Consciência histórica como tema da Didática de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rüsen, Jörn
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9985
Resumo: Acompanhando os debates sobre o conceito de consciência histórica e seu lugar nas relações entre aprendizagem e ensino de História, este trabalho apresenta reflexões acerca do ensino de História como um fator essencial da cultura de orientação temporal e a Didática da História como ciência da aprendizagem histórica. Nesse sentido, focaliza algumas questões como a relação entre consciência histórica e condições políticas e sociais do seu contexto, isto é, como ela é produzida e como ela produz situações nas quais o processo de ensino e aprendizagem ocorre. Ademais, procura explicitar a centralidade da consciência histórica para a aprendizagem e, portanto, para o ensino de História.
id UCS-7_5bd2d5c6243e2da3b1661ec844bf273c
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/9985
network_acronym_str UCS-7
network_name_str Métis (Caxias do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Consciência histórica como tema da Didática de HistóriaAcompanhando os debates sobre o conceito de consciência histórica e seu lugar nas relações entre aprendizagem e ensino de História, este trabalho apresenta reflexões acerca do ensino de História como um fator essencial da cultura de orientação temporal eAcompanhando os debates sobre o conceito de consciência histórica e seu lugar nas relações entre aprendizagem e ensino de História, este trabalho apresenta reflexões acerca do ensino de História como um fator essencial da cultura de orientação temporal e a Didática da História como ciência da aprendizagem histórica. Nesse sentido, focaliza algumas questões como a relação entre consciência histórica e condições políticas e sociais do seu contexto, isto é, como ela é produzida e como ela produz situações nas quais o processo de ensino e aprendizagem ocorre. Ademais, procura explicitar a centralidade da consciência histórica para a aprendizagem e, portanto, para o ensino de História.Universidade de Caxias do SulRüsen, Jörn2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9985Métis: história & cultura; v. 19, n. 38 (2020): Métis História & Cultura2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9985/4548Direitos autorais 2021 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-29T14:21:44Zoai:vkali30.ucs.br:article/9985Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2021-04-29T14:21:44Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Consciência histórica como tema da Didática de História
title Consciência histórica como tema da Didática de História
spellingShingle Consciência histórica como tema da Didática de História
Rüsen, Jörn
Acompanhando os debates sobre o conceito de consciência histórica e seu lugar nas relações entre aprendizagem e ensino de História, este trabalho apresenta reflexões acerca do ensino de História como um fator essencial da cultura de orientação temporal e
title_short Consciência histórica como tema da Didática de História
title_full Consciência histórica como tema da Didática de História
title_fullStr Consciência histórica como tema da Didática de História
title_full_unstemmed Consciência histórica como tema da Didática de História
title_sort Consciência histórica como tema da Didática de História
author Rüsen, Jörn
author_facet Rüsen, Jörn
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rüsen, Jörn
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Acompanhando os debates sobre o conceito de consciência histórica e seu lugar nas relações entre aprendizagem e ensino de História, este trabalho apresenta reflexões acerca do ensino de História como um fator essencial da cultura de orientação temporal e
topic Acompanhando os debates sobre o conceito de consciência histórica e seu lugar nas relações entre aprendizagem e ensino de História, este trabalho apresenta reflexões acerca do ensino de História como um fator essencial da cultura de orientação temporal e
description Acompanhando os debates sobre o conceito de consciência histórica e seu lugar nas relações entre aprendizagem e ensino de História, este trabalho apresenta reflexões acerca do ensino de História como um fator essencial da cultura de orientação temporal e a Didática da História como ciência da aprendizagem histórica. Nesse sentido, focaliza algumas questões como a relação entre consciência histórica e condições políticas e sociais do seu contexto, isto é, como ela é produzida e como ela produz situações nas quais o processo de ensino e aprendizagem ocorre. Ademais, procura explicitar a centralidade da consciência histórica para a aprendizagem e, portanto, para o ensino de História.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9985
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9985/4548
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Métis: história & cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Métis: história & cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Métis: história & cultura; v. 19, n. 38 (2020): Métis História & Cultura
2236-2762
1677-0706
reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Métis (Caxias do Sul. Online)
collection Métis (Caxias do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistametis@ucs.br
_version_ 1799306149973983232