Estudo comparado: educação e imigração nas Colônias alemãs de São Leopoldo (Brasil) e Valdivia (Chile)
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6948 |
Resumo: | O presente texto tem como objetivo analisar a relação entre educação e imigração nas Colônias alemãs de São Leopoldo, Brasil, e Valdivia, Chile. Os dois núcleos foram criados no século XIX, em 1824 e 1850, respectivamente, com o propósito de colaborar com o desenvolvimento econômico-social dos dois países, recém-independentes. O uso da metodologia da História Comparada permitiu que se aprofundasse a análise sobre o quanto a educação e a imigração estão imbricadas e moldaram a vida de imigrantes e nacionais, no Sul da América. Os resultados alcançados demonstram que os projetos voltados à imigração estiveram pautados não somente por objetivos econômicos, mas, também, culturais. Nesse quesito, a educação teve rimazia ao forjar a identidade dos imigrantes e, ao mesmo tempo, propiciar os canais necessários para que, paulatinamente, dialogassem com a sociedade receptora. |
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Estudo comparado: educação e imigração nas Colônias alemãs de São Leopoldo (Brasil) e Valdivia (Chile)Educação. Imigração. História Comparada.O presente texto tem como objetivo analisar a relação entre educação e imigração nas Colônias alemãs de São Leopoldo, Brasil, e Valdivia, Chile. Os dois núcleos foram criados no século XIX, em 1824 e 1850, respectivamente, com o propósito de colaborar com o desenvolvimento econômico-social dos dois países, recém-independentes. O uso da metodologia da História Comparada permitiu que se aprofundasse a análise sobre o quanto a educação e a imigração estão imbricadas e moldaram a vida de imigrantes e nacionais, no Sul da América. Os resultados alcançados demonstram que os projetos voltados à imigração estiveram pautados não somente por objetivos econômicos, mas, também, culturais. Nesse quesito, a educação teve rimazia ao forjar a identidade dos imigrantes e, ao mesmo tempo, propiciar os canais necessários para que, paulatinamente, dialogassem com a sociedade receptora.Universidade de Caxias do SulCristina Arendt, IsabelAntônio Witt, Marcos2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6948Métis: história & cultura; v. 17, n. 34 (2018): MÉTIS: história & cultura – v. 17, n. 34, jul./dez. 20182236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6948/3559Direitos autorais 2018 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-27T14:22:52Zoai:vkali30.ucs.br:article/6948Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2019-03-27T14:22:52Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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