A Produção Científica Brasileira sobre Turismo Cinematográfico: Uma Análise Bibliométrica de 2011 A 2018 / The Brazilian Scientific Production on Film Tourism: A Bibliometric Analysis - 2011 To 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Körössy, Nathália
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: dos Santos Paes, Rute Gabriela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8326
Resumo: RESUMOO turismo cinematográfico tem como principal motivação a visitação de locais relacionados a produções audiovisuais. Trata-se de um segmento em expansão no mundo, ganhando atenção dos governos locais devido às possibilidades de difusão da imagem do destino e aos benefícios econômicos diretos e indiretos obtidos com o desenvolvimento do setor. Neste contexto, observam-se tanto a criação de novos produtos turísticos relacionados às produções audiovisuais que tiveram a localidade como cenário das filmagens, como também a implementação de estratégias para captar novas produções. Apesar da tendência mundial de crescimento do setor, no Brasil ainda existe um vácuo institucional e científico sobre o tema,  o que leva a um baixo aproveitamento do potencial nacional. Com esta perspectiva, esta pesquisa realiza um mapeamento da produção científica brasileira sobre turismo cinematográfico, buscando traçar seu perfil por meio do emprego de técnicas bibliométricas para coleta e tratamento de dados. A pesquisa identificou e analisou treze artigos científicos publicados entre 2011 e 2018 em periódicos científicos nacionais indexados na base de dados da Capes, que abordam a relação entre turismo e cinema como tema principal ou secundário de pesquisa.PALAVRAS-CHAVETurismo; Turismo Cinematográfico; Produção Científica; Análise Bibliométrica. ABSTRACTFilm tourism is a segment whose main motivation is to visit places linked to audiovisual production, mainly films produced for cinema and television series. It is an expanding segment all over the world that gains attention from the localities due to its possibilities of spreading the image of the city and improve economic benefits. Thus, both the creation of new tourism products related to the audiovisual productions that had the locality as scenery for the filming, as well as the implementation of strategies to capture new productions capable of attracting more visitors. In spite of the worldwide trend of growth of the sector, in Brazil there is still an institutional and scientific gap on the subject, which leads to a low utilization of the potential of cinematographic tourism in the national scenario. Based on the above considerations, this research seeks to understand the state of the art of film tourism in Brazil, based on the analysis of the national scientific production.KEYWORDSTourism; Film Tourism; Scientific Production; Bibliometric Analysis. AUTORIANathália Körössy – Doutora.  Professora no Programa de Pós-graduação em Hotelaria e Turismo, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.  Orcid:  Currículo: http://lattes.cnpq.br/1080452960843259. E-mail: nathaliakorossy@gmail.comRute Gabriela dos Santos Paes – Bacharela, bonsista Pibic/UFPE/CNPq, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1293909680689619 E-mail: rgabriela.sp@gmail.com REFERÊNCIASAtout France (2014). Tourisme et Cinema - Comment dynamiser son territoire par l'audiovisuel. Paris: Atout France.Beeton, S. (2006). Understanding film-induced tourism. Tourism Analysis, 11(3), 181-188. LinkBeeton, S. (2010). The advance of film tourism. Tourism and Hospitality Planning & Development, 7(1), 1-6. LinkBrasil (2007). Turismo cinematográfico brasileiro. Brasília: MTur.Busby, G., & Klug, J. (2001). Movie-induced tourism: The challenge of measurement and other issues. Journal of Vacation Marketing, 7(4), 316-332. LinkCarl, D., Kindon, S., & Smith, K. (2007). Tourists’ experiences of film locations: New Zealand as ‘Middle-Earth.’ Tourism Geographies: An International Journal of Tourism Space, Place and Environment, 9(1), 49-63. LinkCarmona, V., Costa, B., & Ribeiro, H. (2014). Competitividade e turismo: estudo da produção científica internacional. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 8(2), 201-221. LinkConnell, J. (2012). Film tourism evolution, progress and prospects. Tourism Management, 33(5), 1007-1029. LinkCooper, H. M., & Lindsay, J. J. (1998). Research synthesis and meta-analysis. In: L. Bickman, & D. J. Rog. (orgs.). Handbook of applied social research methods. pp. 315-342. Thousand Oaks: Sage.Costa, M. A. M. (2016). As possibilidades de implementação do turismo cinematográfico em Belém do Pará. Revista de Turismo Contemporâneo, 4(1), 67-87. LinkDi Cesare, F., & La Salandra, A. (2015). Film induced, steps for a real exploitation in Europe. Almatourism - Journal of Tourism, Culture and Territorial Development, 6(4), 1-17. 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Business Tourism aspects of film tourism: the case of Budapest. Almatourism - Journal of Tourism, Culture and Territorial Development, 6(4), 35-46. LinkIwashita, C. (2010). Roles of films and television dramas in international tourism: The case of Japanese tourists to the UK. Journal of Travel & Tourism Marketing, 24(2-3), 139-151. LinkKim, H., & Richardson, S. L. (2003). Motion picture impacts on destination images. Annals of Tourism Research, 30(1), 216-237. LinkKoseoglu, M. A., Rahimi, R., Okumus, F. & Liu, J. (2016). Bibliometric studies in tourism. Annals of Tourism Research, 61(1), 180-198. LinkLopes, R. F., Nogueira, W. S. & Baptista, M. L. C. (2017). Imaginário, cinema e turismo: uma viagem por clichês culturais associados ao Brasil, no filme Rio 2. Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade, 9(3), 377-388. LinkMacionis, N. (2004). Understanding the film-induced tourist. In W. Frost, W. G. Croy, & S. 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LinkPolianskaia, A., Răduț, C., & Stănciulescu, G. C. (2016). Film Tourism responses to the tourist’s expectations - new challenges. SEA – Practical Application of Science, 10, 149-156. LinkRiley, R. W., & Van Doren, C. S. (1992). Movies as tourism promotion: A “pull” factor in a “push” destination. Tourism Management, 13(3), 267-274. LinkRiley, R., Baker, D., & Van Doren, C. S. (1998). Movie induced tourism. Annals of Tourism Research, 25(4), 919-935. LinkSaito, C., & Strehlau, V. (2018). Escolha de destino turístico: Estudo bibliométrico com análise de citação e co-citação de autores. Revista Eletrônica de Negócios Internacionais, 13(1), 17-31. LinkSantos, M. L., Alencar, D. G., & Neves, S. G. (2018). As indústrias criativas de audiovisual e gastronomia no destino turístico Curitiba: uma análise do filme Estômago. Marketing & Tourism Review, 3(1), 1-21. LinkSchofield, P. (1996). Cinematographic images of a city. Tourism Management, 17(5), 333-340. LinkSilva, R. S. S., Moreira, G. L., & Perinotto, A. R. C. (2011).  Turismo e cinema: promoção turística a partir do filme Sete Anos no Tibete. Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade, 3(3), 368-381. LinkSilveira, V. N., & Baptista, M. L. C. (2017). Turismo e cinema na Capital Nacional do Espumante – Garibaldi. Cenário, 5(8), 67-81. LinkSouza, L. A. O. V., & Silva, M. J. V. (2016). Cabaceiras-PB como destino de turismo cinematográfico: um estudo sobre a interface entre turismo e cinema. Revista Turismo Estudos e Práticas, 5(2), 186-218. LinkTuclea, C., & Nistoreanu, P. (2011). How film and television programs can promote tourism and increase the competitiveness of tourist destination. Cactus Tourism Journal, 2(2), 25-30. LinkVanti, N. A. P. (2002). Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, 31(2), 152-162. LinkVila, N. A., Brea, J. A. F., & Garcia, A. F. (2012). Imagen y promoción de destinos termales a través de su emplazamiento en series audiovisuales. El caso de Ourense (España), capital termal. Turismo & Sociedade, 5(2), 423-442. LinkYasoshima, J. R. (2012). Gastronomia na tela: as representações da comida no cinema. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 4(3), 300-316. Link APOIOEsta pesquisa recebeu apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Processo EditorialRecebido: 6 ABR 20; Aceito: 7 OUT 20
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Apesar da tendência mundial de crescimento do setor, no Brasil ainda existe um vácuo institucional e científico sobre o tema,  o que leva a um baixo aproveitamento do potencial nacional. Com esta perspectiva, esta pesquisa realiza um mapeamento da produção científica brasileira sobre turismo cinematográfico, buscando traçar seu perfil por meio do emprego de técnicas bibliométricas para coleta e tratamento de dados. A pesquisa identificou e analisou treze artigos científicos publicados entre 2011 e 2018 em periódicos científicos nacionais indexados na base de dados da Capes, que abordam a relação entre turismo e cinema como tema principal ou secundário de pesquisa.PALAVRAS-CHAVETurismo; Turismo Cinematográfico; Produção Científica; Análise Bibliométrica. ABSTRACTFilm tourism is a segment whose main motivation is to visit places linked to audiovisual production, mainly films produced for cinema and television series. It is an expanding segment all over the world that gains attention from the localities due to its possibilities of spreading the image of the city and improve economic benefits. Thus, both the creation of new tourism products related to the audiovisual productions that had the locality as scenery for the filming, as well as the implementation of strategies to capture new productions capable of attracting more visitors. In spite of the worldwide trend of growth of the sector, in Brazil there is still an institutional and scientific gap on the subject, which leads to a low utilization of the potential of cinematographic tourism in the national scenario. Based on the above considerations, this research seeks to understand the state of the art of film tourism in Brazil, based on the analysis of the national scientific production.KEYWORDSTourism; Film Tourism; Scientific Production; Bibliometric Analysis. AUTORIANathália Körössy – Doutora.  Professora no Programa de Pós-graduação em Hotelaria e Turismo, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.  Orcid:  Currículo: http://lattes.cnpq.br/1080452960843259. E-mail: nathaliakorossy@gmail.comRute Gabriela dos Santos Paes – Bacharela, bonsista Pibic/UFPE/CNPq, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1293909680689619 E-mail: rgabriela.sp@gmail.com REFERÊNCIASAtout France (2014). Tourisme et Cinema - Comment dynamiser son territoire par l'audiovisuel. Paris: Atout France.Beeton, S. (2006). Understanding film-induced tourism. Tourism Analysis, 11(3), 181-188. LinkBeeton, S. (2010). The advance of film tourism. Tourism and Hospitality Planning & Development, 7(1), 1-6. LinkBrasil (2007). Turismo cinematográfico brasileiro. Brasília: MTur.Busby, G., & Klug, J. (2001). Movie-induced tourism: The challenge of measurement and other issues. Journal of Vacation Marketing, 7(4), 316-332. LinkCarl, D., Kindon, S., & Smith, K. (2007). Tourists’ experiences of film locations: New Zealand as ‘Middle-Earth.’ Tourism Geographies: An International Journal of Tourism Space, Place and Environment, 9(1), 49-63. LinkCarmona, V., Costa, B., & Ribeiro, H. (2014). Competitividade e turismo: estudo da produção científica internacional. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 8(2), 201-221. LinkConnell, J. (2012). Film tourism evolution, progress and prospects. Tourism Management, 33(5), 1007-1029. LinkCooper, H. M., & Lindsay, J. J. (1998). Research synthesis and meta-analysis. In: L. Bickman, & D. J. Rog. (orgs.). Handbook of applied social research methods. pp. 315-342. Thousand Oaks: Sage.Costa, M. A. M. (2016). As possibilidades de implementação do turismo cinematográfico em Belém do Pará. Revista de Turismo Contemporâneo, 4(1), 67-87. LinkDi Cesare, F., & La Salandra, A. (2015). Film induced, steps for a real exploitation in Europe. Almatourism - Journal of Tourism, Culture and Territorial Development, 6(4), 1-17. LinkDuarte, R., & Filho, A. S. F. (2016). Luz, câmera... segmentação: uma proposta de turismo cinematográfico para a cidade de Niterói-RJ. Turismo em Análise, 27(2), 323-341. LinkFonseca, J. F., & Nunes, S. (2017). As características de um destino turístico reveladas através de uma produção cinematográfica e sua interligação com os consumidores. Marketing & Tourism Review, 2(1), 1-29. LinkGodoy, K. E., & Luna, S. B. (2012). A estética turística e cinematográfica da favela: suportes de uma autenticidade construída. Caderno Virtual de Turismo, 12(2), 239-252. LinkGraciano, P. F., & Holanda, L. A. (2020). Análise bibliométrica da produção científica sobre turismo de base comunitária de 2013 a 2018. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 14(1), 161-179. LinkHudson, S., & Ritchie, J. R. B. (2006). Film tourism and destination marketing: The case of Captain Corelli’s Mandolin. Journal of Vacation Marketing, 12(3), 256-268. LinkIrimias, A. (2015). Business Tourism aspects of film tourism: the case of Budapest. Almatourism - Journal of Tourism, Culture and Territorial Development, 6(4), 35-46. LinkIwashita, C. (2010). Roles of films and television dramas in international tourism: The case of Japanese tourists to the UK. Journal of Travel & Tourism Marketing, 24(2-3), 139-151. LinkKim, H., & Richardson, S. L. (2003). Motion picture impacts on destination images. Annals of Tourism Research, 30(1), 216-237. LinkKoseoglu, M. A., Rahimi, R., Okumus, F. & Liu, J. (2016). Bibliometric studies in tourism. Annals of Tourism Research, 61(1), 180-198. LinkLopes, R. F., Nogueira, W. 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Turismo induzido por filmes: a imagem do Nordeste propagada pelo cinema brasileiro no ponto de vista do estudante de cinema no Ceará. Podium: Sport, Leisure and Tourism Review, 2(2), 01-31. LinkNogueira, W. S. & Lopes, R. F. (2017). A Amazônia em Rio 2: Clichês culturais cinematográficos para a promoção turística. Turismo & Sociedade, 10(1), 1-18. LinkPolianskaia, A., Răduț, C., & Stănciulescu, G. C. (2016). Film Tourism responses to the tourist’s expectations - new challenges. SEA – Practical Application of Science, 10, 149-156. LinkRiley, R. W., & Van Doren, C. S. (1992). Movies as tourism promotion: A “pull” factor in a “push” destination. Tourism Management, 13(3), 267-274. LinkRiley, R., Baker, D., & Van Doren, C. S. (1998). Movie induced tourism. Annals of Tourism Research, 25(4), 919-935. LinkSaito, C., & Strehlau, V. (2018). Escolha de destino turístico: Estudo bibliométrico com análise de citação e co-citação de autores. Revista Eletrônica de Negócios Internacionais, 13(1), 17-31. LinkSantos, M. L., Alencar, D. G., & Neves, S. G. (2018). As indústrias criativas de audiovisual e gastronomia no destino turístico Curitiba: uma análise do filme Estômago. Marketing & Tourism Review, 3(1), 1-21. LinkSchofield, P. (1996). Cinematographic images of a city. Tourism Management, 17(5), 333-340. LinkSilva, R. S. S., Moreira, G. L., & Perinotto, A. R. C. (2011).  Turismo e cinema: promoção turística a partir do filme Sete Anos no Tibete. Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade, 3(3), 368-381. LinkSilveira, V. N., & Baptista, M. L. C. (2017). Turismo e cinema na Capital Nacional do Espumante – Garibaldi. Cenário, 5(8), 67-81. LinkSouza, L. A. O. V., & Silva, M. J. V. (2016). Cabaceiras-PB como destino de turismo cinematográfico: um estudo sobre a interface entre turismo e cinema. Revista Turismo Estudos e Práticas, 5(2), 186-218. LinkTuclea, C., & Nistoreanu, P. (2011). How film and television programs can promote tourism and increase the competitiveness of tourist destination. Cactus Tourism Journal, 2(2), 25-30. LinkVanti, N. A. P. (2002). Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, 31(2), 152-162. LinkVila, N. A., Brea, J. A. F., & Garcia, A. F. (2012). Imagen y promoción de destinos termales a través de su emplazamiento en series audiovisuales. El caso de Ourense (España), capital termal. Turismo & Sociedade, 5(2), 423-442. LinkYasoshima, J. R. (2012). Gastronomia na tela: as representações da comida no cinema. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 4(3), 300-316. Link APOIOEsta pesquisa recebeu apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Processo EditorialRecebido: 6 ABR 20; Aceito: 7 OUT 20ROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeCNPqKörössy, Natháliados Santos Paes, Rute Gabriela2020-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8326ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 12, n. 4 (2020): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8326/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/downloadSuppFile/8326/2961Direitos autorais 2020 Nathália Körössy, Rute Gabriela dos Santos Paesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-11T22:01:57Zoai:vkali30.ucs.br:article/8326Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2020-11-11T22:01:57Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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Com esta perspectiva, esta pesquisa realiza um mapeamento da produção científica brasileira sobre turismo cinematográfico, buscando traçar seu perfil por meio do emprego de técnicas bibliométricas para coleta e tratamento de dados. A pesquisa identificou e analisou treze artigos científicos publicados entre 2011 e 2018 em periódicos científicos nacionais indexados na base de dados da Capes, que abordam a relação entre turismo e cinema como tema principal ou secundário de pesquisa.PALAVRAS-CHAVETurismo; Turismo Cinematográfico; Produção Científica; Análise Bibliométrica. ABSTRACTFilm tourism is a segment whose main motivation is to visit places linked to audiovisual production, mainly films produced for cinema and television series. It is an expanding segment all over the world that gains attention from the localities due to its possibilities of spreading the image of the city and improve economic benefits. Thus, both the creation of new tourism products related to the audiovisual productions that had the locality as scenery for the filming, as well as the implementation of strategies to capture new productions capable of attracting more visitors. In spite of the worldwide trend of growth of the sector, in Brazil there is still an institutional and scientific gap on the subject, which leads to a low utilization of the potential of cinematographic tourism in the national scenario. Based on the above considerations, this research seeks to understand the state of the art of film tourism in Brazil, based on the analysis of the national scientific production.KEYWORDSTourism; Film Tourism; Scientific Production; Bibliometric Analysis. AUTORIANathália Körössy – Doutora.  Professora no Programa de Pós-graduação em Hotelaria e Turismo, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.  Orcid:  Currículo: http://lattes.cnpq.br/1080452960843259. E-mail: nathaliakorossy@gmail.comRute Gabriela dos Santos Paes – Bacharela, bonsista Pibic/UFPE/CNPq, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1293909680689619 E-mail: rgabriela.sp@gmail.com REFERÊNCIASAtout France (2014). Tourisme et Cinema - Comment dynamiser son territoire par l'audiovisuel. Paris: Atout France.Beeton, S. (2006). Understanding film-induced tourism. Tourism Analysis, 11(3), 181-188. LinkBeeton, S. (2010). The advance of film tourism. Tourism and Hospitality Planning & Development, 7(1), 1-6. LinkBrasil (2007). Turismo cinematográfico brasileiro. Brasília: MTur.Busby, G., & Klug, J. (2001). Movie-induced tourism: The challenge of measurement and other issues. Journal of Vacation Marketing, 7(4), 316-332. LinkCarl, D., Kindon, S., & Smith, K. (2007). 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