Temas controversos na aula de História: debates sobre mundos dissonantes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11570 |
Resumo: | O artigo pretende trazer uma contribuição acerca das repercussões da crisecontemporânea na democracia sobre as aulas de História, em especial sobre temas socialmente controversos, nos quais determinados grupos sãoapresentados pelos professores aos estudantes como um Outro a ser considerado. O artigo apresenta dois estudos de caráter etnográfico quecontribuem para a reflexão sobre os impactos da abordagem de tais temas em sala de aula, a partir de algumas categorias, tais como dialogismo (Bakthin, 2008) controvérsia (Montero, 2006), dissonância cognitiva (Festinger, 1957) e viés de confirmação (Wason, 1960). Ao fim, apresenta uma proposta para o enfrentamento dessas dissonâncias em sua face de interdição dapalavra e de destruição do outro, valorizandoas como possível manifestação democrática da diversidade de posições no espaço da aula de História, considerando seu potencial formativo para os estudantes e as exigências desafiadoras para a docência, em nossos tempos. |
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Temas controversos na aula de História: debates sobre mundos dissonantesEnsino de História; alteridade; temas controversosO artigo pretende trazer uma contribuição acerca das repercussões da crisecontemporânea na democracia sobre as aulas de História, em especial sobre temas socialmente controversos, nos quais determinados grupos sãoapresentados pelos professores aos estudantes como um Outro a ser considerado. O artigo apresenta dois estudos de caráter etnográfico quecontribuem para a reflexão sobre os impactos da abordagem de tais temas em sala de aula, a partir de algumas categorias, tais como dialogismo (Bakthin, 2008) controvérsia (Montero, 2006), dissonância cognitiva (Festinger, 1957) e viés de confirmação (Wason, 1960). Ao fim, apresenta uma proposta para o enfrentamento dessas dissonâncias em sua face de interdição dapalavra e de destruição do outro, valorizandoas como possível manifestação democrática da diversidade de posições no espaço da aula de História, considerando seu potencial formativo para os estudantes e as exigências desafiadoras para a docência, em nossos tempos.Universidade de Caxias do SulMonteiro, Rafael Monteirode Assis Xavier Maia, AlineRocha, Helenice2024-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11570Métis: história & cultura; v. 22, n. 43 (2023): MÉTIS – história & cultura2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11570/5732http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/11570/4142Direitos autorais 2024 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-10T19:30:05Zoai:vkali30.ucs.br:article/11570Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2024-04-10T19:30:05Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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