Consciência histórica como tema da Didática de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9985 |
Resumo: | Acompanhando os debates sobre o conceito de consciência histórica e seu lugar nas relações entre aprendizagem e ensino de História, este trabalho apresenta reflexões acerca do ensino de História como um fator essencial da cultura de orientação temporal e a Didática da História como ciência da aprendizagem histórica. Nesse sentido, focaliza algumas questões como a relação entre consciência histórica e condições políticas e sociais do seu contexto, isto é, como ela é produzida e como ela produz situações nas quais o processo de ensino e aprendizagem ocorre. Ademais, procura explicitar a centralidade da consciência histórica para a aprendizagem e, portanto, para o ensino de História. |
id |
UCS-7_1771c7f52ff0bc56228ba59a4cccaf3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ucsnew.ojsbrasil.com.br:article/9985 |
network_acronym_str |
UCS-7 |
network_name_str |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Consciência histórica como tema da Didática de HistóriaAcompanhando os debates sobre o conceito de consciência histórica e seu lugar nas relações entre aprendizagem e ensino de Históriaeste trabalho apresenta reflexões acerca do ensino de História como um fator essencial da cultura de orientação temporal eAcompanhando os debates sobre o conceito de consciência histórica e seu lugar nas relações entre aprendizagem e ensino de História, este trabalho apresenta reflexões acerca do ensino de História como um fator essencial da cultura de orientação temporal e a Didática da História como ciência da aprendizagem histórica. Nesse sentido, focaliza algumas questões como a relação entre consciência histórica e condições políticas e sociais do seu contexto, isto é, como ela é produzida e como ela produz situações nas quais o processo de ensino e aprendizagem ocorre. Ademais, procura explicitar a centralidade da consciência histórica para a aprendizagem e, portanto, para o ensino de História.Universidade de Caxias do Sul2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9985MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA; v. 19 n. 38 (2020): Métis História & Cultura2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9985/4548Copyright (c) 2021 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessRüsen, Jörn2021-04-29T11:21:44Zoai:ojs2.ucsnew.ojsbrasil.com.br:article/9985Revistahttps://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/PUBhttps://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2021-04-29T11:21:44Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consciência histórica como tema da Didática de História |
title |
Consciência histórica como tema da Didática de História |
spellingShingle |
Consciência histórica como tema da Didática de História Rüsen, Jörn Acompanhando os debates sobre o conceito de consciência histórica e seu lugar nas relações entre aprendizagem e ensino de História este trabalho apresenta reflexões acerca do ensino de História como um fator essencial da cultura de orientação temporal e |
title_short |
Consciência histórica como tema da Didática de História |
title_full |
Consciência histórica como tema da Didática de História |
title_fullStr |
Consciência histórica como tema da Didática de História |
title_full_unstemmed |
Consciência histórica como tema da Didática de História |
title_sort |
Consciência histórica como tema da Didática de História |
author |
Rüsen, Jörn |
author_facet |
Rüsen, Jörn |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rüsen, Jörn |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acompanhando os debates sobre o conceito de consciência histórica e seu lugar nas relações entre aprendizagem e ensino de História este trabalho apresenta reflexões acerca do ensino de História como um fator essencial da cultura de orientação temporal e |
topic |
Acompanhando os debates sobre o conceito de consciência histórica e seu lugar nas relações entre aprendizagem e ensino de História este trabalho apresenta reflexões acerca do ensino de História como um fator essencial da cultura de orientação temporal e |
description |
Acompanhando os debates sobre o conceito de consciência histórica e seu lugar nas relações entre aprendizagem e ensino de História, este trabalho apresenta reflexões acerca do ensino de História como um fator essencial da cultura de orientação temporal e a Didática da História como ciência da aprendizagem histórica. Nesse sentido, focaliza algumas questões como a relação entre consciência histórica e condições políticas e sociais do seu contexto, isto é, como ela é produzida e como ela produz situações nas quais o processo de ensino e aprendizagem ocorre. Ademais, procura explicitar a centralidade da consciência histórica para a aprendizagem e, portanto, para o ensino de História. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9985 |
url |
https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9985/4548 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Métis: história & cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Métis: história & cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA; v. 19 n. 38 (2020): Métis História & Cultura 2236-2762 1677-0706 reponame:Métis (Caxias do Sul. Online) instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
collection |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistametis@ucs.br |
_version_ |
1816338832766795776 |