Práticas decoloniais e ensino da História: uma experiência no qui- lombo ilha de são Vicente
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11575 |
Resumo: | Neste artigo nos propomos a problematizar as práticas no ensino de História que reproduzem os processos subalternizadores da colonialidade do poder (QUIJANO, 2000), buscando apontar alternativas decoloniais (WASH, 2013) a partir de uma releitura do ensino de História Local (SAMUEL, 1990) realizada por meio do projeto Quilombo um território sagrado em foco: Quilombo Ilha São Vicente e desenvolvido, em parceria, pela Escola Estadual de Ensino Médio Denise Gomide Amui e pelo Quilombo Ilha de São Vicente, ambos localizados no município de Araguatins-TO. Concluiu-se que o ensino de História Local é uma abordagem relevante para discutir questões étnico-raciais, especialmente por contribuir para que os estudantes experimentem uma aproximação com suas realidades locais a partir de horizontes inclusivos e diversos. |
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Práticas decoloniais e ensino da História: uma experiência no qui- lombo ilha de são VicenteEnsino de História Local; Questões étnico-raciais; DecolonialidadeNeste artigo nos propomos a problematizar as práticas no ensino de História que reproduzem os processos subalternizadores da colonialidade do poder (QUIJANO, 2000), buscando apontar alternativas decoloniais (WASH, 2013) a partir de uma releitura do ensino de História Local (SAMUEL, 1990) realizada por meio do projeto Quilombo um território sagrado em foco: Quilombo Ilha São Vicente e desenvolvido, em parceria, pela Escola Estadual de Ensino Médio Denise Gomide Amui e pelo Quilombo Ilha de São Vicente, ambos localizados no município de Araguatins-TO. Concluiu-se que o ensino de História Local é uma abordagem relevante para discutir questões étnico-raciais, especialmente por contribuir para que os estudantes experimentem uma aproximação com suas realidades locais a partir de horizontes inclusivos e diversos.Universidade de Caxias do SulLaurindo dos Santos, LuzianeVictor Vieira, MarthaMiranda de Medeiros, Olivia Macedo2024-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11575Métis: história & cultura; v. 22, n. 43 (2023): MÉTIS – história & cultura2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11575/5737http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/11575/4147Direitos autorais 2024 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-10T19:30:05Zoai:vkali30.ucs.br:article/11575Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2024-04-10T19:30:05Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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