Identidades virtuais, pensamento histórico e vida prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barom, Wilian Carlos Cipriani
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clio (Recife. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/250996
Resumo: O presente texto busca testar três estereótipos sociais que rondam as discussões políticas e culturais da atualidade em espaços virtuais como Facebook, Twitter e Instagram, a partir de uma proposta metodológica de correlação de ideias históricas. Estes estereótipos, aqui denominados instrumentalmente de Nacionalistas, Individualistas-conservadores e Defensores da Família, tiveram as suas características aproximadas às respostas de 3923 jovens estudantes, de 24 cidades brasileiras, que participaram do Projeto Residente no ano de 2019. Utilizando o Software SPSS Statistics–IBM e sua técnica de tabulação cruzada, refletiu-se sobre a dimensionalidade, presença e ausência destes três perfis nos dados da amostra.
id UFPE-3_b067781d7b2f8b841463a1c804e8aa07
oai_identifier_str oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/250996
network_acronym_str UFPE-3
network_name_str Clio (Recife. Online)
repository_id_str
spelling Identidades virtuais, pensamento histórico e vida práticaIdentidades virtuaisMetodologia quantitativaIdeias históricasDidática da históriaO presente texto busca testar três estereótipos sociais que rondam as discussões políticas e culturais da atualidade em espaços virtuais como Facebook, Twitter e Instagram, a partir de uma proposta metodológica de correlação de ideias históricas. Estes estereótipos, aqui denominados instrumentalmente de Nacionalistas, Individualistas-conservadores e Defensores da Família, tiveram as suas características aproximadas às respostas de 3923 jovens estudantes, de 24 cidades brasileiras, que participaram do Projeto Residente no ano de 2019. Utilizando o Software SPSS Statistics–IBM e sua técnica de tabulação cruzada, refletiu-se sobre a dimensionalidade, presença e ausência destes três perfis nos dados da amostra.Universidade Federal de Pernambuco2022-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/25099610.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.11CLIO: Historical Research Journal; Vol. 39 No. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 232-255CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 39 Núm. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 232-255CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 39 n. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 232-2552525-56490102-4736reponame:Clio (Recife. Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/250996/40455Copyright (c) 2022 .info:eu-repo/semantics/openAccessBarom, Wilian Carlos Cipriani2024-04-03T19:35:09Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/250996Revistahttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/indexPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/oai||editorclio@gmail.com2525-56490102-4736opendoar:2024-04-03T19:35:09Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidades virtuais, pensamento histórico e vida prática
title Identidades virtuais, pensamento histórico e vida prática
spellingShingle Identidades virtuais, pensamento histórico e vida prática
Barom, Wilian Carlos Cipriani
Identidades virtuais
Metodologia quantitativa
Ideias históricas
Didática da história
title_short Identidades virtuais, pensamento histórico e vida prática
title_full Identidades virtuais, pensamento histórico e vida prática
title_fullStr Identidades virtuais, pensamento histórico e vida prática
title_full_unstemmed Identidades virtuais, pensamento histórico e vida prática
title_sort Identidades virtuais, pensamento histórico e vida prática
author Barom, Wilian Carlos Cipriani
author_facet Barom, Wilian Carlos Cipriani
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barom, Wilian Carlos Cipriani
dc.subject.por.fl_str_mv Identidades virtuais
Metodologia quantitativa
Ideias históricas
Didática da história
topic Identidades virtuais
Metodologia quantitativa
Ideias históricas
Didática da história
description O presente texto busca testar três estereótipos sociais que rondam as discussões políticas e culturais da atualidade em espaços virtuais como Facebook, Twitter e Instagram, a partir de uma proposta metodológica de correlação de ideias históricas. Estes estereótipos, aqui denominados instrumentalmente de Nacionalistas, Individualistas-conservadores e Defensores da Família, tiveram as suas características aproximadas às respostas de 3923 jovens estudantes, de 24 cidades brasileiras, que participaram do Projeto Residente no ano de 2019. Utilizando o Software SPSS Statistics–IBM e sua técnica de tabulação cruzada, refletiu-se sobre a dimensionalidade, presença e ausência destes três perfis nos dados da amostra.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/250996
10.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.11
url https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/250996
identifier_str_mv 10.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/250996/40455
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 .
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 .
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal; Vol. 39 No. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 232-255
CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 39 Núm. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 232-255
CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 39 n. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 232-255
2525-5649
0102-4736
reponame:Clio (Recife. Online)
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Clio (Recife. Online)
collection Clio (Recife. Online)
repository.name.fl_str_mv Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv ||editorclio@gmail.com
_version_ 1797240112453517312