Aprendizagem Conceitual e/ou Orienteção HIstórica? Apropriações e usos do conceito de Consciência Histórica por investigadores portugueses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5360 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciada em História Orientador: Prof. Dr. Eder C. de Souza |
id |
UNIL_47eac0e0bd224c498da6d3a85b4a62ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5360 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Aprendizagem Conceitual e/ou Orienteção HIstórica? Apropriações e usos do conceito de Consciência Histórica por investigadores portuguesesAprendizagem HistóricaConceitos EpistemológicosConsciência HistóricaTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciada em História Orientador: Prof. Dr. Eder C. de SouzaExistem duas concepções que são muito importantes nas discussões atuais sobre ensino e aprendizagem histórica, a aprendizagem conceitual e a orientação histórica. Na primeira a aprendizagem é entendida como o desenvolvimento de raciocínios pautados numa epistemologia própria do conhecimento histórico (LEE, 2006). Já na segunda o aprendizado da história é entendido como processo no qual os sujeitos dão novos significados subjetivos às experiências temporais, a partir de interpretações que geram novas orientações (RÜSEN, 2007). O presente artigo é resultado de um subprojeto, vinculado a um projeto de pesquisa que problematiza a forma como essas duas concepções de aprendizagem histórica são apropriadas e articuladas em pesquisas no Brasil e em Portugal. Essas pesquisas, que se identificam pelo termo Educação Histórica, constituem um conjunto significativo de trabalhos científicos, que inicialmente centralizaram suas preocupações sobre a aprendizagem conceitual de crianças e jovens. Entretanto, a questão da orientação histórica passou a ganhar força nos últimos anos, e o projeto ocupa-se de analisar vários aspectos desses estudos a partir das concepções de aprendizagem adotadas. Como um subprojeto, o presente trabalho selecionou uma base documental específica, assim como um espaço e um recorte temporal próprios para análise. A investigação concentrou-se na produção da Educação Histórica em Portugal, no período 2001-2010, no qual investigamos os usos e apropriações do conceito de Consciência Histórica por investigadores desse país. Em síntese, a proposta consistiu em analisar de que formas a presença do conceito de consciência histórica, nos estudos portugueses, mobilizou a preocupação em relacionar aprendizagem conceitual e orientação histórica. Algumas inferências e constatações foram formuladas neste trabalho, destacando-se a observação de uma diversidade de concepções de consciência histórica presente nessas produções e de uma dificuldade em se vincular o relacionamento direto entre aprendizagem de conceitos e epistemológicos e orientação histórica por parte dos sujeitosSouza, Eder C. deRibeiro, Miguel Miranda2019-12-10info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfRIBEIRO, Miguel Miranda. Aprendizagem Conceitual e/ou Orienteção HIstórica? Apropriações e usos do conceito de Consciência Histórica por investigadores portugueses. 2019. 24 p. Artigo de conclusão de curso (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5360porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:45:45Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5360Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:45:45Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem Conceitual e/ou Orienteção HIstórica? Apropriações e usos do conceito de Consciência Histórica por investigadores portugueses |
title |
Aprendizagem Conceitual e/ou Orienteção HIstórica? Apropriações e usos do conceito de Consciência Histórica por investigadores portugueses |
spellingShingle |
Aprendizagem Conceitual e/ou Orienteção HIstórica? Apropriações e usos do conceito de Consciência Histórica por investigadores portugueses Ribeiro, Miguel Miranda Aprendizagem Histórica Conceitos Epistemológicos Consciência Histórica |
title_short |
Aprendizagem Conceitual e/ou Orienteção HIstórica? Apropriações e usos do conceito de Consciência Histórica por investigadores portugueses |
title_full |
Aprendizagem Conceitual e/ou Orienteção HIstórica? Apropriações e usos do conceito de Consciência Histórica por investigadores portugueses |
title_fullStr |
Aprendizagem Conceitual e/ou Orienteção HIstórica? Apropriações e usos do conceito de Consciência Histórica por investigadores portugueses |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem Conceitual e/ou Orienteção HIstórica? Apropriações e usos do conceito de Consciência Histórica por investigadores portugueses |
title_sort |
Aprendizagem Conceitual e/ou Orienteção HIstórica? Apropriações e usos do conceito de Consciência Histórica por investigadores portugueses |
author |
Ribeiro, Miguel Miranda |
author_facet |
Ribeiro, Miguel Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Eder C. de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Miguel Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Histórica Conceitos Epistemológicos Consciência Histórica |
topic |
Aprendizagem Histórica Conceitos Epistemológicos Consciência Histórica |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciada em História Orientador: Prof. Dr. Eder C. de Souza |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RIBEIRO, Miguel Miranda. Aprendizagem Conceitual e/ou Orienteção HIstórica? Apropriações e usos do conceito de Consciência Histórica por investigadores portugueses. 2019. 24 p. Artigo de conclusão de curso (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5360 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Miguel Miranda. Aprendizagem Conceitual e/ou Orienteção HIstórica? Apropriações e usos do conceito de Consciência Histórica por investigadores portugueses. 2019. 24 p. Artigo de conclusão de curso (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285251665100800 |