Temas controversos na aula de História: debates sobre mundos dissonantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Rafael Monteiro
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: de Assis Xavier Maia, Aline, Rocha, Helenice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11570
Resumo: O artigo pretende trazer uma contribuição acerca das repercussões da crisecontemporânea na democracia sobre as aulas de História, em especial sobre temas socialmente controversos, nos quais determinados grupos sãoapresentados pelos professores aos estudantes como um Outro a ser considerado. O artigo apresenta dois estudos de caráter etnográfico quecontribuem para a reflexão sobre os impactos da abordagem de tais temas em sala de aula, a partir de algumas categorias, tais como dialogismo (Bakthin, 2008) controvérsia (Montero, 2006), dissonância cognitiva (Festinger, 1957) e viés de confirmação (Wason, 1960). Ao fim, apresenta uma proposta para o enfrentamento dessas dissonâncias em sua face de interdição dapalavra e de destruição do outro, valorizandoas como possível manifestação democrática da diversidade de posições no espaço da aula de História, considerando seu potencial formativo para os estudantes e as exigências desafiadoras para a docência, em nossos tempos.
id UCS-7_0a59120c4048a52cec6e9e0e4b04257c
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/11570
network_acronym_str UCS-7
network_name_str Métis (Caxias do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Temas controversos na aula de História: debates sobre mundos dissonantesEnsino de História; alteridade; temas controversosO artigo pretende trazer uma contribuição acerca das repercussões da crisecontemporânea na democracia sobre as aulas de História, em especial sobre temas socialmente controversos, nos quais determinados grupos sãoapresentados pelos professores aos estudantes como um Outro a ser considerado. O artigo apresenta dois estudos de caráter etnográfico quecontribuem para a reflexão sobre os impactos da abordagem de tais temas em sala de aula, a partir de algumas categorias, tais como dialogismo (Bakthin, 2008) controvérsia (Montero, 2006), dissonância cognitiva (Festinger, 1957) e viés de confirmação (Wason, 1960). Ao fim, apresenta uma proposta para o enfrentamento dessas dissonâncias em sua face de interdição dapalavra e de destruição do outro, valorizandoas como possível manifestação democrática da diversidade de posições no espaço da aula de História, considerando seu potencial formativo para os estudantes e as exigências desafiadoras para a docência, em nossos tempos.Universidade de Caxias do SulMonteiro, Rafael Monteirode Assis Xavier Maia, AlineRocha, Helenice2024-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11570Métis: história & cultura; v. 22, n. 43 (2023): MÉTIS – história & cultura2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11570/5732http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/11570/4142Direitos autorais 2024 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-10T19:30:05Zoai:vkali30.ucs.br:article/11570Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2024-04-10T19:30:05Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Temas controversos na aula de História: debates sobre mundos dissonantes
title Temas controversos na aula de História: debates sobre mundos dissonantes
spellingShingle Temas controversos na aula de História: debates sobre mundos dissonantes
Monteiro, Rafael Monteiro
Ensino de História; alteridade; temas controversos
title_short Temas controversos na aula de História: debates sobre mundos dissonantes
title_full Temas controversos na aula de História: debates sobre mundos dissonantes
title_fullStr Temas controversos na aula de História: debates sobre mundos dissonantes
title_full_unstemmed Temas controversos na aula de História: debates sobre mundos dissonantes
title_sort Temas controversos na aula de História: debates sobre mundos dissonantes
author Monteiro, Rafael Monteiro
author_facet Monteiro, Rafael Monteiro
de Assis Xavier Maia, Aline
Rocha, Helenice
author_role author
author2 de Assis Xavier Maia, Aline
Rocha, Helenice
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Rafael Monteiro
de Assis Xavier Maia, Aline
Rocha, Helenice
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História; alteridade; temas controversos
topic Ensino de História; alteridade; temas controversos
description O artigo pretende trazer uma contribuição acerca das repercussões da crisecontemporânea na democracia sobre as aulas de História, em especial sobre temas socialmente controversos, nos quais determinados grupos sãoapresentados pelos professores aos estudantes como um Outro a ser considerado. O artigo apresenta dois estudos de caráter etnográfico quecontribuem para a reflexão sobre os impactos da abordagem de tais temas em sala de aula, a partir de algumas categorias, tais como dialogismo (Bakthin, 2008) controvérsia (Montero, 2006), dissonância cognitiva (Festinger, 1957) e viés de confirmação (Wason, 1960). Ao fim, apresenta uma proposta para o enfrentamento dessas dissonâncias em sua face de interdição dapalavra e de destruição do outro, valorizandoas como possível manifestação democrática da diversidade de posições no espaço da aula de História, considerando seu potencial formativo para os estudantes e as exigências desafiadoras para a docência, em nossos tempos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11570
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11570/5732
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/11570/4142
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Métis: história & cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Métis: história & cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Métis: história & cultura; v. 22, n. 43 (2023): MÉTIS – história & cultura
2236-2762
1677-0706
reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Métis (Caxias do Sul. Online)
collection Métis (Caxias do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistametis@ucs.br
_version_ 1799306149537775616