Identidade nacional, ensino de História e as diretrizes para as relações étnico-raciais: “O melhor do Brasil ‘ainda’ é o brasileiro?”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palha, Cássia Rita Louro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1177
Resumo: O presente artigo aborda as disputas simbólicas atuais em torno da identidade nacional e da identidade negra no País e suas interfaces com o ensino da História. O foco do trabalho, além de contemplar as midiáticas propagandas de nossa "brasilidade", veiculadas pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), em pareceria com o governo federal, busca analisar o tensionamento das identidades em questão, com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, aprovada pelo Conselho Nacional de Educação em 2004.
id UCS-7_1eb5e0c87de5e96c3692682321440788
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/1177
network_acronym_str UCS-7
network_name_str Métis (Caxias do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Identidade nacional, ensino de História e as diretrizes para as relações étnico-raciais: “O melhor do Brasil ‘ainda’ é o brasileiro?”História; Educaçãoensino de História; identidades; diretrizes curricularesO presente artigo aborda as disputas simbólicas atuais em torno da identidade nacional e da identidade negra no País e suas interfaces com o ensino da História. O foco do trabalho, além de contemplar as midiáticas propagandas de nossa "brasilidade", veiculadas pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), em pareceria com o governo federal, busca analisar o tensionamento das identidades em questão, com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, aprovada pelo Conselho Nacional de Educação em 2004.Universidade de Caxias do SulPalha, Cássia Rita Louro2011-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1177Métis: história & cultura; v. 4, n. 7 (2005)2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1177/815info:eu-repo/semantics/openAccess2012-11-14T13:14:43Zoai:vkali30.ucs.br:article/1177Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2012-11-14T13:14:43Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidade nacional, ensino de História e as diretrizes para as relações étnico-raciais: “O melhor do Brasil ‘ainda’ é o brasileiro?”
title Identidade nacional, ensino de História e as diretrizes para as relações étnico-raciais: “O melhor do Brasil ‘ainda’ é o brasileiro?”
spellingShingle Identidade nacional, ensino de História e as diretrizes para as relações étnico-raciais: “O melhor do Brasil ‘ainda’ é o brasileiro?”
Palha, Cássia Rita Louro
História; Educação
ensino de História; identidades; diretrizes curriculares
title_short Identidade nacional, ensino de História e as diretrizes para as relações étnico-raciais: “O melhor do Brasil ‘ainda’ é o brasileiro?”
title_full Identidade nacional, ensino de História e as diretrizes para as relações étnico-raciais: “O melhor do Brasil ‘ainda’ é o brasileiro?”
title_fullStr Identidade nacional, ensino de História e as diretrizes para as relações étnico-raciais: “O melhor do Brasil ‘ainda’ é o brasileiro?”
title_full_unstemmed Identidade nacional, ensino de História e as diretrizes para as relações étnico-raciais: “O melhor do Brasil ‘ainda’ é o brasileiro?”
title_sort Identidade nacional, ensino de História e as diretrizes para as relações étnico-raciais: “O melhor do Brasil ‘ainda’ é o brasileiro?”
author Palha, Cássia Rita Louro
author_facet Palha, Cássia Rita Louro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Palha, Cássia Rita Louro
dc.subject.por.fl_str_mv História; Educação
ensino de História; identidades; diretrizes curriculares
topic História; Educação
ensino de História; identidades; diretrizes curriculares
description O presente artigo aborda as disputas simbólicas atuais em torno da identidade nacional e da identidade negra no País e suas interfaces com o ensino da História. O foco do trabalho, além de contemplar as midiáticas propagandas de nossa "brasilidade", veiculadas pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), em pareceria com o governo federal, busca analisar o tensionamento das identidades em questão, com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, aprovada pelo Conselho Nacional de Educação em 2004.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1177
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1177/815
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Métis: história & cultura; v. 4, n. 7 (2005)
2236-2762
1677-0706
reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Métis (Caxias do Sul. Online)
collection Métis (Caxias do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistametis@ucs.br
_version_ 1799306151517487104