A consciência histórica pode gerar sentidos/posicionamentos contraditórios?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11576 |
Resumo: | O presente artigo busca problematizar incidências de possíveis contradições e incoerências lógicas nas assinalações de jovens quando submetidos a questionários elaborados segundo métodos quantitativos de investigação, especialmente no diagnóstico de suas ideias históricas e posicionamentos políticos. O artigo lista as alternativas de dois projetos aplicados nacionalmente, aproxima as suas alternativas com potencialidades para contradições, identifica os jovens que as assinalaram concomitantemente e analisa o fato à luz da crítica metodológica e da teoria base que fundamentou a elaboração dos dois questionários. Foram identificados e analisados 14 casos de possíveis incoerências e/ou contradições nas assinalações realizadas. |
id |
UCS-7_06a29af7d1cd2781a3672efb5d49cccf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/11576 |
network_acronym_str |
UCS-7 |
network_name_str |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A consciência histórica pode gerar sentidos/posicionamentos contraditórios?Consciência histórica; Método quantitativo; Didática da HistóriaO presente artigo busca problematizar incidências de possíveis contradições e incoerências lógicas nas assinalações de jovens quando submetidos a questionários elaborados segundo métodos quantitativos de investigação, especialmente no diagnóstico de suas ideias históricas e posicionamentos políticos. O artigo lista as alternativas de dois projetos aplicados nacionalmente, aproxima as suas alternativas com potencialidades para contradições, identifica os jovens que as assinalaram concomitantemente e analisa o fato à luz da crítica metodológica e da teoria base que fundamentou a elaboração dos dois questionários. Foram identificados e analisados 14 casos de possíveis incoerências e/ou contradições nas assinalações realizadas.Universidade de Caxias do SulCipriani Barom, Wilian Carlos2024-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11576Métis: história & cultura; v. 22, n. 43 (2023): MÉTIS – história & cultura2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11576/5738http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/11576/4148Direitos autorais 2024 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-17T16:03:31Zoai:vkali30.ucs.br:article/11576Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2024-04-17T16:03:31Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A consciência histórica pode gerar sentidos/posicionamentos contraditórios? |
title |
A consciência histórica pode gerar sentidos/posicionamentos contraditórios? |
spellingShingle |
A consciência histórica pode gerar sentidos/posicionamentos contraditórios? Cipriani Barom, Wilian Carlos Consciência histórica; Método quantitativo; Didática da História |
title_short |
A consciência histórica pode gerar sentidos/posicionamentos contraditórios? |
title_full |
A consciência histórica pode gerar sentidos/posicionamentos contraditórios? |
title_fullStr |
A consciência histórica pode gerar sentidos/posicionamentos contraditórios? |
title_full_unstemmed |
A consciência histórica pode gerar sentidos/posicionamentos contraditórios? |
title_sort |
A consciência histórica pode gerar sentidos/posicionamentos contraditórios? |
author |
Cipriani Barom, Wilian Carlos |
author_facet |
Cipriani Barom, Wilian Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cipriani Barom, Wilian Carlos |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consciência histórica; Método quantitativo; Didática da História |
topic |
Consciência histórica; Método quantitativo; Didática da História |
description |
O presente artigo busca problematizar incidências de possíveis contradições e incoerências lógicas nas assinalações de jovens quando submetidos a questionários elaborados segundo métodos quantitativos de investigação, especialmente no diagnóstico de suas ideias históricas e posicionamentos políticos. O artigo lista as alternativas de dois projetos aplicados nacionalmente, aproxima as suas alternativas com potencialidades para contradições, identifica os jovens que as assinalaram concomitantemente e analisa o fato à luz da crítica metodológica e da teoria base que fundamentou a elaboração dos dois questionários. Foram identificados e analisados 14 casos de possíveis incoerências e/ou contradições nas assinalações realizadas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11576 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11576 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11576/5738 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/11576/4148 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Métis: história & cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Métis: história & cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Métis: história & cultura; v. 22, n. 43 (2023): MÉTIS – história & cultura 2236-2762 1677-0706 reponame:Métis (Caxias do Sul. Online) instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
collection |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistametis@ucs.br |
_version_ |
1799306149546164224 |