A capoeira como instrumento de valorização étnica na escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PHLS2 |
Resumo: | Esse trabalho apresenta a Escola Municipal Sebastião Guilherme de Oliveira, sua organização pedagógica, caracterização dos professores e estudantes, estrutura física, materialidade e projetos desenvolvidos. Também descreve o Plano de Ação Pedagógico desenvolvido no ano de 2011 com base na Lei 10639/03, abordando a capoeira como instrumento de valorização étnica nesta escola. Os objetivos deste trabalho são os de despertar no educando o desejo pela cultura africana ao buscar as raízes de nossa constituição étnico-racial; conhecer as origens da capoeira e da sua incorporação pela sociedade brasileira, em especial, no que se refere ao espaço escolar; conhecer e identificar os instrumentos musicais que fazem parte do jogo da Capoeira; descrever, identificar e analisar os movimentos básicos, os rituais, práticas e significados; bem como, o envolvimento dos alunos do 2º ano do 3º ciclo. Para tanto, tem como referenciais teóricos de apoio Paulo Freire, Nilma Lino Gomes, Kabengele Munanga e Letícia Vidor de Souza Reis. O Plano de Ação foi dividido em etapas com aulas expositivas sobre a capoeira, pesquisa, sessões de filmes, debates, oficina e roda de capoeira. Os resultados revelam que os objetivos do Plano de Ação foram alcançados e que os alunos obtiveram conhecimentos acerca da capoeira e da conscientização da necessidade de se combater o racismo em nossa sociedade. |
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