Ensino de história na educação de jovens e adultos: uma análise sobre os caminhos recentes a partir de teses e dissertações (2004-2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonete, Wilian Júnior
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/10492
Resumo: O presente artigo tem por objetivo central apresentar, de maneira quantitativa, um levantamento acerca das teses e dissertações que tomam por objeto o ensino de História, e analisar de forma qualitativa aqueles trabalhos que abordam o ensino de História na perspectiva dos professores atuantes na EJA. Para tanto, foi realizado diferentes buscas noCatálogo de Teses e Dissertações da Capes e no Banco Digital Brasileiro de Teses e Dissertações (BDTD) e identificou-se que, entre os anos de 2004 a 2016, foram produzidas 20 (vinte) dissertações de mestrado e 3 (três) teses de doutorado a respeito do ensino de História na EJA. Se comparado ao ensino de História, de uma forma geral, entende-se que esse número ainda é relativamente baixo, o que já evidencia a necessidade de realização de novas pesquisas e reflexões nessa área. Buscou-se apontar as principais temáticas, os sujeitos, os espaços, os referenciais, as tendências e as perspectivas investigativas sobre o ensino de História na EJA. Concluiu-se, por fim, que ainda é escasso o número de produções stricto sensu sobre o ensino de História na EJA, que é necessário sempre atentar para as especificidades e experiências dos alunos e professores, e que ainda existem lacunas que necessitam de maiores reflexões e preocupações por parte dos investigadores em ensino de História, no Brasil.
id UCS-7_58153c8f88d268cd817efb11990ba302
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/10492
network_acronym_str UCS-7
network_name_str Métis (Caxias do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Ensino de história na educação de jovens e adultos: uma análise sobre os caminhos recentes a partir de teses e dissertações (2004-2016)Ensino de História. E J Formação Docente. Perspectivas investigativas.O presente artigo tem por objetivo central apresentar, de maneira quantitativa, um levantamento acerca das teses e dissertações que tomam por objeto o ensino de História, e analisar de forma qualitativa aqueles trabalhos que abordam o ensino de História na perspectiva dos professores atuantes na EJA. Para tanto, foi realizado diferentes buscas noCatálogo de Teses e Dissertações da Capes e no Banco Digital Brasileiro de Teses e Dissertações (BDTD) e identificou-se que, entre os anos de 2004 a 2016, foram produzidas 20 (vinte) dissertações de mestrado e 3 (três) teses de doutorado a respeito do ensino de História na EJA. Se comparado ao ensino de História, de uma forma geral, entende-se que esse número ainda é relativamente baixo, o que já evidencia a necessidade de realização de novas pesquisas e reflexões nessa área. Buscou-se apontar as principais temáticas, os sujeitos, os espaços, os referenciais, as tendências e as perspectivas investigativas sobre o ensino de História na EJA. Concluiu-se, por fim, que ainda é escasso o número de produções stricto sensu sobre o ensino de História na EJA, que é necessário sempre atentar para as especificidades e experiências dos alunos e professores, e que ainda existem lacunas que necessitam de maiores reflexões e preocupações por parte dos investigadores em ensino de História, no Brasil.Universidade de Caxias do SulBonete, Wilian Júnior2021-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/10492Métis: história & cultura; v. 20, n. 39 (2021)2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/10492/pdfDireitos autorais 2021 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-19T12:47:26Zoai:vkali30.ucs.br:article/10492Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2021-11-19T12:47:26Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de história na educação de jovens e adultos: uma análise sobre os caminhos recentes a partir de teses e dissertações (2004-2016)
title Ensino de história na educação de jovens e adultos: uma análise sobre os caminhos recentes a partir de teses e dissertações (2004-2016)
spellingShingle Ensino de história na educação de jovens e adultos: uma análise sobre os caminhos recentes a partir de teses e dissertações (2004-2016)
Bonete, Wilian Júnior
Ensino de História. E J Formação Docente. Perspectivas investigativas.
title_short Ensino de história na educação de jovens e adultos: uma análise sobre os caminhos recentes a partir de teses e dissertações (2004-2016)
title_full Ensino de história na educação de jovens e adultos: uma análise sobre os caminhos recentes a partir de teses e dissertações (2004-2016)
title_fullStr Ensino de história na educação de jovens e adultos: uma análise sobre os caminhos recentes a partir de teses e dissertações (2004-2016)
title_full_unstemmed Ensino de história na educação de jovens e adultos: uma análise sobre os caminhos recentes a partir de teses e dissertações (2004-2016)
title_sort Ensino de história na educação de jovens e adultos: uma análise sobre os caminhos recentes a partir de teses e dissertações (2004-2016)
author Bonete, Wilian Júnior
author_facet Bonete, Wilian Júnior
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonete, Wilian Júnior
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História. E J Formação Docente. Perspectivas investigativas.
topic Ensino de História. E J Formação Docente. Perspectivas investigativas.
description O presente artigo tem por objetivo central apresentar, de maneira quantitativa, um levantamento acerca das teses e dissertações que tomam por objeto o ensino de História, e analisar de forma qualitativa aqueles trabalhos que abordam o ensino de História na perspectiva dos professores atuantes na EJA. Para tanto, foi realizado diferentes buscas noCatálogo de Teses e Dissertações da Capes e no Banco Digital Brasileiro de Teses e Dissertações (BDTD) e identificou-se que, entre os anos de 2004 a 2016, foram produzidas 20 (vinte) dissertações de mestrado e 3 (três) teses de doutorado a respeito do ensino de História na EJA. Se comparado ao ensino de História, de uma forma geral, entende-se que esse número ainda é relativamente baixo, o que já evidencia a necessidade de realização de novas pesquisas e reflexões nessa área. Buscou-se apontar as principais temáticas, os sujeitos, os espaços, os referenciais, as tendências e as perspectivas investigativas sobre o ensino de História na EJA. Concluiu-se, por fim, que ainda é escasso o número de produções stricto sensu sobre o ensino de História na EJA, que é necessário sempre atentar para as especificidades e experiências dos alunos e professores, e que ainda existem lacunas que necessitam de maiores reflexões e preocupações por parte dos investigadores em ensino de História, no Brasil.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/10492
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/10492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/10492/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Métis: história & cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Métis: história & cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Métis: história & cultura; v. 20, n. 39 (2021)
2236-2762
1677-0706
reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Métis (Caxias do Sul. Online)
collection Métis (Caxias do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistametis@ucs.br
_version_ 1750315228353003520