Aprendizagem Conceitual e/ou Orienteção HIstórica? Apropriações e usos do conceito de Consciência Histórica por investigadores portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Miguel Miranda
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5360
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciada em História Orientador: Prof. Dr. Eder C. de Souza
id UNIL_47eac0e0bd224c498da6d3a85b4a62ae
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5360
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Aprendizagem Conceitual e/ou Orienteção HIstórica? Apropriações e usos do conceito de Consciência Histórica por investigadores portuguesesAprendizagem HistóricaConceitos EpistemológicosConsciência HistóricaTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciada em História Orientador: Prof. Dr. Eder C. de SouzaExistem duas concepções que são muito importantes nas discussões atuais sobre ensino e aprendizagem histórica, a aprendizagem conceitual e a orientação histórica. Na primeira a aprendizagem é entendida como o desenvolvimento de raciocínios pautados numa epistemologia própria do conhecimento histórico (LEE, 2006). Já na segunda o aprendizado da história é entendido como processo no qual os sujeitos dão novos significados subjetivos às experiências temporais, a partir de interpretações que geram novas orientações (RÜSEN, 2007). O presente artigo é resultado de um subprojeto, vinculado a um projeto de pesquisa que problematiza a forma como essas duas concepções de aprendizagem histórica são apropriadas e articuladas em pesquisas no Brasil e em Portugal. Essas pesquisas, que se identificam pelo termo Educação Histórica, constituem um conjunto significativo de trabalhos científicos, que inicialmente centralizaram suas preocupações sobre a aprendizagem conceitual de crianças e jovens. Entretanto, a questão da orientação histórica passou a ganhar força nos últimos anos, e o projeto ocupa-se de analisar vários aspectos desses estudos a partir das concepções de aprendizagem adotadas. Como um subprojeto, o presente trabalho selecionou uma base documental específica, assim como um espaço e um recorte temporal próprios para análise. A investigação concentrou-se na produção da Educação Histórica em Portugal, no período 2001-2010, no qual investigamos os usos e apropriações do conceito de Consciência Histórica por investigadores desse país. Em síntese, a proposta consistiu em analisar de que formas a presença do conceito de consciência histórica, nos estudos portugueses, mobilizou a preocupação em relacionar aprendizagem conceitual e orientação histórica. Algumas inferências e constatações foram formuladas neste trabalho, destacando-se a observação de uma diversidade de concepções de consciência histórica presente nessas produções e de uma dificuldade em se vincular o relacionamento direto entre aprendizagem de conceitos e epistemológicos e orientação histórica por parte dos sujeitosSouza, Eder C. deRibeiro, Miguel Miranda2019-12-10info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfRIBEIRO, Miguel Miranda. Aprendizagem Conceitual e/ou Orienteção HIstórica? Apropriações e usos do conceito de Consciência Histórica por investigadores portugueses. 2019. 24 p. Artigo de conclusão de curso (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5360porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:45:45Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5360Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:45:45Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem Conceitual e/ou Orienteção HIstórica? Apropriações e usos do conceito de Consciência Histórica por investigadores portugueses
title Aprendizagem Conceitual e/ou Orienteção HIstórica? Apropriações e usos do conceito de Consciência Histórica por investigadores portugueses
spellingShingle Aprendizagem Conceitual e/ou Orienteção HIstórica? Apropriações e usos do conceito de Consciência Histórica por investigadores portugueses
Ribeiro, Miguel Miranda
Aprendizagem Histórica
Conceitos Epistemológicos
Consciência Histórica
title_short Aprendizagem Conceitual e/ou Orienteção HIstórica? Apropriações e usos do conceito de Consciência Histórica por investigadores portugueses
title_full Aprendizagem Conceitual e/ou Orienteção HIstórica? Apropriações e usos do conceito de Consciência Histórica por investigadores portugueses
title_fullStr Aprendizagem Conceitual e/ou Orienteção HIstórica? Apropriações e usos do conceito de Consciência Histórica por investigadores portugueses
title_full_unstemmed Aprendizagem Conceitual e/ou Orienteção HIstórica? Apropriações e usos do conceito de Consciência Histórica por investigadores portugueses
title_sort Aprendizagem Conceitual e/ou Orienteção HIstórica? Apropriações e usos do conceito de Consciência Histórica por investigadores portugueses
author Ribeiro, Miguel Miranda
author_facet Ribeiro, Miguel Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Eder C. de
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Miguel Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Histórica
Conceitos Epistemológicos
Consciência Histórica
topic Aprendizagem Histórica
Conceitos Epistemológicos
Consciência Histórica
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciada em História Orientador: Prof. Dr. Eder C. de Souza
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Miguel Miranda. Aprendizagem Conceitual e/ou Orienteção HIstórica? Apropriações e usos do conceito de Consciência Histórica por investigadores portugueses. 2019. 24 p. Artigo de conclusão de curso (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5360
identifier_str_mv RIBEIRO, Miguel Miranda. Aprendizagem Conceitual e/ou Orienteção HIstórica? Apropriações e usos do conceito de Consciência Histórica por investigadores portugueses. 2019. 24 p. Artigo de conclusão de curso (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285251665100800