Identidades virtuais, pensamento histórico e vida prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Clio (Recife. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/250996 |
Resumo: | O presente texto busca testar três estereótipos sociais que rondam as discussões políticas e culturais da atualidade em espaços virtuais como Facebook, Twitter e Instagram, a partir de uma proposta metodológica de correlação de ideias históricas. Estes estereótipos, aqui denominados instrumentalmente de Nacionalistas, Individualistas-conservadores e Defensores da Família, tiveram as suas características aproximadas às respostas de 3923 jovens estudantes, de 24 cidades brasileiras, que participaram do Projeto Residente no ano de 2019. Utilizando o Software SPSS Statistics–IBM e sua técnica de tabulação cruzada, refletiu-se sobre a dimensionalidade, presença e ausência destes três perfis nos dados da amostra. |
id |
UFPE-3_b067781d7b2f8b841463a1c804e8aa07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/250996 |
network_acronym_str |
UFPE-3 |
network_name_str |
Clio (Recife. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Identidades virtuais, pensamento histórico e vida práticaIdentidades virtuaisMetodologia quantitativaIdeias históricasDidática da históriaO presente texto busca testar três estereótipos sociais que rondam as discussões políticas e culturais da atualidade em espaços virtuais como Facebook, Twitter e Instagram, a partir de uma proposta metodológica de correlação de ideias históricas. Estes estereótipos, aqui denominados instrumentalmente de Nacionalistas, Individualistas-conservadores e Defensores da Família, tiveram as suas características aproximadas às respostas de 3923 jovens estudantes, de 24 cidades brasileiras, que participaram do Projeto Residente no ano de 2019. Utilizando o Software SPSS Statistics–IBM e sua técnica de tabulação cruzada, refletiu-se sobre a dimensionalidade, presença e ausência destes três perfis nos dados da amostra.Universidade Federal de Pernambuco2022-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/25099610.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.11CLIO: Historical Research Journal; Vol. 39 No. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 232-255CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 39 Núm. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 232-255CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 39 n. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 232-2552525-56490102-4736reponame:Clio (Recife. Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/250996/40455Copyright (c) 2022 .info:eu-repo/semantics/openAccessBarom, Wilian Carlos Cipriani2024-04-03T19:35:09Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/250996Revistahttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/indexPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/oai||editorclio@gmail.com2525-56490102-4736opendoar:2024-04-03T19:35:09Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidades virtuais, pensamento histórico e vida prática |
title |
Identidades virtuais, pensamento histórico e vida prática |
spellingShingle |
Identidades virtuais, pensamento histórico e vida prática Barom, Wilian Carlos Cipriani Identidades virtuais Metodologia quantitativa Ideias históricas Didática da história |
title_short |
Identidades virtuais, pensamento histórico e vida prática |
title_full |
Identidades virtuais, pensamento histórico e vida prática |
title_fullStr |
Identidades virtuais, pensamento histórico e vida prática |
title_full_unstemmed |
Identidades virtuais, pensamento histórico e vida prática |
title_sort |
Identidades virtuais, pensamento histórico e vida prática |
author |
Barom, Wilian Carlos Cipriani |
author_facet |
Barom, Wilian Carlos Cipriani |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barom, Wilian Carlos Cipriani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidades virtuais Metodologia quantitativa Ideias históricas Didática da história |
topic |
Identidades virtuais Metodologia quantitativa Ideias históricas Didática da história |
description |
O presente texto busca testar três estereótipos sociais que rondam as discussões políticas e culturais da atualidade em espaços virtuais como Facebook, Twitter e Instagram, a partir de uma proposta metodológica de correlação de ideias históricas. Estes estereótipos, aqui denominados instrumentalmente de Nacionalistas, Individualistas-conservadores e Defensores da Família, tiveram as suas características aproximadas às respostas de 3923 jovens estudantes, de 24 cidades brasileiras, que participaram do Projeto Residente no ano de 2019. Utilizando o Software SPSS Statistics–IBM e sua técnica de tabulação cruzada, refletiu-se sobre a dimensionalidade, presença e ausência destes três perfis nos dados da amostra. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/250996 10.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.11 |
url |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/250996 |
identifier_str_mv |
10.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.11 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/250996/40455 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 . info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 . |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
CLIO: Historical Research Journal; Vol. 39 No. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 232-255 CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 39 Núm. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 232-255 CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 39 n. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 232-255 2525-5649 0102-4736 reponame:Clio (Recife. Online) instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Clio (Recife. Online) |
collection |
Clio (Recife. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||editorclio@gmail.com |
_version_ |
1797240112453517312 |