Cultura e ideologia nos livros didáticos de História do Brasil no século XIX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11581 |
Resumo: | O presente artigo procura refletir sobre o aspecto cultural e ideológico do livro didático de História do Brasil, tomando como aporte a pesquisa de doutorando em Educação, em andamento, que investiga as narrativas sobre o Brasil em livros didáticos publicados no século XIX, entre 1826 e 1898. A partir da análise do conteúdo, foi possível perceber que os livros apresentavam uma narrativa factual, linear e de cunho histórico-nacionalista. Os livros contribuíram para cristalizar um saber histórico escolar carregado de ideologia, principalmente quanto a exaltação do Império brasileiro e a crença na cultura europeia como exemplo de civilização. Naturalizaram a dominação dos indígenas e a invisibilizaram os negros, afirmando, dessa forma, a superioridade do colonizador português. Pelo fato de não mostrarem inovações no conteúdo, tampouco, problematizarem os fatos históricos, podem ser considerados meras cópias do conhecimento produzido à época. |
id |
UCS-7_085cad8ce5c1a81552e90e512766b276 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/11581 |
network_acronym_str |
UCS-7 |
network_name_str |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cultura e ideologia nos livros didáticos de História do Brasil no século XIXCultura e ideologia; Livro de didático; Ensino de História do BrasilO presente artigo procura refletir sobre o aspecto cultural e ideológico do livro didático de História do Brasil, tomando como aporte a pesquisa de doutorando em Educação, em andamento, que investiga as narrativas sobre o Brasil em livros didáticos publicados no século XIX, entre 1826 e 1898. A partir da análise do conteúdo, foi possível perceber que os livros apresentavam uma narrativa factual, linear e de cunho histórico-nacionalista. Os livros contribuíram para cristalizar um saber histórico escolar carregado de ideologia, principalmente quanto a exaltação do Império brasileiro e a crença na cultura europeia como exemplo de civilização. Naturalizaram a dominação dos indígenas e a invisibilizaram os negros, afirmando, dessa forma, a superioridade do colonizador português. Pelo fato de não mostrarem inovações no conteúdo, tampouco, problematizarem os fatos históricos, podem ser considerados meras cópias do conhecimento produzido à época. Universidade de Caxias do SulNazareno Mota Jucá, GisafranCosta Rodrigues, Edvaldo2024-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11581Métis: história & cultura; v. 22, n. 43 (2023): MÉTIS – história & cultura2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11581/5743http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/11581/4155Direitos autorais 2024 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-10T19:30:05Zoai:vkali30.ucs.br:article/11581Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2024-04-10T19:30:05Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura e ideologia nos livros didáticos de História do Brasil no século XIX |
title |
Cultura e ideologia nos livros didáticos de História do Brasil no século XIX |
spellingShingle |
Cultura e ideologia nos livros didáticos de História do Brasil no século XIX Nazareno Mota Jucá, Gisafran Cultura e ideologia; Livro de didático; Ensino de História do Brasil |
title_short |
Cultura e ideologia nos livros didáticos de História do Brasil no século XIX |
title_full |
Cultura e ideologia nos livros didáticos de História do Brasil no século XIX |
title_fullStr |
Cultura e ideologia nos livros didáticos de História do Brasil no século XIX |
title_full_unstemmed |
Cultura e ideologia nos livros didáticos de História do Brasil no século XIX |
title_sort |
Cultura e ideologia nos livros didáticos de História do Brasil no século XIX |
author |
Nazareno Mota Jucá, Gisafran |
author_facet |
Nazareno Mota Jucá, Gisafran Costa Rodrigues, Edvaldo |
author_role |
author |
author2 |
Costa Rodrigues, Edvaldo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nazareno Mota Jucá, Gisafran Costa Rodrigues, Edvaldo |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura e ideologia; Livro de didático; Ensino de História do Brasil |
topic |
Cultura e ideologia; Livro de didático; Ensino de História do Brasil |
description |
O presente artigo procura refletir sobre o aspecto cultural e ideológico do livro didático de História do Brasil, tomando como aporte a pesquisa de doutorando em Educação, em andamento, que investiga as narrativas sobre o Brasil em livros didáticos publicados no século XIX, entre 1826 e 1898. A partir da análise do conteúdo, foi possível perceber que os livros apresentavam uma narrativa factual, linear e de cunho histórico-nacionalista. Os livros contribuíram para cristalizar um saber histórico escolar carregado de ideologia, principalmente quanto a exaltação do Império brasileiro e a crença na cultura europeia como exemplo de civilização. Naturalizaram a dominação dos indígenas e a invisibilizaram os negros, afirmando, dessa forma, a superioridade do colonizador português. Pelo fato de não mostrarem inovações no conteúdo, tampouco, problematizarem os fatos históricos, podem ser considerados meras cópias do conhecimento produzido à época. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11581 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11581/5743 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/11581/4155 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Métis: história & cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Métis: história & cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Métis: história & cultura; v. 22, n. 43 (2023): MÉTIS – história & cultura 2236-2762 1677-0706 reponame:Métis (Caxias do Sul. Online) instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
collection |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistametis@ucs.br |
_version_ |
1799306149547212800 |