Consciência histórica, consciência moral em relação com a natureza para uma didática humanista da História em Jörn Rüsen

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fronza, Marcelo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9989
Resumo: Um dos princípios básicos que fazem da Didática da História a função pública do conhecimento histórico é o humanismo. Propõe-se, neste trabalho, uma aproximação entre a consciência moral e a dimensão ética da cultura histórica no processo de constituição de uma didática humanista da História segundo os princípios da teoria da consciência histórica (RÜSEN, 2001, 2015a,2015b). Primeiramente é apresentado um breve levantamento sobre como as obras de Rüsen, referentes ao novo humanismo e à sua concepção didática de História foram incorporadas na Educação Histórica brasileira. Depois, é abordado um processo de transformação sobre como a questão moral foi reestruturada por Jörn Rüsen no âmbito das categorias da consciência histórica e da cultura histórica no âmbito da Didática da História.
id UCS-7_ac9b7d0f6c4795f10f0d862854f59cf4
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/9989
network_acronym_str UCS-7
network_name_str Métis (Caxias do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Consciência histórica, consciência moral em relação com a natureza para uma didática humanista da História em Jörn RüsenEducação Histórica. Consciência histórica. Consciência moral.Um dos princípios básicos que fazem da Didática da História a função pública do conhecimento histórico é o humanismo. Propõe-se, neste trabalho, uma aproximação entre a consciência moral e a dimensão ética da cultura histórica no processo de constituição de uma didática humanista da História segundo os princípios da teoria da consciência histórica (RÜSEN, 2001, 2015a,2015b). Primeiramente é apresentado um breve levantamento sobre como as obras de Rüsen, referentes ao novo humanismo e à sua concepção didática de História foram incorporadas na Educação Histórica brasileira. Depois, é abordado um processo de transformação sobre como a questão moral foi reestruturada por Jörn Rüsen no âmbito das categorias da consciência histórica e da cultura histórica no âmbito da Didática da História.Universidade de Caxias do SulFronza, Marcelo2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9989Métis: história & cultura; v. 19, n. 38 (2020): Métis História & Cultura2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9989/pdfDireitos autorais 2021 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-29T14:21:44Zoai:vkali30.ucs.br:article/9989Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2021-04-29T14:21:44Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Consciência histórica, consciência moral em relação com a natureza para uma didática humanista da História em Jörn Rüsen
title Consciência histórica, consciência moral em relação com a natureza para uma didática humanista da História em Jörn Rüsen
spellingShingle Consciência histórica, consciência moral em relação com a natureza para uma didática humanista da História em Jörn Rüsen
Fronza, Marcelo
Educação Histórica. Consciência histórica. Consciência moral.
title_short Consciência histórica, consciência moral em relação com a natureza para uma didática humanista da História em Jörn Rüsen
title_full Consciência histórica, consciência moral em relação com a natureza para uma didática humanista da História em Jörn Rüsen
title_fullStr Consciência histórica, consciência moral em relação com a natureza para uma didática humanista da História em Jörn Rüsen
title_full_unstemmed Consciência histórica, consciência moral em relação com a natureza para uma didática humanista da História em Jörn Rüsen
title_sort Consciência histórica, consciência moral em relação com a natureza para uma didática humanista da História em Jörn Rüsen
author Fronza, Marcelo
author_facet Fronza, Marcelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fronza, Marcelo
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Histórica. Consciência histórica. Consciência moral.
topic Educação Histórica. Consciência histórica. Consciência moral.
description Um dos princípios básicos que fazem da Didática da História a função pública do conhecimento histórico é o humanismo. Propõe-se, neste trabalho, uma aproximação entre a consciência moral e a dimensão ética da cultura histórica no processo de constituição de uma didática humanista da História segundo os princípios da teoria da consciência histórica (RÜSEN, 2001, 2015a,2015b). Primeiramente é apresentado um breve levantamento sobre como as obras de Rüsen, referentes ao novo humanismo e à sua concepção didática de História foram incorporadas na Educação Histórica brasileira. Depois, é abordado um processo de transformação sobre como a questão moral foi reestruturada por Jörn Rüsen no âmbito das categorias da consciência histórica e da cultura histórica no âmbito da Didática da História.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9989
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9989/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Métis: história & cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Métis: história & cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Métis: história & cultura; v. 19, n. 38 (2020): Métis História & Cultura
2236-2762
1677-0706
reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Métis (Caxias do Sul. Online)
collection Métis (Caxias do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistametis@ucs.br
_version_ 1799306151538458624