Considerações sobre crenças de graduandos em letras acerca do processo de aprendizagem de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berto, Felipe de Luna
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/831
Resumo: Esta pesquisa objetivou identificar as principais crenças sobre aprendizagem de língua inglesa e quais suas influências no processo desta aprendizagem entre futuros professores licenciados do curso de Letras com dupla formação em línguas portuguesa e inglesa, na Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Para tanto, a pesquisa foi realizada mediante análise do corpus a partir da aplicação de questionáriocom ingressantes na referida graduação em 2014 e 2018, cujos dados foram comparados. Esta análise foi amparada pelas principais teorias e hipótesesa respeito da aquisição de línguas e sobre aprendizagem de línguas estrangeiras após o chamado “período crítico” – Krashen (1984); e sobre a noção de crenças neste processo de aprendizagem – Barcelos (2000, 2001, 2004, 2006, 2007), Horwitz (1988) e Kudiess (2005). Como resultados, verificamos que a maior parte das crenças apresentadas representam empecilhos no processo de aprendizagem da língua inglesa. Os dados obtidos, ainda, sugerem que estas crenças são mantidas como resultado da influência de experiências anteriores de aprendizagem desta língua.
id UFRPE_64df40f16727c7590aa7b7cf5e1c5d76
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/831
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Considerações sobre crenças de graduandos em letras acerca do processo de aprendizagem de língua inglesaAprendizagemLíngua inglesa - Estudo e ensinoFormação profissionalEsta pesquisa objetivou identificar as principais crenças sobre aprendizagem de língua inglesa e quais suas influências no processo desta aprendizagem entre futuros professores licenciados do curso de Letras com dupla formação em línguas portuguesa e inglesa, na Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Para tanto, a pesquisa foi realizada mediante análise do corpus a partir da aplicação de questionáriocom ingressantes na referida graduação em 2014 e 2018, cujos dados foram comparados. Esta análise foi amparada pelas principais teorias e hipótesesa respeito da aquisição de línguas e sobre aprendizagem de línguas estrangeiras após o chamado “período crítico” – Krashen (1984); e sobre a noção de crenças neste processo de aprendizagem – Barcelos (2000, 2001, 2004, 2006, 2007), Horwitz (1988) e Kudiess (2005). Como resultados, verificamos que a maior parte das crenças apresentadas representam empecilhos no processo de aprendizagem da língua inglesa. Os dados obtidos, ainda, sugerem que estas crenças são mantidas como resultado da influência de experiências anteriores de aprendizagem desta língua.This research aimed to identify the main beliefs about English language learning and its influence on the learning process of future teachers of Arts course with dual qualification in Portuguese and English languages, from the Academic Unit of Garanhuns at the Federal Rural University of Pernambuco. To do so, the research was performed through the application of a questionnaire to entrant students in the graduation in 2014 and in 2018, whose data were compared. The analysis was supported by the main theories and hypotheses regarding the acquisition of languages and foreign language learning after the so-called "critical period" - Krashen (1984); and on the notion of beliefs in this learning process - Barcelos (2000, 2001, 2004, 2006, 2007), Horwitz (1988) and Kudiess (2005). As result, it was verified that most of the presented beliefs represent obstacles in the learning process of the English language. The data obtained also suggest that the beliefs are maintained as a result of the influence of previous experiences about learning this language.BrasilLima, Emanuelle Camila Moraes de Melo Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/5506333233424805http://lattes.cnpq.br/0470905904340465Barbuio, Eduardohttp://lattes.cnpq.br/2468107735357950Berto, Felipe de Luna2019-03-20T13:44:37Z2019-03-20T13:44:37Z2018-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis48 f.application/pdfBERTO, Felipe.Considerações sobre crenças de graduandos em letras acerca do processo de aprendizagem de língua inglesa.2018.48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/831porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-18T17:27:07Zoai:dspace:123456789/831Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-18T17:27:07Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações sobre crenças de graduandos em letras acerca do processo de aprendizagem de língua inglesa
title Considerações sobre crenças de graduandos em letras acerca do processo de aprendizagem de língua inglesa
spellingShingle Considerações sobre crenças de graduandos em letras acerca do processo de aprendizagem de língua inglesa
Berto, Felipe de Luna
Aprendizagem
Língua inglesa - Estudo e ensino
Formação profissional
title_short Considerações sobre crenças de graduandos em letras acerca do processo de aprendizagem de língua inglesa
title_full Considerações sobre crenças de graduandos em letras acerca do processo de aprendizagem de língua inglesa
title_fullStr Considerações sobre crenças de graduandos em letras acerca do processo de aprendizagem de língua inglesa
title_full_unstemmed Considerações sobre crenças de graduandos em letras acerca do processo de aprendizagem de língua inglesa
title_sort Considerações sobre crenças de graduandos em letras acerca do processo de aprendizagem de língua inglesa
author Berto, Felipe de Luna
author_facet Berto, Felipe de Luna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Emanuelle Camila Moraes de Melo Albuquerque
http://lattes.cnpq.br/5506333233424805
http://lattes.cnpq.br/0470905904340465
Barbuio, Eduardo
http://lattes.cnpq.br/2468107735357950
dc.contributor.author.fl_str_mv Berto, Felipe de Luna
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Língua inglesa - Estudo e ensino
Formação profissional
topic Aprendizagem
Língua inglesa - Estudo e ensino
Formação profissional
description Esta pesquisa objetivou identificar as principais crenças sobre aprendizagem de língua inglesa e quais suas influências no processo desta aprendizagem entre futuros professores licenciados do curso de Letras com dupla formação em línguas portuguesa e inglesa, na Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Para tanto, a pesquisa foi realizada mediante análise do corpus a partir da aplicação de questionáriocom ingressantes na referida graduação em 2014 e 2018, cujos dados foram comparados. Esta análise foi amparada pelas principais teorias e hipótesesa respeito da aquisição de línguas e sobre aprendizagem de línguas estrangeiras após o chamado “período crítico” – Krashen (1984); e sobre a noção de crenças neste processo de aprendizagem – Barcelos (2000, 2001, 2004, 2006, 2007), Horwitz (1988) e Kudiess (2005). Como resultados, verificamos que a maior parte das crenças apresentadas representam empecilhos no processo de aprendizagem da língua inglesa. Os dados obtidos, ainda, sugerem que estas crenças são mantidas como resultado da influência de experiências anteriores de aprendizagem desta língua.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-13
2019-03-20T13:44:37Z
2019-03-20T13:44:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BERTO, Felipe.Considerações sobre crenças de graduandos em letras acerca do processo de aprendizagem de língua inglesa.2018.48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/831
identifier_str_mv BERTO, Felipe.Considerações sobre crenças de graduandos em letras acerca do processo de aprendizagem de língua inglesa.2018.48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 48 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277158691962880