Ensino de história na educação de jovens e adultos: uma análise sobre os caminhos recentes a partir de teses e dissertações (2004-2016)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/10492 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo central apresentar, de maneira quantitativa, um levantamento acerca das teses e dissertações que tomam por objeto o ensino de História, e analisar de forma qualitativa aqueles trabalhos que abordam o ensino de História na perspectiva dos professores atuantes na EJA. Para tanto, foi realizado diferentes buscas noCatálogo de Teses e Dissertações da Capes e no Banco Digital Brasileiro de Teses e Dissertações (BDTD) e identificou-se que, entre os anos de 2004 a 2016, foram produzidas 20 (vinte) dissertações de mestrado e 3 (três) teses de doutorado a respeito do ensino de História na EJA. Se comparado ao ensino de História, de uma forma geral, entende-se que esse número ainda é relativamente baixo, o que já evidencia a necessidade de realização de novas pesquisas e reflexões nessa área. Buscou-se apontar as principais temáticas, os sujeitos, os espaços, os referenciais, as tendências e as perspectivas investigativas sobre o ensino de História na EJA. Concluiu-se, por fim, que ainda é escasso o número de produções stricto sensu sobre o ensino de História na EJA, que é necessário sempre atentar para as especificidades e experiências dos alunos e professores, e que ainda existem lacunas que necessitam de maiores reflexões e preocupações por parte dos investigadores em ensino de História, no Brasil. |
id |
UCS-7_58153c8f88d268cd817efb11990ba302 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/10492 |
network_acronym_str |
UCS-7 |
network_name_str |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de história na educação de jovens e adultos: uma análise sobre os caminhos recentes a partir de teses e dissertações (2004-2016)Ensino de História. E J Formação Docente. Perspectivas investigativas.O presente artigo tem por objetivo central apresentar, de maneira quantitativa, um levantamento acerca das teses e dissertações que tomam por objeto o ensino de História, e analisar de forma qualitativa aqueles trabalhos que abordam o ensino de História na perspectiva dos professores atuantes na EJA. Para tanto, foi realizado diferentes buscas noCatálogo de Teses e Dissertações da Capes e no Banco Digital Brasileiro de Teses e Dissertações (BDTD) e identificou-se que, entre os anos de 2004 a 2016, foram produzidas 20 (vinte) dissertações de mestrado e 3 (três) teses de doutorado a respeito do ensino de História na EJA. Se comparado ao ensino de História, de uma forma geral, entende-se que esse número ainda é relativamente baixo, o que já evidencia a necessidade de realização de novas pesquisas e reflexões nessa área. Buscou-se apontar as principais temáticas, os sujeitos, os espaços, os referenciais, as tendências e as perspectivas investigativas sobre o ensino de História na EJA. Concluiu-se, por fim, que ainda é escasso o número de produções stricto sensu sobre o ensino de História na EJA, que é necessário sempre atentar para as especificidades e experiências dos alunos e professores, e que ainda existem lacunas que necessitam de maiores reflexões e preocupações por parte dos investigadores em ensino de História, no Brasil.Universidade de Caxias do SulBonete, Wilian Júnior2021-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/10492Métis: história & cultura; v. 20, n. 39 (2021)2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/10492/pdfDireitos autorais 2021 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-19T12:47:26Zoai:vkali30.ucs.br:article/10492Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2021-11-19T12:47:26Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de história na educação de jovens e adultos: uma análise sobre os caminhos recentes a partir de teses e dissertações (2004-2016) |
title |
Ensino de história na educação de jovens e adultos: uma análise sobre os caminhos recentes a partir de teses e dissertações (2004-2016) |
spellingShingle |
Ensino de história na educação de jovens e adultos: uma análise sobre os caminhos recentes a partir de teses e dissertações (2004-2016) Bonete, Wilian Júnior Ensino de História. E J Formação Docente. Perspectivas investigativas. |
title_short |
Ensino de história na educação de jovens e adultos: uma análise sobre os caminhos recentes a partir de teses e dissertações (2004-2016) |
title_full |
Ensino de história na educação de jovens e adultos: uma análise sobre os caminhos recentes a partir de teses e dissertações (2004-2016) |
title_fullStr |
Ensino de história na educação de jovens e adultos: uma análise sobre os caminhos recentes a partir de teses e dissertações (2004-2016) |
title_full_unstemmed |
Ensino de história na educação de jovens e adultos: uma análise sobre os caminhos recentes a partir de teses e dissertações (2004-2016) |
title_sort |
Ensino de história na educação de jovens e adultos: uma análise sobre os caminhos recentes a partir de teses e dissertações (2004-2016) |
author |
Bonete, Wilian Júnior |
author_facet |
Bonete, Wilian Júnior |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonete, Wilian Júnior |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História. E J Formação Docente. Perspectivas investigativas. |
topic |
Ensino de História. E J Formação Docente. Perspectivas investigativas. |
description |
O presente artigo tem por objetivo central apresentar, de maneira quantitativa, um levantamento acerca das teses e dissertações que tomam por objeto o ensino de História, e analisar de forma qualitativa aqueles trabalhos que abordam o ensino de História na perspectiva dos professores atuantes na EJA. Para tanto, foi realizado diferentes buscas noCatálogo de Teses e Dissertações da Capes e no Banco Digital Brasileiro de Teses e Dissertações (BDTD) e identificou-se que, entre os anos de 2004 a 2016, foram produzidas 20 (vinte) dissertações de mestrado e 3 (três) teses de doutorado a respeito do ensino de História na EJA. Se comparado ao ensino de História, de uma forma geral, entende-se que esse número ainda é relativamente baixo, o que já evidencia a necessidade de realização de novas pesquisas e reflexões nessa área. Buscou-se apontar as principais temáticas, os sujeitos, os espaços, os referenciais, as tendências e as perspectivas investigativas sobre o ensino de História na EJA. Concluiu-se, por fim, que ainda é escasso o número de produções stricto sensu sobre o ensino de História na EJA, que é necessário sempre atentar para as especificidades e experiências dos alunos e professores, e que ainda existem lacunas que necessitam de maiores reflexões e preocupações por parte dos investigadores em ensino de História, no Brasil. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/10492 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/10492 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/10492/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Métis: história & cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Métis: história & cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Métis: história & cultura; v. 20, n. 39 (2021) 2236-2762 1677-0706 reponame:Métis (Caxias do Sul. Online) instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
collection |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistametis@ucs.br |
_version_ |
1750315228353003520 |