Poder Judiciário e fronteiras de gênero:conflitos nos processos de investigação de paternidade na Comarca Caxias (1900-1950)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pietra Méndez, Natalia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2083
Resumo: O Centro de Memória do Judiciário da Comarca Caxias reúne acervos de fontes que podem ser interpretadas através da análise do discurso jurídico como instância normativa de identidades, sujeitos e condutas sociais. O tema deste trabalho parte de uma aproximação teórica com os estudos de gênero para analisar processos que versam sobre investigação de paternidade datados da primeira metade do século XX. A maioria dos processos selecionados iniciou com a ação de mulheres em busca do reconhecimento de paternidade de seus filhos. Constituem, portanto, uma fonte singular para discutir as práticas da Justiça na constituição de elementos de prova - favoráveis ou avessos aos pedidos de reconhecimento da paternidade. Em busca dessas provas, diferentes estratégias eram utilizadas para examinar a conduta feminina. Esse é o tema que - recorrentemente -compunha o centro do debate jurídico para decidir os processos em questão. Ao analisar este conjunto de fontes, o trabalho debate a função do discurso jurídico na constituição de condutas sociais femininas e masculinas. Nas entrelinhas da história dos processos jurídicos, o trabalho procura igualmente tornar visíveis as práticas que conflitavam com as fronteiras de gênero socialmente reconhecidas produzindo mudanças e seus eventuais deslocamentos.
id UCS-7_685e0b1d9d25835dfa2c6d92f04fa62d
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/2083
network_acronym_str UCS-7
network_name_str Métis (Caxias do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Poder Judiciário e fronteiras de gênero:conflitos nos processos de investigação de paternidade na Comarca Caxias (1900-1950)Históriaestudos de gênero; discurso jurídico; investigação de paternidade; Comarca Caxias. 1900-1950O Centro de Memória do Judiciário da Comarca Caxias reúne acervos de fontes que podem ser interpretadas através da análise do discurso jurídico como instância normativa de identidades, sujeitos e condutas sociais. O tema deste trabalho parte de uma aproximação teórica com os estudos de gênero para analisar processos que versam sobre investigação de paternidade datados da primeira metade do século XX. A maioria dos processos selecionados iniciou com a ação de mulheres em busca do reconhecimento de paternidade de seus filhos. Constituem, portanto, uma fonte singular para discutir as práticas da Justiça na constituição de elementos de prova - favoráveis ou avessos aos pedidos de reconhecimento da paternidade. Em busca dessas provas, diferentes estratégias eram utilizadas para examinar a conduta feminina. Esse é o tema que - recorrentemente -compunha o centro do debate jurídico para decidir os processos em questão. Ao analisar este conjunto de fontes, o trabalho debate a função do discurso jurídico na constituição de condutas sociais femininas e masculinas. Nas entrelinhas da história dos processos jurídicos, o trabalho procura igualmente tornar visíveis as práticas que conflitavam com as fronteiras de gênero socialmente reconhecidas produzindo mudanças e seus eventuais deslocamentos.Universidade de Caxias do SulPietra Méndez, Natalia2013-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2083Métis: história & cultura; v. 11, n. 21 (2012)2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2083/1233info:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T18:25:47Zoai:vkali30.ucs.br:article/2083Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2013-05-02T18:25:47Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Poder Judiciário e fronteiras de gênero:conflitos nos processos de investigação de paternidade na Comarca Caxias (1900-1950)
title Poder Judiciário e fronteiras de gênero:conflitos nos processos de investigação de paternidade na Comarca Caxias (1900-1950)
spellingShingle Poder Judiciário e fronteiras de gênero:conflitos nos processos de investigação de paternidade na Comarca Caxias (1900-1950)
Pietra Méndez, Natalia
História
estudos de gênero; discurso jurídico; investigação de paternidade; Comarca Caxias. 1900-1950
title_short Poder Judiciário e fronteiras de gênero:conflitos nos processos de investigação de paternidade na Comarca Caxias (1900-1950)
title_full Poder Judiciário e fronteiras de gênero:conflitos nos processos de investigação de paternidade na Comarca Caxias (1900-1950)
title_fullStr Poder Judiciário e fronteiras de gênero:conflitos nos processos de investigação de paternidade na Comarca Caxias (1900-1950)
title_full_unstemmed Poder Judiciário e fronteiras de gênero:conflitos nos processos de investigação de paternidade na Comarca Caxias (1900-1950)
title_sort Poder Judiciário e fronteiras de gênero:conflitos nos processos de investigação de paternidade na Comarca Caxias (1900-1950)
author Pietra Méndez, Natalia
author_facet Pietra Méndez, Natalia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pietra Méndez, Natalia
dc.subject.por.fl_str_mv História
estudos de gênero; discurso jurídico; investigação de paternidade; Comarca Caxias. 1900-1950
topic História
estudos de gênero; discurso jurídico; investigação de paternidade; Comarca Caxias. 1900-1950
description O Centro de Memória do Judiciário da Comarca Caxias reúne acervos de fontes que podem ser interpretadas através da análise do discurso jurídico como instância normativa de identidades, sujeitos e condutas sociais. O tema deste trabalho parte de uma aproximação teórica com os estudos de gênero para analisar processos que versam sobre investigação de paternidade datados da primeira metade do século XX. A maioria dos processos selecionados iniciou com a ação de mulheres em busca do reconhecimento de paternidade de seus filhos. Constituem, portanto, uma fonte singular para discutir as práticas da Justiça na constituição de elementos de prova - favoráveis ou avessos aos pedidos de reconhecimento da paternidade. Em busca dessas provas, diferentes estratégias eram utilizadas para examinar a conduta feminina. Esse é o tema que - recorrentemente -compunha o centro do debate jurídico para decidir os processos em questão. Ao analisar este conjunto de fontes, o trabalho debate a função do discurso jurídico na constituição de condutas sociais femininas e masculinas. Nas entrelinhas da história dos processos jurídicos, o trabalho procura igualmente tornar visíveis as práticas que conflitavam com as fronteiras de gênero socialmente reconhecidas produzindo mudanças e seus eventuais deslocamentos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2083
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2083/1233
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Métis: história & cultura; v. 11, n. 21 (2012)
2236-2762
1677-0706
reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Métis (Caxias do Sul. Online)
collection Métis (Caxias do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistametis@ucs.br
_version_ 1799306149948817408