Controvérsias e conflitos socioambientais: possibilidades e limites para o trabalho docente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/240 |
Resumo: | A incorporação de temas controversos em atividades de ensino tem sido considerada como caminho de grande significado, não só pelos conhecimentos que promove acerca dos conteúdos, dos processos e da natureza da ciência e da tecnologia, mas, também pelas potencialidades educativas dessas abordagens para o desenvolvimento cognitivo, social, político, moral e ético dos alunos. Embora atividades de ensino que incorporem temas controversos/conflitos ambientais não sejam consideradas em nossas escolas, uma série de evidências empíricas validando as potencialidades educativas da discussão de questões controversas têm sido apontadas. Partindo desses pressupostos, procuramos, nesta pesquisa, investigar as possibilidades e os limites dos professores de uma escola básica em reconhecerem, explicitarem e elaborarem propostas de ensino que incorporem temas controversos/conflitos socioambientais. A coleta de dados para a investigação ocorreu a partir do desenvolvimento de uma proposta de formação continuada em serviço, em uma escola básica no interior do Estado de São Paulo, Brasil. É interessante observar que no início do processo de formação continuada os professores espontaneamente não mencionaram a possibilidade de considerar essa perspectiva em suas reflexões e práticas. No entanto, quando a dimensão da controvérsia relacionada à temática ambiental lhes foi apresentada, os professores não foram apenas capazes de reconhecer controvérsias deste tipo como identificaram múltiplos fatores determinantes desses fenômenos. Ao final do processo, os professores foram capazes de reconhecer a dimensão política e social das controvérsias. Além disso, o papel atribuído à escola básica no processo de explicitação dos conflitos, assim como o potencial pedagógico de tal abordagem, foi por eles enfatizado. - Teaching controversial issues is discussed as a way of promoting knowledge of contents, processes and nature of science and technology. This approach has also been seen as a means of promoting the social, political and ethical development of students. Although activities related to controversial issues have not been carried out in our school, some empirical evidence is presented justifying the discussion of controversial issues in school. In this research we investigated opportunities and impediments for school teachers to incorporate, identify, explicate and elaborate teaching proposals that involve controversial issues related to the environment. The research data were collected during an in-service teachers’ development program carried out in a secondary school in the state of São Paulo, Brazil. At the beginning of the program no participants voluntarily mentioned incorporating those issues into their practice. Nevertheless, when this possibility was presented to them, the teachers not only were able to recognise the controversies but were able to identify multiple factors involved in these phenomena. At the end of the process, teachers were able to recognise the political and social dimension of controversies, and emphasize the pedagogical potential of controversies. |
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