Cultura e ideologia nos livros didáticos de História do Brasil no século XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nazareno Mota Jucá, Gisafran
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Costa Rodrigues, Edvaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11581
Resumo: O presente artigo procura refletir sobre o aspecto cultural e ideológico do livro didático de História do Brasil, tomando como aporte a pesquisa de doutorando em Educação, em andamento, que investiga as narrativas sobre o Brasil em livros didáticos publicados no século XIX, entre 1826 e 1898. A partir da análise do conteúdo, foi possível perceber que os livros apresentavam uma narrativa factual, linear e de cunho histórico-nacionalista. Os livros contribuíram para cristalizar um saber histórico escolar carregado de ideologia, principalmente quanto a exaltação do Império brasileiro e a crença na cultura europeia como exemplo de civilização. Naturalizaram a dominação dos indígenas e a invisibilizaram os negros, afirmando, dessa forma, a superioridade do colonizador português. Pelo fato de não mostrarem inovações no conteúdo, tampouco, problematizarem os fatos históricos, podem ser considerados meras cópias do conhecimento produzido à época. 
id UCS-7_085cad8ce5c1a81552e90e512766b276
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/11581
network_acronym_str UCS-7
network_name_str Métis (Caxias do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Cultura e ideologia nos livros didáticos de História do Brasil no século XIXCultura e ideologia; Livro de didático; Ensino de História do BrasilO presente artigo procura refletir sobre o aspecto cultural e ideológico do livro didático de História do Brasil, tomando como aporte a pesquisa de doutorando em Educação, em andamento, que investiga as narrativas sobre o Brasil em livros didáticos publicados no século XIX, entre 1826 e 1898. A partir da análise do conteúdo, foi possível perceber que os livros apresentavam uma narrativa factual, linear e de cunho histórico-nacionalista. Os livros contribuíram para cristalizar um saber histórico escolar carregado de ideologia, principalmente quanto a exaltação do Império brasileiro e a crença na cultura europeia como exemplo de civilização. Naturalizaram a dominação dos indígenas e a invisibilizaram os negros, afirmando, dessa forma, a superioridade do colonizador português. Pelo fato de não mostrarem inovações no conteúdo, tampouco, problematizarem os fatos históricos, podem ser considerados meras cópias do conhecimento produzido à época. Universidade de Caxias do SulNazareno Mota Jucá, GisafranCosta Rodrigues, Edvaldo2024-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11581Métis: história & cultura; v. 22, n. 43 (2023): MÉTIS – história & cultura2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11581/5743http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/11581/4155Direitos autorais 2024 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-10T19:30:05Zoai:vkali30.ucs.br:article/11581Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2024-04-10T19:30:05Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura e ideologia nos livros didáticos de História do Brasil no século XIX
title Cultura e ideologia nos livros didáticos de História do Brasil no século XIX
spellingShingle Cultura e ideologia nos livros didáticos de História do Brasil no século XIX
Nazareno Mota Jucá, Gisafran
Cultura e ideologia; Livro de didático; Ensino de História do Brasil
title_short Cultura e ideologia nos livros didáticos de História do Brasil no século XIX
title_full Cultura e ideologia nos livros didáticos de História do Brasil no século XIX
title_fullStr Cultura e ideologia nos livros didáticos de História do Brasil no século XIX
title_full_unstemmed Cultura e ideologia nos livros didáticos de História do Brasil no século XIX
title_sort Cultura e ideologia nos livros didáticos de História do Brasil no século XIX
author Nazareno Mota Jucá, Gisafran
author_facet Nazareno Mota Jucá, Gisafran
Costa Rodrigues, Edvaldo
author_role author
author2 Costa Rodrigues, Edvaldo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nazareno Mota Jucá, Gisafran
Costa Rodrigues, Edvaldo
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura e ideologia; Livro de didático; Ensino de História do Brasil
topic Cultura e ideologia; Livro de didático; Ensino de História do Brasil
description O presente artigo procura refletir sobre o aspecto cultural e ideológico do livro didático de História do Brasil, tomando como aporte a pesquisa de doutorando em Educação, em andamento, que investiga as narrativas sobre o Brasil em livros didáticos publicados no século XIX, entre 1826 e 1898. A partir da análise do conteúdo, foi possível perceber que os livros apresentavam uma narrativa factual, linear e de cunho histórico-nacionalista. Os livros contribuíram para cristalizar um saber histórico escolar carregado de ideologia, principalmente quanto a exaltação do Império brasileiro e a crença na cultura europeia como exemplo de civilização. Naturalizaram a dominação dos indígenas e a invisibilizaram os negros, afirmando, dessa forma, a superioridade do colonizador português. Pelo fato de não mostrarem inovações no conteúdo, tampouco, problematizarem os fatos históricos, podem ser considerados meras cópias do conhecimento produzido à época. 
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11581
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11581/5743
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/11581/4155
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Métis: história & cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Métis: história & cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Métis: história & cultura; v. 22, n. 43 (2023): MÉTIS – história & cultura
2236-2762
1677-0706
reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Métis (Caxias do Sul. Online)
collection Métis (Caxias do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistametis@ucs.br
_version_ 1799306149547212800