourism in the urban in territorial dispersion. Finally, the proposed discussion highlights the emphasis on territorial direction, where the interaction between places, of high and low concentration of tourist flows, is the key to the proposal and greater effectiveness of public policies.KEYWORDSTourism. Small Towns. Urbanization. Tourist Territory. Transport Network.  AUTORIAElisangela Aparecida Machado da Silva – Doutora. Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Transportes, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3798485138463870  E-mail: elisangela-machado@hotmail.comJosé Augusto Abreu Sá Fortes – Doutor. Professor no Programa de Pós-Graduação em Transportes, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5262867250109425 E-mail: afortes@unb.brFernando Luiz Araújo Sobrinho – Doutor. Professor na Universidade de Brasília, Brasília_DF, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7810411653917702 E-mail: flasobrinho@unb.brJefferson Lorencini Gazoni – Doutor. Pesquisador, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1245803769501737 E-mail: jlgazoni@hotmail.com REFERÊNCIASAndrade, J. P. (2008). A economia do turismo no Brasil. Brasília: Senac.Agência Nacional de Transportes Terrestres - Antt. (2018). Estatísticas e Estudos Rodoviários - Dados Operacionais. Brasília. LinkAraújo Sobrinho, F. (2008). Turismo e dinâmica territorial no eixo Brasília - Goiânia. Tese. Doutorado em Ciências Humanas, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. LinkBarretto, M. (2005). Manual de iniciação ao estudo do turismo. 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