Uma nova capacidade de distribuição e um novo ciclo no transporte aéreo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/21138 |
Resumo: | Hoje em dia as companhias aéreas debatem-se com a problemática dos custos de distribuição que têm, principalmente pelo canal indireto, ou seja através dos sistemas de reserva. O presente trabalho tem como o objetivo estudar as várias estratégias que as Companhias Aéreas têm à sua disposição, e estudar quais serão os comportamentos estratégicos dos vários intervenientes no mercado com a entrada do New Distribution Capability. Numa primeira parte é feito um estudo teórico acerca das várias temáticas deste estudo, mas principalmente dos vários problemas e acontecimentos ao longo dos anos na distribuição do transporte aéreo. Por fim, recorreu-se à teoria dos jogos, mais especificamente a modelos de jogos estáticos de tomada de decisão simultânea para averiguar quais as previsões de comportamento das companhias aéreas nas escolhas de canais de distribuição. Com o desenvolvimento do modelo verificou-se que as decisões das companhias aéreas acerca de que tipo de canal de distribuição usar, dependem do custo de distribuição que os GDS cobram. O valor deste custo torna-se crucial para que uma companhia aérea decida continuar ou não a usar os GDS. |
id |
RCAP_f14542306c58112b23ba883eb5b8478a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/21138 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma nova capacidade de distribuição e um novo ciclo no transporte aéreoGestão e planeamento em turismoViagens turísticasTransporte aéreoHoje em dia as companhias aéreas debatem-se com a problemática dos custos de distribuição que têm, principalmente pelo canal indireto, ou seja através dos sistemas de reserva. O presente trabalho tem como o objetivo estudar as várias estratégias que as Companhias Aéreas têm à sua disposição, e estudar quais serão os comportamentos estratégicos dos vários intervenientes no mercado com a entrada do New Distribution Capability. Numa primeira parte é feito um estudo teórico acerca das várias temáticas deste estudo, mas principalmente dos vários problemas e acontecimentos ao longo dos anos na distribuição do transporte aéreo. Por fim, recorreu-se à teoria dos jogos, mais especificamente a modelos de jogos estáticos de tomada de decisão simultânea para averiguar quais as previsões de comportamento das companhias aéreas nas escolhas de canais de distribuição. Com o desenvolvimento do modelo verificou-se que as decisões das companhias aéreas acerca de que tipo de canal de distribuição usar, dependem do custo de distribuição que os GDS cobram. O valor deste custo torna-se crucial para que uma companhia aérea decida continuar ou não a usar os GDS.Nowadays, airlines struggle with the distribution costs that they have through the indirect channel, mainly through the reservation systems. The objective of this work is the study of the different distribution strategies that the Airlines have at their disposal. Also, it analyses the strategic behaviour of the several players in the market with the entry of New Distribution Capability. The first part concerns, apart from other topics, the theoretical approach to multiple problems and events over the years affecting the distribution of air transportation. Finally, in this research, we used game theory, more specifically a static game model of simultaneous decisions to find which strategic behavior have the airlines when it comes to choose the distribution channels. With the development of the model it was found that the decisions of airlines about what kind of distribution channel to use, depends on the distribution cost that GDS charge. The value of this cost becomes crucial for an airline decide to continue or not to use the GDS.Universidade de Aveiro2017-12-13T11:33:03Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21138TID:201588951porNabais, Paulo Alexandre Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:41:41Zoai:ria.ua.pt:10773/21138Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:55:43.306512Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma nova capacidade de distribuição e um novo ciclo no transporte aéreo |
title |
Uma nova capacidade de distribuição e um novo ciclo no transporte aéreo |
spellingShingle |
Uma nova capacidade de distribuição e um novo ciclo no transporte aéreo Nabais, Paulo Alexandre Gonçalves Gestão e planeamento em turismo Viagens turísticas Transporte aéreo |
title_short |
Uma nova capacidade de distribuição e um novo ciclo no transporte aéreo |
title_full |
Uma nova capacidade de distribuição e um novo ciclo no transporte aéreo |
title_fullStr |
Uma nova capacidade de distribuição e um novo ciclo no transporte aéreo |
title_full_unstemmed |
Uma nova capacidade de distribuição e um novo ciclo no transporte aéreo |
title_sort |
Uma nova capacidade de distribuição e um novo ciclo no transporte aéreo |
author |
Nabais, Paulo Alexandre Gonçalves |
author_facet |
Nabais, Paulo Alexandre Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nabais, Paulo Alexandre Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão e planeamento em turismo Viagens turísticas Transporte aéreo |
topic |
Gestão e planeamento em turismo Viagens turísticas Transporte aéreo |
description |
Hoje em dia as companhias aéreas debatem-se com a problemática dos custos de distribuição que têm, principalmente pelo canal indireto, ou seja através dos sistemas de reserva. O presente trabalho tem como o objetivo estudar as várias estratégias que as Companhias Aéreas têm à sua disposição, e estudar quais serão os comportamentos estratégicos dos vários intervenientes no mercado com a entrada do New Distribution Capability. Numa primeira parte é feito um estudo teórico acerca das várias temáticas deste estudo, mas principalmente dos vários problemas e acontecimentos ao longo dos anos na distribuição do transporte aéreo. Por fim, recorreu-se à teoria dos jogos, mais especificamente a modelos de jogos estáticos de tomada de decisão simultânea para averiguar quais as previsões de comportamento das companhias aéreas nas escolhas de canais de distribuição. Com o desenvolvimento do modelo verificou-se que as decisões das companhias aéreas acerca de que tipo de canal de distribuição usar, dependem do custo de distribuição que os GDS cobram. O valor deste custo torna-se crucial para que uma companhia aérea decida continuar ou não a usar os GDS. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-12-13T11:33:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/21138 TID:201588951 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/21138 |
identifier_str_mv |
TID:201588951 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137611216846848 |