Considerações sobre o perfil dos graduandos em História: o que esperam de seus docentes?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Méndez, Natalia Pietra
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Batassini, Gabriela Dors
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/714
Resumo: A comunicação tem por objetivo apresentar uma pesquisa realizada em 2007 com graduandos do curso de Licenciatura em História da Universidade de Caxias do Sul. A pesquisa de opinião quis investigar o perfil desses alunos, o modo como compreendem que ocorra a aquisição do conhecimento e quais são suas expectativas acerca do papel do docente universitário neste processo. Atualmente, um dos grandes desafios da docência universitária é compreender o universo do aluno, aprofundar os estudos sobre os mecanismos de aprendizagem, perceber o modo como a relação professoraluno pode potencializar a da sala de aula como um espaço de desenvolvimento de competências e habilidades. Essas questões também podem colaborar para se refletir sobre o cenário no qual os docentes universitários operam e como os graduandos esperam que esses contribuam para sua formação como futuros professores de história.
id UCS-7_5eeae68e794add7623865dfacfeb6f84
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/714
network_acronym_str UCS-7
network_name_str Métis (Caxias do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Considerações sobre o perfil dos graduandos em História: o que esperam de seus docentes?A comunicação tem por objetivo apresentar uma pesquisa realizada em 2007 com graduandos do curso de Licenciatura em História da Universidade de Caxias do Sul. A pesquisa de opinião quis investigar o perfil desses alunos, o modo como compreendem que ocorra a aquisição do conhecimento e quais são suas expectativas acerca do papel do docente universitário neste processo. Atualmente, um dos grandes desafios da docência universitária é compreender o universo do aluno, aprofundar os estudos sobre os mecanismos de aprendizagem, perceber o modo como a relação professoraluno pode potencializar a da sala de aula como um espaço de desenvolvimento de competências e habilidades. Essas questões também podem colaborar para se refletir sobre o cenário no qual os docentes universitários operam e como os graduandos esperam que esses contribuam para sua formação como futuros professores de história.Universidade de Caxias do SulMéndez, Natalia PietraBatassini, Gabriela Dors2011-04-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/714Métis: história & cultura; v. 7, n. 14 (2008)2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/714/519info:eu-repo/semantics/openAccess2012-11-13T15:45:40Zoai:vkali30.ucs.br:article/714Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2012-11-13T15:45:40Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações sobre o perfil dos graduandos em História: o que esperam de seus docentes?
title Considerações sobre o perfil dos graduandos em História: o que esperam de seus docentes?
spellingShingle Considerações sobre o perfil dos graduandos em História: o que esperam de seus docentes?
Méndez, Natalia Pietra
title_short Considerações sobre o perfil dos graduandos em História: o que esperam de seus docentes?
title_full Considerações sobre o perfil dos graduandos em História: o que esperam de seus docentes?
title_fullStr Considerações sobre o perfil dos graduandos em História: o que esperam de seus docentes?
title_full_unstemmed Considerações sobre o perfil dos graduandos em História: o que esperam de seus docentes?
title_sort Considerações sobre o perfil dos graduandos em História: o que esperam de seus docentes?
author Méndez, Natalia Pietra
author_facet Méndez, Natalia Pietra
Batassini, Gabriela Dors
author_role author
author2 Batassini, Gabriela Dors
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Méndez, Natalia Pietra
Batassini, Gabriela Dors
dc.subject.none.fl_str_mv

description A comunicação tem por objetivo apresentar uma pesquisa realizada em 2007 com graduandos do curso de Licenciatura em História da Universidade de Caxias do Sul. A pesquisa de opinião quis investigar o perfil desses alunos, o modo como compreendem que ocorra a aquisição do conhecimento e quais são suas expectativas acerca do papel do docente universitário neste processo. Atualmente, um dos grandes desafios da docência universitária é compreender o universo do aluno, aprofundar os estudos sobre os mecanismos de aprendizagem, perceber o modo como a relação professoraluno pode potencializar a da sala de aula como um espaço de desenvolvimento de competências e habilidades. Essas questões também podem colaborar para se refletir sobre o cenário no qual os docentes universitários operam e como os graduandos esperam que esses contribuam para sua formação como futuros professores de história.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/714
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/714/519
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Métis: história & cultura; v. 7, n. 14 (2008)
2236-2762
1677-0706
reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Métis (Caxias do Sul. Online)
collection Métis (Caxias do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistametis@ucs.br
_version_ 1799306151566770176