Usos da Capoeira: práticas populares, esporte nacional e ações educativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meinerz, Carla Beatriz
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Barbosa, Viviane Malheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4476
Resumo: O texto promove a reflexão sobre a pluralidade de práticas de Capoeira no Brasil e historiciza a institucionalização das mesmas através de políticas públicas vinculadas ao pertencimento racial e à educação. Tematiza as conexões atuais entre os usos da Capoeira nas instituições escolares e os movimentos de recepção da Lei 10.639/2003, com ênfase analítica no princípio da educação das relações étnicoraciais. Aponta a dois elementos específicos da recepção dessa lei, a partir de pesquisas em andamento: por um lado, a contribuição da Capoeira na perspectiva da educação das relações étnico-raciais e, por outro, os usos dessa prática como possibilidade de construção de novas estereotipias raciais. A fundamentação teórico-metodológica que orienta as análises apresentadas encontra-se na articulação entre dois campos do conhecimento – história e educação –, tendo Michel de Certeau como autor de referência para tratar da Capoeira como prática cultural. 
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