Identidade nacional, ensino de História e as diretrizes para as relações étnico-raciais: “O melhor do Brasil ‘ainda’ é o brasileiro?”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1177 |
Resumo: | O presente artigo aborda as disputas simbólicas atuais em torno da identidade nacional e da identidade negra no País e suas interfaces com o ensino da História. O foco do trabalho, além de contemplar as midiáticas propagandas de nossa "brasilidade", veiculadas pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), em pareceria com o governo federal, busca analisar o tensionamento das identidades em questão, com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, aprovada pelo Conselho Nacional de Educação em 2004. |
id |
UCS-7_1eb5e0c87de5e96c3692682321440788 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/1177 |
network_acronym_str |
UCS-7 |
network_name_str |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Identidade nacional, ensino de História e as diretrizes para as relações étnico-raciais: “O melhor do Brasil ‘ainda’ é o brasileiro?”História; Educaçãoensino de História; identidades; diretrizes curricularesO presente artigo aborda as disputas simbólicas atuais em torno da identidade nacional e da identidade negra no País e suas interfaces com o ensino da História. O foco do trabalho, além de contemplar as midiáticas propagandas de nossa "brasilidade", veiculadas pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), em pareceria com o governo federal, busca analisar o tensionamento das identidades em questão, com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, aprovada pelo Conselho Nacional de Educação em 2004.Universidade de Caxias do SulPalha, Cássia Rita Louro2011-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1177Métis: história & cultura; v. 4, n. 7 (2005)2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1177/815info:eu-repo/semantics/openAccess2012-11-14T13:14:43Zoai:vkali30.ucs.br:article/1177Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2012-11-14T13:14:43Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidade nacional, ensino de História e as diretrizes para as relações étnico-raciais: “O melhor do Brasil ‘ainda’ é o brasileiro?” |
title |
Identidade nacional, ensino de História e as diretrizes para as relações étnico-raciais: “O melhor do Brasil ‘ainda’ é o brasileiro?” |
spellingShingle |
Identidade nacional, ensino de História e as diretrizes para as relações étnico-raciais: “O melhor do Brasil ‘ainda’ é o brasileiro?” Palha, Cássia Rita Louro História; Educação ensino de História; identidades; diretrizes curriculares |
title_short |
Identidade nacional, ensino de História e as diretrizes para as relações étnico-raciais: “O melhor do Brasil ‘ainda’ é o brasileiro?” |
title_full |
Identidade nacional, ensino de História e as diretrizes para as relações étnico-raciais: “O melhor do Brasil ‘ainda’ é o brasileiro?” |
title_fullStr |
Identidade nacional, ensino de História e as diretrizes para as relações étnico-raciais: “O melhor do Brasil ‘ainda’ é o brasileiro?” |
title_full_unstemmed |
Identidade nacional, ensino de História e as diretrizes para as relações étnico-raciais: “O melhor do Brasil ‘ainda’ é o brasileiro?” |
title_sort |
Identidade nacional, ensino de História e as diretrizes para as relações étnico-raciais: “O melhor do Brasil ‘ainda’ é o brasileiro?” |
author |
Palha, Cássia Rita Louro |
author_facet |
Palha, Cássia Rita Louro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Palha, Cássia Rita Louro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História; Educação ensino de História; identidades; diretrizes curriculares |
topic |
História; Educação ensino de História; identidades; diretrizes curriculares |
description |
O presente artigo aborda as disputas simbólicas atuais em torno da identidade nacional e da identidade negra no País e suas interfaces com o ensino da História. O foco do trabalho, além de contemplar as midiáticas propagandas de nossa "brasilidade", veiculadas pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), em pareceria com o governo federal, busca analisar o tensionamento das identidades em questão, com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, aprovada pelo Conselho Nacional de Educação em 2004. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1177 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1177/815 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Métis: história & cultura; v. 4, n. 7 (2005) 2236-2762 1677-0706 reponame:Métis (Caxias do Sul. Online) instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
collection |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistametis@ucs.br |
_version_ |
1799306151517487104 |