Memórias e educação escolar indígena Kariri-Xocó: “por uma educação do nosso jeito”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Taysa Kawanny Ferreira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lucini, Marizete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6682
Resumo: Este texto apresenta reflexões sobre memória, educação escolar indígena e interculturalidade. Resulta de pesquisa que objetivou analisar as memórias narradas nos suportes didáticos elaborados pelos indígenas Kariri-Xocó/AL e foi desenvolvida com o povo Kariri-Xocó, que habita o território indígena no município de Porto Real do Colégio, no Estado de Alagoas. O estudo orientou-se pela abordagem da pesquisa qualitativa em Educação e ancorou-se nos pressupostos da fenomenologiahermenêutica, porque objetivou evidenciar os significados atribuídos pelos sujeitos ao fenômeno pesquisado. Tratouse de um estudo de caso, em que se adotou uma postura etnográfica de pesquisa, na intenção de valorizar a escuta, as observações e o respeito às práticas culturais. Neste texto, privilegiamos a perspectiva das lideranças indígenas Kariri-Xocó sobre a importância da memória para a educação escolar indígena intercultural e diferenciada, como instrumento de resistência e de construção de relações de pertencimento cultural.
id UCS-7_7959d45452df37c56624f2e596a26e98
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/6682
network_acronym_str UCS-7
network_name_str Métis (Caxias do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Memórias e educação escolar indígena Kariri-Xocó: “por uma educação do nosso jeito”Memória. Educação Escolar Indígena. Interculturalidade.Este texto apresenta reflexões sobre memória, educação escolar indígena e interculturalidade. Resulta de pesquisa que objetivou analisar as memórias narradas nos suportes didáticos elaborados pelos indígenas Kariri-Xocó/AL e foi desenvolvida com o povo Kariri-Xocó, que habita o território indígena no município de Porto Real do Colégio, no Estado de Alagoas. O estudo orientou-se pela abordagem da pesquisa qualitativa em Educação e ancorou-se nos pressupostos da fenomenologiahermenêutica, porque objetivou evidenciar os significados atribuídos pelos sujeitos ao fenômeno pesquisado. Tratouse de um estudo de caso, em que se adotou uma postura etnográfica de pesquisa, na intenção de valorizar a escuta, as observações e o respeito às práticas culturais. Neste texto, privilegiamos a perspectiva das lideranças indígenas Kariri-Xocó sobre a importância da memória para a educação escolar indígena intercultural e diferenciada, como instrumento de resistência e de construção de relações de pertencimento cultural.Universidade de Caxias do SulSantos, Taysa Kawanny FerreiraLucini, Marizete2018-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6682Métis: história & cultura; v. 17, n. 33 (2018): MÉTIS - HISTÓRIA & CULTURA2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6682/3461Direitos autorais 2018 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-21T12:18:27Zoai:vkali30.ucs.br:article/6682Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2019-05-21T12:18:27Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Memórias e educação escolar indígena Kariri-Xocó: “por uma educação do nosso jeito”
title Memórias e educação escolar indígena Kariri-Xocó: “por uma educação do nosso jeito”
spellingShingle Memórias e educação escolar indígena Kariri-Xocó: “por uma educação do nosso jeito”
Santos, Taysa Kawanny Ferreira
Memória. Educação Escolar Indígena. Interculturalidade.
title_short Memórias e educação escolar indígena Kariri-Xocó: “por uma educação do nosso jeito”
title_full Memórias e educação escolar indígena Kariri-Xocó: “por uma educação do nosso jeito”
title_fullStr Memórias e educação escolar indígena Kariri-Xocó: “por uma educação do nosso jeito”
title_full_unstemmed Memórias e educação escolar indígena Kariri-Xocó: “por uma educação do nosso jeito”
title_sort Memórias e educação escolar indígena Kariri-Xocó: “por uma educação do nosso jeito”
author Santos, Taysa Kawanny Ferreira
author_facet Santos, Taysa Kawanny Ferreira
Lucini, Marizete
author_role author
author2 Lucini, Marizete
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Taysa Kawanny Ferreira
Lucini, Marizete
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Memória. Educação Escolar Indígena. Interculturalidade.
topic Memória. Educação Escolar Indígena. Interculturalidade.
description Este texto apresenta reflexões sobre memória, educação escolar indígena e interculturalidade. Resulta de pesquisa que objetivou analisar as memórias narradas nos suportes didáticos elaborados pelos indígenas Kariri-Xocó/AL e foi desenvolvida com o povo Kariri-Xocó, que habita o território indígena no município de Porto Real do Colégio, no Estado de Alagoas. O estudo orientou-se pela abordagem da pesquisa qualitativa em Educação e ancorou-se nos pressupostos da fenomenologiahermenêutica, porque objetivou evidenciar os significados atribuídos pelos sujeitos ao fenômeno pesquisado. Tratouse de um estudo de caso, em que se adotou uma postura etnográfica de pesquisa, na intenção de valorizar a escuta, as observações e o respeito às práticas culturais. Neste texto, privilegiamos a perspectiva das lideranças indígenas Kariri-Xocó sobre a importância da memória para a educação escolar indígena intercultural e diferenciada, como instrumento de resistência e de construção de relações de pertencimento cultural.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6682
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6682/3461
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Métis: história & cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Métis: história & cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Métis: história & cultura; v. 17, n. 33 (2018): MÉTIS - HISTÓRIA & CULTURA
2236-2762
1677-0706
reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Métis (Caxias do Sul. Online)
collection Métis (Caxias do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistametis@ucs.br
_version_ 1799306151482884097