Uma nova capacidade de distribuição e um novo ciclo no transporte aéreo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nabais, Paulo Alexandre Gonçalves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/21138
Resumo: Hoje em dia as companhias aéreas debatem-se com a problemática dos custos de distribuição que têm, principalmente pelo canal indireto, ou seja através dos sistemas de reserva. O presente trabalho tem como o objetivo estudar as várias estratégias que as Companhias Aéreas têm à sua disposição, e estudar quais serão os comportamentos estratégicos dos vários intervenientes no mercado com a entrada do New Distribution Capability. Numa primeira parte é feito um estudo teórico acerca das várias temáticas deste estudo, mas principalmente dos vários problemas e acontecimentos ao longo dos anos na distribuição do transporte aéreo. Por fim, recorreu-se à teoria dos jogos, mais especificamente a modelos de jogos estáticos de tomada de decisão simultânea para averiguar quais as previsões de comportamento das companhias aéreas nas escolhas de canais de distribuição. Com o desenvolvimento do modelo verificou-se que as decisões das companhias aéreas acerca de que tipo de canal de distribuição usar, dependem do custo de distribuição que os GDS cobram. O valor deste custo torna-se crucial para que uma companhia aérea decida continuar ou não a usar os GDS.
id RCAP_f14542306c58112b23ba883eb5b8478a
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/21138
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma nova capacidade de distribuição e um novo ciclo no transporte aéreoGestão e planeamento em turismoViagens turísticasTransporte aéreoHoje em dia as companhias aéreas debatem-se com a problemática dos custos de distribuição que têm, principalmente pelo canal indireto, ou seja através dos sistemas de reserva. O presente trabalho tem como o objetivo estudar as várias estratégias que as Companhias Aéreas têm à sua disposição, e estudar quais serão os comportamentos estratégicos dos vários intervenientes no mercado com a entrada do New Distribution Capability. Numa primeira parte é feito um estudo teórico acerca das várias temáticas deste estudo, mas principalmente dos vários problemas e acontecimentos ao longo dos anos na distribuição do transporte aéreo. Por fim, recorreu-se à teoria dos jogos, mais especificamente a modelos de jogos estáticos de tomada de decisão simultânea para averiguar quais as previsões de comportamento das companhias aéreas nas escolhas de canais de distribuição. Com o desenvolvimento do modelo verificou-se que as decisões das companhias aéreas acerca de que tipo de canal de distribuição usar, dependem do custo de distribuição que os GDS cobram. O valor deste custo torna-se crucial para que uma companhia aérea decida continuar ou não a usar os GDS.Nowadays, airlines struggle with the distribution costs that they have through the indirect channel, mainly through the reservation systems. The objective of this work is the study of the different distribution strategies that the Airlines have at their disposal. Also, it analyses the strategic behaviour of the several players in the market with the entry of New Distribution Capability. The first part concerns, apart from other topics, the theoretical approach to multiple problems and events over the years affecting the distribution of air transportation. Finally, in this research, we used game theory, more specifically a static game model of simultaneous decisions to find which strategic behavior have the airlines when it comes to choose the distribution channels. With the development of the model it was found that the decisions of airlines about what kind of distribution channel to use, depends on the distribution cost that GDS charge. The value of this cost becomes crucial for an airline decide to continue or not to use the GDS.Universidade de Aveiro2017-12-13T11:33:03Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21138TID:201588951porNabais, Paulo Alexandre Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:41:41Zoai:ria.ua.pt:10773/21138Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:55:43.306512Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma nova capacidade de distribuição e um novo ciclo no transporte aéreo
title Uma nova capacidade de distribuição e um novo ciclo no transporte aéreo
spellingShingle Uma nova capacidade de distribuição e um novo ciclo no transporte aéreo
Nabais, Paulo Alexandre Gonçalves
Gestão e planeamento em turismo
Viagens turísticas
Transporte aéreo
title_short Uma nova capacidade de distribuição e um novo ciclo no transporte aéreo
title_full Uma nova capacidade de distribuição e um novo ciclo no transporte aéreo
title_fullStr Uma nova capacidade de distribuição e um novo ciclo no transporte aéreo
title_full_unstemmed Uma nova capacidade de distribuição e um novo ciclo no transporte aéreo
title_sort Uma nova capacidade de distribuição e um novo ciclo no transporte aéreo
author Nabais, Paulo Alexandre Gonçalves
author_facet Nabais, Paulo Alexandre Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nabais, Paulo Alexandre Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão e planeamento em turismo
Viagens turísticas
Transporte aéreo
topic Gestão e planeamento em turismo
Viagens turísticas
Transporte aéreo
description Hoje em dia as companhias aéreas debatem-se com a problemática dos custos de distribuição que têm, principalmente pelo canal indireto, ou seja através dos sistemas de reserva. O presente trabalho tem como o objetivo estudar as várias estratégias que as Companhias Aéreas têm à sua disposição, e estudar quais serão os comportamentos estratégicos dos vários intervenientes no mercado com a entrada do New Distribution Capability. Numa primeira parte é feito um estudo teórico acerca das várias temáticas deste estudo, mas principalmente dos vários problemas e acontecimentos ao longo dos anos na distribuição do transporte aéreo. Por fim, recorreu-se à teoria dos jogos, mais especificamente a modelos de jogos estáticos de tomada de decisão simultânea para averiguar quais as previsões de comportamento das companhias aéreas nas escolhas de canais de distribuição. Com o desenvolvimento do modelo verificou-se que as decisões das companhias aéreas acerca de que tipo de canal de distribuição usar, dependem do custo de distribuição que os GDS cobram. O valor deste custo torna-se crucial para que uma companhia aérea decida continuar ou não a usar os GDS.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-12-13T11:33:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/21138
TID:201588951
url http://hdl.handle.net/10773/21138
identifier_str_mv TID:201588951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137611216846848