Uma história infame: Maria Balteira e suas possibilidades na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ströher, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Kaspari, Tatiane, Masiero, Cláudia Gisele, Duarte, Cláudia Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4479
Resumo: Este estudo apresenta a personagem medieval Maria Balteira como possibilidade pedagógica, a fim de problematizar a importância de sujeitos considerados anônimos para a contextualização histórico-social, com vistas a incentivar a tomada de consciência do estudante acerca do seu próprio potencial como protagonista histórico. Embora na atual historiografia haja urgência em falar sobre grupos sociais não hegemônicos, no contexto escolar, essa temática ainda não aparece de forma efetiva. Os livros didáticos, por exemplo, normalmente absorvem a produção acadêmica e refletem uma historiografia tradicional, com pouca visibilidade a registros de indivíduos anônimos. O trabalho propõe um roteiro pedagógico que dá relevância à personagem Maria Balteira e que a contextualiza no cenário cultural da Idade Média, por meio das cantigas medievais que a mencionam. O referencial teórico que sustenta esta abordagem é definido pela intersecção de estudos literários, tomando por base Manuel Lapa (1995), e históricos, focalizando Peter Burke (2010), Ronaldo Vainfas (2002) e Michel Foucault (2003). Esses autores apresentam possibilidades de uma história mais abrangente e, ao mesmo tempo, conferem ênfase à micro-história, lançando luz sobre os chamados “protagonistas anônimos”, cujas histórias “infames” são portadoras de elementos importantes a serem discutidos e refletidos pelos professores e alunos nas aulas de História. 
id UCS-7_6ef64f0e497f65f357f441cd508a801c
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/4479
network_acronym_str UCS-7
network_name_str Métis (Caxias do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Uma história infame: Maria Balteira e suas possibilidades na sala de aulaMaria Balteira. Protagonistas anônimos. Micro-história. Ensino de História.Este estudo apresenta a personagem medieval Maria Balteira como possibilidade pedagógica, a fim de problematizar a importância de sujeitos considerados anônimos para a contextualização histórico-social, com vistas a incentivar a tomada de consciência do estudante acerca do seu próprio potencial como protagonista histórico. Embora na atual historiografia haja urgência em falar sobre grupos sociais não hegemônicos, no contexto escolar, essa temática ainda não aparece de forma efetiva. Os livros didáticos, por exemplo, normalmente absorvem a produção acadêmica e refletem uma historiografia tradicional, com pouca visibilidade a registros de indivíduos anônimos. O trabalho propõe um roteiro pedagógico que dá relevância à personagem Maria Balteira e que a contextualiza no cenário cultural da Idade Média, por meio das cantigas medievais que a mencionam. O referencial teórico que sustenta esta abordagem é definido pela intersecção de estudos literários, tomando por base Manuel Lapa (1995), e históricos, focalizando Peter Burke (2010), Ronaldo Vainfas (2002) e Michel Foucault (2003). Esses autores apresentam possibilidades de uma história mais abrangente e, ao mesmo tempo, conferem ênfase à micro-história, lançando luz sobre os chamados “protagonistas anônimos”, cujas histórias “infames” são portadoras de elementos importantes a serem discutidos e refletidos pelos professores e alunos nas aulas de História. Universidade de Caxias do SulStröher, Carlos EduardoKaspari, TatianeMasiero, Cláudia GiseleDuarte, Cláudia Santos2016-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4479Métis: história & cultura; v. 15, n. 29 (2016); 772236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4479/2554Direitos autorais 2016 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-23T15:05:09Zoai:vkali30.ucs.br:article/4479Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2016-12-23T15:05:09Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma história infame: Maria Balteira e suas possibilidades na sala de aula
title Uma história infame: Maria Balteira e suas possibilidades na sala de aula
spellingShingle Uma história infame: Maria Balteira e suas possibilidades na sala de aula
Ströher, Carlos Eduardo
Maria Balteira. Protagonistas anônimos. Micro-história. Ensino de História.
title_short Uma história infame: Maria Balteira e suas possibilidades na sala de aula
title_full Uma história infame: Maria Balteira e suas possibilidades na sala de aula
title_fullStr Uma história infame: Maria Balteira e suas possibilidades na sala de aula
title_full_unstemmed Uma história infame: Maria Balteira e suas possibilidades na sala de aula
title_sort Uma história infame: Maria Balteira e suas possibilidades na sala de aula
author Ströher, Carlos Eduardo
author_facet Ströher, Carlos Eduardo
Kaspari, Tatiane
Masiero, Cláudia Gisele
Duarte, Cláudia Santos
author_role author
author2 Kaspari, Tatiane
Masiero, Cláudia Gisele
Duarte, Cláudia Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ströher, Carlos Eduardo
Kaspari, Tatiane
Masiero, Cláudia Gisele
Duarte, Cláudia Santos
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Maria Balteira. Protagonistas anônimos. Micro-história. Ensino de História.
topic Maria Balteira. Protagonistas anônimos. Micro-história. Ensino de História.
description Este estudo apresenta a personagem medieval Maria Balteira como possibilidade pedagógica, a fim de problematizar a importância de sujeitos considerados anônimos para a contextualização histórico-social, com vistas a incentivar a tomada de consciência do estudante acerca do seu próprio potencial como protagonista histórico. Embora na atual historiografia haja urgência em falar sobre grupos sociais não hegemônicos, no contexto escolar, essa temática ainda não aparece de forma efetiva. Os livros didáticos, por exemplo, normalmente absorvem a produção acadêmica e refletem uma historiografia tradicional, com pouca visibilidade a registros de indivíduos anônimos. O trabalho propõe um roteiro pedagógico que dá relevância à personagem Maria Balteira e que a contextualiza no cenário cultural da Idade Média, por meio das cantigas medievais que a mencionam. O referencial teórico que sustenta esta abordagem é definido pela intersecção de estudos literários, tomando por base Manuel Lapa (1995), e históricos, focalizando Peter Burke (2010), Ronaldo Vainfas (2002) e Michel Foucault (2003). Esses autores apresentam possibilidades de uma história mais abrangente e, ao mesmo tempo, conferem ênfase à micro-história, lançando luz sobre os chamados “protagonistas anônimos”, cujas histórias “infames” são portadoras de elementos importantes a serem discutidos e refletidos pelos professores e alunos nas aulas de História. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4479
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4479/2554
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Métis: história & cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Métis: história & cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Métis: história & cultura; v. 15, n. 29 (2016); 77
2236-2762
1677-0706
reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Métis (Caxias do Sul. Online)
collection Métis (Caxias do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistametis@ucs.br
_version_ 1799306149991809025