Consciência histórica, consciência moral em relação com a natureza para uma didática humanista da História em Jörn Rüsen
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9989 |
Resumo: | Um dos princípios básicos que fazem da Didática da História a função pública do conhecimento histórico é o humanismo. Propõe-se, neste trabalho, uma aproximação entre a consciência moral e a dimensão ética da cultura histórica no processo de constituição de uma didática humanista da História segundo os princípios da teoria da consciência histórica (RÜSEN, 2001, 2015a,2015b). Primeiramente é apresentado um breve levantamento sobre como as obras de Rüsen, referentes ao novo humanismo e à sua concepção didática de História foram incorporadas na Educação Histórica brasileira. Depois, é abordado um processo de transformação sobre como a questão moral foi reestruturada por Jörn Rüsen no âmbito das categorias da consciência histórica e da cultura histórica no âmbito da Didática da História. |
id |
UCS-7_ac9b7d0f6c4795f10f0d862854f59cf4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/9989 |
network_acronym_str |
UCS-7 |
network_name_str |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Consciência histórica, consciência moral em relação com a natureza para uma didática humanista da História em Jörn RüsenEducação Histórica. Consciência histórica. Consciência moral.Um dos princípios básicos que fazem da Didática da História a função pública do conhecimento histórico é o humanismo. Propõe-se, neste trabalho, uma aproximação entre a consciência moral e a dimensão ética da cultura histórica no processo de constituição de uma didática humanista da História segundo os princípios da teoria da consciência histórica (RÜSEN, 2001, 2015a,2015b). Primeiramente é apresentado um breve levantamento sobre como as obras de Rüsen, referentes ao novo humanismo e à sua concepção didática de História foram incorporadas na Educação Histórica brasileira. Depois, é abordado um processo de transformação sobre como a questão moral foi reestruturada por Jörn Rüsen no âmbito das categorias da consciência histórica e da cultura histórica no âmbito da Didática da História.Universidade de Caxias do SulFronza, Marcelo2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9989Métis: história & cultura; v. 19, n. 38 (2020): Métis História & Cultura2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9989/pdfDireitos autorais 2021 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-29T14:21:44Zoai:vkali30.ucs.br:article/9989Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2021-04-29T14:21:44Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consciência histórica, consciência moral em relação com a natureza para uma didática humanista da História em Jörn Rüsen |
title |
Consciência histórica, consciência moral em relação com a natureza para uma didática humanista da História em Jörn Rüsen |
spellingShingle |
Consciência histórica, consciência moral em relação com a natureza para uma didática humanista da História em Jörn Rüsen Fronza, Marcelo Educação Histórica. Consciência histórica. Consciência moral. |
title_short |
Consciência histórica, consciência moral em relação com a natureza para uma didática humanista da História em Jörn Rüsen |
title_full |
Consciência histórica, consciência moral em relação com a natureza para uma didática humanista da História em Jörn Rüsen |
title_fullStr |
Consciência histórica, consciência moral em relação com a natureza para uma didática humanista da História em Jörn Rüsen |
title_full_unstemmed |
Consciência histórica, consciência moral em relação com a natureza para uma didática humanista da História em Jörn Rüsen |
title_sort |
Consciência histórica, consciência moral em relação com a natureza para uma didática humanista da História em Jörn Rüsen |
author |
Fronza, Marcelo |
author_facet |
Fronza, Marcelo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fronza, Marcelo |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Histórica. Consciência histórica. Consciência moral. |
topic |
Educação Histórica. Consciência histórica. Consciência moral. |
description |
Um dos princípios básicos que fazem da Didática da História a função pública do conhecimento histórico é o humanismo. Propõe-se, neste trabalho, uma aproximação entre a consciência moral e a dimensão ética da cultura histórica no processo de constituição de uma didática humanista da História segundo os princípios da teoria da consciência histórica (RÜSEN, 2001, 2015a,2015b). Primeiramente é apresentado um breve levantamento sobre como as obras de Rüsen, referentes ao novo humanismo e à sua concepção didática de História foram incorporadas na Educação Histórica brasileira. Depois, é abordado um processo de transformação sobre como a questão moral foi reestruturada por Jörn Rüsen no âmbito das categorias da consciência histórica e da cultura histórica no âmbito da Didática da História. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9989 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9989 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9989/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Métis: história & cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Métis: história & cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Métis: história & cultura; v. 19, n. 38 (2020): Métis História & Cultura 2236-2762 1677-0706 reponame:Métis (Caxias do Sul. Online) instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
collection |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistametis@ucs.br |
_version_ |
1799306151538458624 |