Estudo de Caso Animeventos: A Demanda do Anime Friends / Case Study Animevents: The Anime Friends Demand

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simon, Priscila
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bahl, Miguel, Dropa, Marcia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3955
Resumo: O artigo apresenta resultados inéditos de pesquisas realizadas sobre a demanda Otaku, tribo urbana influenciada pela cultura nipônica, que frequenta eventos direcionados. Expõem-se os dados obtidos a partir de questionários aplicados e uma análise do evento Anime Friends, realizado anualmente, desde 2003, na cidade de São Paulo, SP. Considerado como o maior da América Latina, atrai cerca de 200 mil pessoas por edição. No exposto faz-se introdução sucinta sobre os otakus e o surgimento de tal tribo urbana, que é influenciada por duas mídias japonesas: os animes [desenho animado] e os mangás [revista em quadrinhos]. Após prelúdio sobre turismo, apresenta-se a análise do evento, cuja observação participativa no âmbito da pesquisa ocorreu desde 2009, com aplicação de questionários mistos a 150 participantes do mesmo, durante três dias de 2011. Palavras–chave: Turismo.  Eventos.  Animeventos. Sociedade Otaku. São Paulo, SP.  The article presents results of research on the Otaku demand, urban tribe influenced by Japanese culture, attending targeted events. It exposes the data obtained from questionnaires and an "Anime Friends" event analysis, held annually since 2003 in São Paulo, SP. Considered the largest in Latin America, it attracts about 200,000 people per edition. There is a brief introduction to the Otaku and the emergence of this urban tribe, which is influenced by two Japanese media: the anime [animated] and the manga [comic book]. After prelude on tourism, presents the analysis of the event, whose participatory observation in the context of research occurred since 2009, with application of mixed questionnaires to 150 participants for three days in 2011. KEYWORDS: Tourism. Events. Animevents. Otaku Society. São Paulo, SP, Brazil. Priscila Simon – Mestre. Professor do Senac, Ponta Grossa, PR. Brasil. Currículo: CV: http://lattes.cnpq.br/4501366519370983 E-mail: priscila_simon@yahoo.com.brMiguel Bahl – Doutor. Professor da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/2467559186292051 E-mail: migbahl@ufpr.brMarcia Maria Dropa – Mestre. Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7350059327911200  E-mail: marciadropa@terra.com.br
id UCS-6_de9b6312842f62d721d76a6df7b509be
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/3955
network_acronym_str UCS-6
network_name_str Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
repository_id_str
spelling Estudo de Caso Animeventos: A Demanda do Anime Friends / Case Study Animevents: The Anime Friends DemandCiências Sociais Aplicadas/TurismoTurismo, Sociedade Otaku; Eventos; Animeventos;O artigo apresenta resultados inéditos de pesquisas realizadas sobre a demanda Otaku, tribo urbana influenciada pela cultura nipônica, que frequenta eventos direcionados. Expõem-se os dados obtidos a partir de questionários aplicados e uma análise do evento Anime Friends, realizado anualmente, desde 2003, na cidade de São Paulo, SP. Considerado como o maior da América Latina, atrai cerca de 200 mil pessoas por edição. No exposto faz-se introdução sucinta sobre os otakus e o surgimento de tal tribo urbana, que é influenciada por duas mídias japonesas: os animes [desenho animado] e os mangás [revista em quadrinhos]. Após prelúdio sobre turismo, apresenta-se a análise do evento, cuja observação participativa no âmbito da pesquisa ocorreu desde 2009, com aplicação de questionários mistos a 150 participantes do mesmo, durante três dias de 2011. Palavras–chave: Turismo.  Eventos.  Animeventos. Sociedade Otaku. São Paulo, SP.  The article presents results of research on the Otaku demand, urban tribe influenced by Japanese culture, attending targeted events. It exposes the data obtained from questionnaires and an "Anime Friends" event analysis, held annually since 2003 in São Paulo, SP. Considered the largest in Latin America, it attracts about 200,000 people per edition. There is a brief introduction to the Otaku and the emergence of this urban tribe, which is influenced by two Japanese media: the anime [animated] and the manga [comic book]. After prelude on tourism, presents the analysis of the event, whose participatory observation in the context of research occurred since 2009, with application of mixed questionnaires to 150 participants for three days in 2011. KEYWORDS: Tourism. Events. Animevents. Otaku Society. São Paulo, SP, Brazil. Priscila Simon – Mestre. Professor do Senac, Ponta Grossa, PR. Brasil. Currículo: CV: http://lattes.cnpq.br/4501366519370983 E-mail: priscila_simon@yahoo.com.brMiguel Bahl – Doutor. Professor da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/2467559186292051 E-mail: migbahl@ufpr.brMarcia Maria Dropa – Mestre. Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7350059327911200  E-mail: marciadropa@terra.com.brROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeSimon, PriscilaBahl, MiguelDropa, Marcia Maria2016-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3955ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 8, n. 2 (2016): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3955/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-13T21:32:41Zoai:vkali30.ucs.br:article/3955Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2016-10-13T21:32:41Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de Caso Animeventos: A Demanda do Anime Friends / Case Study Animevents: The Anime Friends Demand
title Estudo de Caso Animeventos: A Demanda do Anime Friends / Case Study Animevents: The Anime Friends Demand
spellingShingle Estudo de Caso Animeventos: A Demanda do Anime Friends / Case Study Animevents: The Anime Friends Demand
Simon, Priscila
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo
Turismo, Sociedade Otaku; Eventos; Animeventos;
title_short Estudo de Caso Animeventos: A Demanda do Anime Friends / Case Study Animevents: The Anime Friends Demand
title_full Estudo de Caso Animeventos: A Demanda do Anime Friends / Case Study Animevents: The Anime Friends Demand
title_fullStr Estudo de Caso Animeventos: A Demanda do Anime Friends / Case Study Animevents: The Anime Friends Demand
title_full_unstemmed Estudo de Caso Animeventos: A Demanda do Anime Friends / Case Study Animevents: The Anime Friends Demand
title_sort Estudo de Caso Animeventos: A Demanda do Anime Friends / Case Study Animevents: The Anime Friends Demand
author Simon, Priscila
author_facet Simon, Priscila
Bahl, Miguel
Dropa, Marcia Maria
author_role author
author2 Bahl, Miguel
Dropa, Marcia Maria
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Simon, Priscila
Bahl, Miguel
Dropa, Marcia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas/Turismo
Turismo, Sociedade Otaku; Eventos; Animeventos;
topic Ciências Sociais Aplicadas/Turismo
Turismo, Sociedade Otaku; Eventos; Animeventos;
description O artigo apresenta resultados inéditos de pesquisas realizadas sobre a demanda Otaku, tribo urbana influenciada pela cultura nipônica, que frequenta eventos direcionados. Expõem-se os dados obtidos a partir de questionários aplicados e uma análise do evento Anime Friends, realizado anualmente, desde 2003, na cidade de São Paulo, SP. Considerado como o maior da América Latina, atrai cerca de 200 mil pessoas por edição. No exposto faz-se introdução sucinta sobre os otakus e o surgimento de tal tribo urbana, que é influenciada por duas mídias japonesas: os animes [desenho animado] e os mangás [revista em quadrinhos]. Após prelúdio sobre turismo, apresenta-se a análise do evento, cuja observação participativa no âmbito da pesquisa ocorreu desde 2009, com aplicação de questionários mistos a 150 participantes do mesmo, durante três dias de 2011. Palavras–chave: Turismo.  Eventos.  Animeventos. Sociedade Otaku. São Paulo, SP.  The article presents results of research on the Otaku demand, urban tribe influenced by Japanese culture, attending targeted events. It exposes the data obtained from questionnaires and an "Anime Friends" event analysis, held annually since 2003 in São Paulo, SP. Considered the largest in Latin America, it attracts about 200,000 people per edition. There is a brief introduction to the Otaku and the emergence of this urban tribe, which is influenced by two Japanese media: the anime [animated] and the manga [comic book]. After prelude on tourism, presents the analysis of the event, whose participatory observation in the context of research occurred since 2009, with application of mixed questionnaires to 150 participants for three days in 2011. KEYWORDS: Tourism. Events. Animevents. Otaku Society. São Paulo, SP, Brazil. Priscila Simon – Mestre. Professor do Senac, Ponta Grossa, PR. Brasil. Currículo: CV: http://lattes.cnpq.br/4501366519370983 E-mail: priscila_simon@yahoo.com.brMiguel Bahl – Doutor. Professor da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/2467559186292051 E-mail: migbahl@ufpr.brMarcia Maria Dropa – Mestre. Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7350059327911200  E-mail: marciadropa@terra.com.br
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3955
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3955/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade
publisher.none.fl_str_mv ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade
dc.source.none.fl_str_mv ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 8, n. 2 (2016): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade
2178-9061
reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
collection Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
repository.name.fl_str_mv Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv susanagastal@gmail.com
_version_ 1799315527272759296