A consciência histórica pode gerar sentidos/posicionamentos contraditórios?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cipriani Barom, Wilian Carlos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11576
Resumo: O presente artigo busca problematizar incidências de possíveis contradições e incoerências lógicas nas assinalações de jovens quando submetidos a questionários elaborados segundo métodos quantitativos de investigação, especialmente no diagnóstico de suas ideias históricas e posicionamentos políticos. O artigo lista as alternativas de dois projetos aplicados nacionalmente, aproxima as suas alternativas com potencialidades para contradições, identifica os jovens que as assinalaram concomitantemente e analisa o fato à luz da crítica metodológica e da teoria base que fundamentou a elaboração dos dois questionários. Foram identificados e analisados 14 casos de possíveis incoerências e/ou contradições nas assinalações realizadas.
id UCS-7_06a29af7d1cd2781a3672efb5d49cccf
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/11576
network_acronym_str UCS-7
network_name_str Métis (Caxias do Sul. Online)
repository_id_str
spelling A consciência histórica pode gerar sentidos/posicionamentos contraditórios?Consciência histórica; Método quantitativo; Didática da HistóriaO presente artigo busca problematizar incidências de possíveis contradições e incoerências lógicas nas assinalações de jovens quando submetidos a questionários elaborados segundo métodos quantitativos de investigação, especialmente no diagnóstico de suas ideias históricas e posicionamentos políticos. O artigo lista as alternativas de dois projetos aplicados nacionalmente, aproxima as suas alternativas com potencialidades para contradições, identifica os jovens que as assinalaram concomitantemente e analisa o fato à luz da crítica metodológica e da teoria base que fundamentou a elaboração dos dois questionários. Foram identificados e analisados 14 casos de possíveis incoerências e/ou contradições nas assinalações realizadas.Universidade de Caxias do SulCipriani Barom, Wilian Carlos2024-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11576Métis: história & cultura; v. 22, n. 43 (2023): MÉTIS – história & cultura2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11576/5738http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/11576/4148Direitos autorais 2024 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-17T16:03:31Zoai:vkali30.ucs.br:article/11576Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2024-04-17T16:03:31Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv A consciência histórica pode gerar sentidos/posicionamentos contraditórios?
title A consciência histórica pode gerar sentidos/posicionamentos contraditórios?
spellingShingle A consciência histórica pode gerar sentidos/posicionamentos contraditórios?
Cipriani Barom, Wilian Carlos
Consciência histórica; Método quantitativo; Didática da História
title_short A consciência histórica pode gerar sentidos/posicionamentos contraditórios?
title_full A consciência histórica pode gerar sentidos/posicionamentos contraditórios?
title_fullStr A consciência histórica pode gerar sentidos/posicionamentos contraditórios?
title_full_unstemmed A consciência histórica pode gerar sentidos/posicionamentos contraditórios?
title_sort A consciência histórica pode gerar sentidos/posicionamentos contraditórios?
author Cipriani Barom, Wilian Carlos
author_facet Cipriani Barom, Wilian Carlos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cipriani Barom, Wilian Carlos
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência histórica; Método quantitativo; Didática da História
topic Consciência histórica; Método quantitativo; Didática da História
description O presente artigo busca problematizar incidências de possíveis contradições e incoerências lógicas nas assinalações de jovens quando submetidos a questionários elaborados segundo métodos quantitativos de investigação, especialmente no diagnóstico de suas ideias históricas e posicionamentos políticos. O artigo lista as alternativas de dois projetos aplicados nacionalmente, aproxima as suas alternativas com potencialidades para contradições, identifica os jovens que as assinalaram concomitantemente e analisa o fato à luz da crítica metodológica e da teoria base que fundamentou a elaboração dos dois questionários. Foram identificados e analisados 14 casos de possíveis incoerências e/ou contradições nas assinalações realizadas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11576
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11576/5738
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/11576/4148
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Métis: história & cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Métis: história & cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Métis: história & cultura; v. 22, n. 43 (2023): MÉTIS – história & cultura
2236-2762
1677-0706
reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Métis (Caxias do Sul. Online)
collection Métis (Caxias do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistametis@ucs.br
_version_ 1799306149546164224