Exu na mouraria: a transnacionalização das religiões afro-brasileiras e suas adaptações, trocas e proximidade com o contexto português
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4227 |
Resumo: | Este artigo enfoca o candomblé e a umbanda levados por brasileiros na década de 1990 para Portugal. Esta autora realiza trabalho de campo desde 2010, em terreiros de candomblé, em grande maioria concentrados nos arredores de Lisboa e na Região Norte do País.1 O texto analisa o modo como o candomblé e a umbanda são vividos por seus praticantes no novo contexto, baseando-se na ideia de que a transnacionalização religiosa considera as adaptações das práticas importadas em um contexto bem determinado, seus modos de se “tornarem locais” e a incorporação de novos sistemas de crença. |
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Exu na mouraria: a transnacionalização das religiões afro-brasileiras e suas adaptações, trocas e proximidade com o contexto portuguêsCandomblé em Portugal. Transnacionalização religiosa. Expansão das religiões afro-brasileiras na Europa.Este artigo enfoca o candomblé e a umbanda levados por brasileiros na década de 1990 para Portugal. Esta autora realiza trabalho de campo desde 2010, em terreiros de candomblé, em grande maioria concentrados nos arredores de Lisboa e na Região Norte do País.1 O texto analisa o modo como o candomblé e a umbanda são vividos por seus praticantes no novo contexto, baseando-se na ideia de que a transnacionalização religiosa considera as adaptações das práticas importadas em um contexto bem determinado, seus modos de se “tornarem locais” e a incorporação de novos sistemas de crença.Universidade de Caxias do Sul2016-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4227MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA; v. 14 n. 28 (2015): Religiões e Religiosidades nas Sociedades Contemporâneas2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4227/2441Bahia, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-26T11:28:01Zoai:ojs2.ucsnew.ojsbrasil.com.br:article/4227Revistahttps://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/PUBhttps://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2016-04-26T11:28:01Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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Este artigo enfoca o candomblé e a umbanda levados por brasileiros na década de 1990 para Portugal. Esta autora realiza trabalho de campo desde 2010, em terreiros de candomblé, em grande maioria concentrados nos arredores de Lisboa e na Região Norte do País.1 O texto analisa o modo como o candomblé e a umbanda são vividos por seus praticantes no novo contexto, baseando-se na ideia de que a transnacionalização religiosa considera as adaptações das práticas importadas em um contexto bem determinado, seus modos de se “tornarem locais” e a incorporação de novos sistemas de crença. |
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