“ALEGRIA CARNAVAL”: SUJEITOS MARGINAIS E SEXUALIDADE EM CENA NO BRASIL DA REDEMOCRATIZAÇÃO NO ÁLBUM MATO GROSSO (1982).
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2781 |
Resumo: | O presente artigo aborda as apropriações estéticas de Ney Matogrosso no álbum Mato Grosso, em 1982, do qual partimos dos indícios e hipótese de que o artista carnavalizou por meio dos elementos estéticos desta obra, tanto com a tradição quanto aspectos e desdobramentos da modernidade, a partir de suas escolhas para a construção do álbum. Ney Matogrosso propôs um álbum que apresenta, determinada forma, um Brasil festivo, o qual revela uma musicalidade plural a partir da linguagem carnavalizada. Mostraremos aspectos dessa linguagem a partir de canções que apresentam características dessa proposta de vocalização performática do artista, como Alegria Carnaval que, traz em uma linha narrativa, sujeitos em situação de margem no Brasil do processo de redemocratização, como os homossexuais no contexto da emergência da AIDS. Destarte, com esse álbum o artista apresenta as múltiplas facetas das identidades sociais do Brasil, que se caracterizou como uma reflexão da obra com seu texto e contexto. |
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“ALEGRIA CARNAVAL”: SUJEITOS MARGINAIS E SEXUALIDADE EM CENA NO BRASIL DA REDEMOCRATIZAÇÃO NO ÁLBUM MATO GROSSO (1982).História, CulturaNey Matogrosso, carnavalização, sexualidade.O presente artigo aborda as apropriações estéticas de Ney Matogrosso no álbum Mato Grosso, em 1982, do qual partimos dos indícios e hipótese de que o artista carnavalizou por meio dos elementos estéticos desta obra, tanto com a tradição quanto aspectos e desdobramentos da modernidade, a partir de suas escolhas para a construção do álbum. Ney Matogrosso propôs um álbum que apresenta, determinada forma, um Brasil festivo, o qual revela uma musicalidade plural a partir da linguagem carnavalizada. Mostraremos aspectos dessa linguagem a partir de canções que apresentam características dessa proposta de vocalização performática do artista, como Alegria Carnaval que, traz em uma linha narrativa, sujeitos em situação de margem no Brasil do processo de redemocratização, como os homossexuais no contexto da emergência da AIDS. Destarte, com esse álbum o artista apresenta as múltiplas facetas das identidades sociais do Brasil, que se caracterizou como uma reflexão da obra com seu texto e contexto.Universidade de Caxias do SulCAPES e CnpqSilva, Robson Pereira da2015-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2781Métis: história & cultura; v. 13, n. 26 (2014)2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2781/pdf_341http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/2781/584http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/2781/585http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/2781/586Brasil (Nacional)História do Brasil Contemporâneo (Redemocratização 1979-1985)info:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-04T18:11:01Zoai:vkali30.ucs.br:article/2781Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2015-03-04T18:11:01Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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