“ALEGRIA CARNAVAL”: SUJEITOS MARGINAIS E SEXUALIDADE EM CENA NO BRASIL DA REDEMOCRATIZAÇÃO NO ÁLBUM MATO GROSSO (1982).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Robson Pereira da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2781
Resumo: O presente artigo aborda as apropriações estéticas de Ney Matogrosso no álbum Mato Grosso,  em 1982, do qual partimos dos indícios e hipótese de que o artista carnavalizou por meio dos elementos estéticos desta obra, tanto com a tradição quanto aspectos e desdobramentos da modernidade, a partir de suas escolhas para a construção do álbum. Ney Matogrosso propôs um álbum que apresenta, determinada forma, um Brasil festivo, o qual revela uma musicalidade plural a partir da linguagem carnavalizada. Mostraremos aspectos dessa linguagem a partir de canções que apresentam características dessa proposta de vocalização performática do artista, como Alegria Carnaval que, traz em uma linha narrativa, sujeitos em situação de margem no Brasil do processo de redemocratização, como os homossexuais no contexto da emergência da AIDS. Destarte, com esse álbum o artista apresenta as múltiplas facetas das identidades sociais do Brasil, que se caracterizou como uma reflexão da obra com seu texto e contexto.
id UCS-7_965ed4760292f6333147fcebac1e2687
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/2781
network_acronym_str UCS-7
network_name_str Métis (Caxias do Sul. Online)
repository_id_str
spelling “ALEGRIA CARNAVAL”: SUJEITOS MARGINAIS E SEXUALIDADE EM CENA NO BRASIL DA REDEMOCRATIZAÇÃO NO ÁLBUM MATO GROSSO (1982).História, CulturaNey Matogrosso, carnavalização, sexualidade.O presente artigo aborda as apropriações estéticas de Ney Matogrosso no álbum Mato Grosso,  em 1982, do qual partimos dos indícios e hipótese de que o artista carnavalizou por meio dos elementos estéticos desta obra, tanto com a tradição quanto aspectos e desdobramentos da modernidade, a partir de suas escolhas para a construção do álbum. Ney Matogrosso propôs um álbum que apresenta, determinada forma, um Brasil festivo, o qual revela uma musicalidade plural a partir da linguagem carnavalizada. Mostraremos aspectos dessa linguagem a partir de canções que apresentam características dessa proposta de vocalização performática do artista, como Alegria Carnaval que, traz em uma linha narrativa, sujeitos em situação de margem no Brasil do processo de redemocratização, como os homossexuais no contexto da emergência da AIDS. Destarte, com esse álbum o artista apresenta as múltiplas facetas das identidades sociais do Brasil, que se caracterizou como uma reflexão da obra com seu texto e contexto.Universidade de Caxias do SulCAPES e CnpqSilva, Robson Pereira da2015-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2781Métis: história & cultura; v. 13, n. 26 (2014)2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2781/pdf_341http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/2781/584http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/2781/585http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/2781/586Brasil (Nacional)História do Brasil Contemporâneo (Redemocratização 1979-1985)info:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-04T18:11:01Zoai:vkali30.ucs.br:article/2781Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2015-03-04T18:11:01Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv “ALEGRIA CARNAVAL”: SUJEITOS MARGINAIS E SEXUALIDADE EM CENA NO BRASIL DA REDEMOCRATIZAÇÃO NO ÁLBUM MATO GROSSO (1982).
title “ALEGRIA CARNAVAL”: SUJEITOS MARGINAIS E SEXUALIDADE EM CENA NO BRASIL DA REDEMOCRATIZAÇÃO NO ÁLBUM MATO GROSSO (1982).
spellingShingle “ALEGRIA CARNAVAL”: SUJEITOS MARGINAIS E SEXUALIDADE EM CENA NO BRASIL DA REDEMOCRATIZAÇÃO NO ÁLBUM MATO GROSSO (1982).
Silva, Robson Pereira da
História, Cultura
Ney Matogrosso, carnavalização, sexualidade.
title_short “ALEGRIA CARNAVAL”: SUJEITOS MARGINAIS E SEXUALIDADE EM CENA NO BRASIL DA REDEMOCRATIZAÇÃO NO ÁLBUM MATO GROSSO (1982).
title_full “ALEGRIA CARNAVAL”: SUJEITOS MARGINAIS E SEXUALIDADE EM CENA NO BRASIL DA REDEMOCRATIZAÇÃO NO ÁLBUM MATO GROSSO (1982).
title_fullStr “ALEGRIA CARNAVAL”: SUJEITOS MARGINAIS E SEXUALIDADE EM CENA NO BRASIL DA REDEMOCRATIZAÇÃO NO ÁLBUM MATO GROSSO (1982).
title_full_unstemmed “ALEGRIA CARNAVAL”: SUJEITOS MARGINAIS E SEXUALIDADE EM CENA NO BRASIL DA REDEMOCRATIZAÇÃO NO ÁLBUM MATO GROSSO (1982).
title_sort “ALEGRIA CARNAVAL”: SUJEITOS MARGINAIS E SEXUALIDADE EM CENA NO BRASIL DA REDEMOCRATIZAÇÃO NO ÁLBUM MATO GROSSO (1982).
author Silva, Robson Pereira da
author_facet Silva, Robson Pereira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES e Cnpq
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Robson Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv História, Cultura
Ney Matogrosso, carnavalização, sexualidade.
topic História, Cultura
Ney Matogrosso, carnavalização, sexualidade.
description O presente artigo aborda as apropriações estéticas de Ney Matogrosso no álbum Mato Grosso,  em 1982, do qual partimos dos indícios e hipótese de que o artista carnavalizou por meio dos elementos estéticos desta obra, tanto com a tradição quanto aspectos e desdobramentos da modernidade, a partir de suas escolhas para a construção do álbum. Ney Matogrosso propôs um álbum que apresenta, determinada forma, um Brasil festivo, o qual revela uma musicalidade plural a partir da linguagem carnavalizada. Mostraremos aspectos dessa linguagem a partir de canções que apresentam características dessa proposta de vocalização performática do artista, como Alegria Carnaval que, traz em uma linha narrativa, sujeitos em situação de margem no Brasil do processo de redemocratização, como os homossexuais no contexto da emergência da AIDS. Destarte, com esse álbum o artista apresenta as múltiplas facetas das identidades sociais do Brasil, que se caracterizou como uma reflexão da obra com seu texto e contexto.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2781
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2781/pdf_341
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/2781/584
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/2781/585
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/2781/586
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil (Nacional)
História do Brasil Contemporâneo (Redemocratização 1979-1985)

dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Métis: história & cultura; v. 13, n. 26 (2014)
2236-2762
1677-0706
reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Métis (Caxias do Sul. Online)
collection Métis (Caxias do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistametis@ucs.br
_version_ 1750315228745170944