Práticas decoloniais e ensino da História: uma experiência no qui- lombo ilha de são Vicente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laurindo dos Santos, Luziane
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Victor Vieira, Martha, Miranda de Medeiros, Olivia Macedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11575
Resumo: Neste artigo nos propomos a problematizar as práticas no ensino de História que reproduzem os processos subalternizadores da colonialidade do poder (QUIJANO, 2000), buscando apontar alternativas decoloniais (WASH, 2013) a partir de uma releitura do ensino de História Local (SAMUEL, 1990) realizada por meio do projeto Quilombo um território sagrado em foco: Quilombo Ilha São Vicente e desenvolvido, em parceria, pela Escola Estadual de Ensino Médio Denise Gomide Amui e pelo Quilombo Ilha de São Vicente, ambos localizados no município de Araguatins-TO. Concluiu-se que o ensino de História Local é uma abordagem relevante para discutir questões étnico-raciais, especialmente por contribuir para que os estudantes experimentem uma aproximação com suas realidades locais a partir de horizontes inclusivos e diversos.
id UCS-7_98038a1653f745488d6f78cfb5d28857
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/11575
network_acronym_str UCS-7
network_name_str Métis (Caxias do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Práticas decoloniais e ensino da História: uma experiência no qui- lombo ilha de são VicenteEnsino de História Local; Questões étnico-raciais; DecolonialidadeNeste artigo nos propomos a problematizar as práticas no ensino de História que reproduzem os processos subalternizadores da colonialidade do poder (QUIJANO, 2000), buscando apontar alternativas decoloniais (WASH, 2013) a partir de uma releitura do ensino de História Local (SAMUEL, 1990) realizada por meio do projeto Quilombo um território sagrado em foco: Quilombo Ilha São Vicente e desenvolvido, em parceria, pela Escola Estadual de Ensino Médio Denise Gomide Amui e pelo Quilombo Ilha de São Vicente, ambos localizados no município de Araguatins-TO. Concluiu-se que o ensino de História Local é uma abordagem relevante para discutir questões étnico-raciais, especialmente por contribuir para que os estudantes experimentem uma aproximação com suas realidades locais a partir de horizontes inclusivos e diversos.Universidade de Caxias do SulLaurindo dos Santos, LuzianeVictor Vieira, MarthaMiranda de Medeiros, Olivia Macedo2024-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11575Métis: história & cultura; v. 22, n. 43 (2023): MÉTIS – história & cultura2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11575/5737http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/11575/4147Direitos autorais 2024 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-10T19:30:05Zoai:vkali30.ucs.br:article/11575Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2024-04-10T19:30:05Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas decoloniais e ensino da História: uma experiência no qui- lombo ilha de são Vicente
title Práticas decoloniais e ensino da História: uma experiência no qui- lombo ilha de são Vicente
spellingShingle Práticas decoloniais e ensino da História: uma experiência no qui- lombo ilha de são Vicente
Laurindo dos Santos, Luziane
Ensino de História Local; Questões étnico-raciais; Decolonialidade
title_short Práticas decoloniais e ensino da História: uma experiência no qui- lombo ilha de são Vicente
title_full Práticas decoloniais e ensino da História: uma experiência no qui- lombo ilha de são Vicente
title_fullStr Práticas decoloniais e ensino da História: uma experiência no qui- lombo ilha de são Vicente
title_full_unstemmed Práticas decoloniais e ensino da História: uma experiência no qui- lombo ilha de são Vicente
title_sort Práticas decoloniais e ensino da História: uma experiência no qui- lombo ilha de são Vicente
author Laurindo dos Santos, Luziane
author_facet Laurindo dos Santos, Luziane
Victor Vieira, Martha
Miranda de Medeiros, Olivia Macedo
author_role author
author2 Victor Vieira, Martha
Miranda de Medeiros, Olivia Macedo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Laurindo dos Santos, Luziane
Victor Vieira, Martha
Miranda de Medeiros, Olivia Macedo
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História Local; Questões étnico-raciais; Decolonialidade
topic Ensino de História Local; Questões étnico-raciais; Decolonialidade
description Neste artigo nos propomos a problematizar as práticas no ensino de História que reproduzem os processos subalternizadores da colonialidade do poder (QUIJANO, 2000), buscando apontar alternativas decoloniais (WASH, 2013) a partir de uma releitura do ensino de História Local (SAMUEL, 1990) realizada por meio do projeto Quilombo um território sagrado em foco: Quilombo Ilha São Vicente e desenvolvido, em parceria, pela Escola Estadual de Ensino Médio Denise Gomide Amui e pelo Quilombo Ilha de São Vicente, ambos localizados no município de Araguatins-TO. Concluiu-se que o ensino de História Local é uma abordagem relevante para discutir questões étnico-raciais, especialmente por contribuir para que os estudantes experimentem uma aproximação com suas realidades locais a partir de horizontes inclusivos e diversos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11575
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11575/5737
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/11575/4147
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Métis: história & cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Métis: história & cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Métis: história & cultura; v. 22, n. 43 (2023): MÉTIS – história & cultura
2236-2762
1677-0706
reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Métis (Caxias do Sul. Online)
collection Métis (Caxias do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistametis@ucs.br
_version_ 1799306149539872768