A educação musical nas “biografias” dos heróis e nas biografias dos grandes homens públicos: evidências dos discursos sociais favoráveis e contrários ao ensino musical na formação do cidadão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira, Fabio Vergara
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1040
Resumo: O presente artigo tem como objetivo avaliar a relevância da educação musical na Grécia antiga, baseando-se no estudo comparado das biografias de grandes homens públicos gregos e das “biografias” de heróis, voltando o olhar para a fase juvenil desses políticos e heróis, quando freqüentavam os professores de música. A relação entre mito e narrativa histórica constitui uma forma particular de se apropriar do estudo biográfico, na medida em que as vidas paradigmáticas dos heróis e as vidas exemplares (ou repreensíveis) dos homens públicos funcionam como um modelo para a discussão, voltada aos filhos dos cidadãos comuns, sobre os méritos do ensino musical, trazendo à tona a discussão travada entre aqueles que defendiam essa instituição e aqueles que a julgavam negativa. Ao longo do artigo, percorre-se a argumentação filosófica (Pitágoras, Platão, Aristóteles e Aristóxenes), as narrativas biográficas de homens públicos proeminentes (Temístocles, Címon, Alcibíades, Nícias e Alexandre) e narrativas mitológicas literárias e iconográficas (Aquiles, Héracles, Íficles, Paris, Anfião e Zetos).
id UCS-7_d47a4ac8c76979564b3266b53fec331b
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/1040
network_acronym_str UCS-7
network_name_str Métis (Caxias do Sul. Online)
repository_id_str
spelling A educação musical nas “biografias” dos heróis e nas biografias dos grandes homens públicos: evidências dos discursos sociais favoráveis e contrários ao ensino musical na formação do cidadãobiografia; mitologia; Grécia antiga; educação musicalO presente artigo tem como objetivo avaliar a relevância da educação musical na Grécia antiga, baseando-se no estudo comparado das biografias de grandes homens públicos gregos e das “biografias” de heróis, voltando o olhar para a fase juvenil desses políticos e heróis, quando freqüentavam os professores de música. A relação entre mito e narrativa histórica constitui uma forma particular de se apropriar do estudo biográfico, na medida em que as vidas paradigmáticas dos heróis e as vidas exemplares (ou repreensíveis) dos homens públicos funcionam como um modelo para a discussão, voltada aos filhos dos cidadãos comuns, sobre os méritos do ensino musical, trazendo à tona a discussão travada entre aqueles que defendiam essa instituição e aqueles que a julgavam negativa. Ao longo do artigo, percorre-se a argumentação filosófica (Pitágoras, Platão, Aristóteles e Aristóxenes), as narrativas biográficas de homens públicos proeminentes (Temístocles, Címon, Alcibíades, Nícias e Alexandre) e narrativas mitológicas literárias e iconográficas (Aquiles, Héracles, Íficles, Paris, Anfião e Zetos).Universidade de Caxias do SulCerqueira, Fabio Vergara2011-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1040Métis: história & cultura; v. 2, n. 3 (2003)2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1040/706info:eu-repo/semantics/openAccess2012-11-14T11:05:47Zoai:vkali30.ucs.br:article/1040Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2012-11-14T11:05:47Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação musical nas “biografias” dos heróis e nas biografias dos grandes homens públicos: evidências dos discursos sociais favoráveis e contrários ao ensino musical na formação do cidadão
title A educação musical nas “biografias” dos heróis e nas biografias dos grandes homens públicos: evidências dos discursos sociais favoráveis e contrários ao ensino musical na formação do cidadão
spellingShingle A educação musical nas “biografias” dos heróis e nas biografias dos grandes homens públicos: evidências dos discursos sociais favoráveis e contrários ao ensino musical na formação do cidadão
Cerqueira, Fabio Vergara
biografia; mitologia; Grécia antiga; educação musical
title_short A educação musical nas “biografias” dos heróis e nas biografias dos grandes homens públicos: evidências dos discursos sociais favoráveis e contrários ao ensino musical na formação do cidadão
title_full A educação musical nas “biografias” dos heróis e nas biografias dos grandes homens públicos: evidências dos discursos sociais favoráveis e contrários ao ensino musical na formação do cidadão
title_fullStr A educação musical nas “biografias” dos heróis e nas biografias dos grandes homens públicos: evidências dos discursos sociais favoráveis e contrários ao ensino musical na formação do cidadão
title_full_unstemmed A educação musical nas “biografias” dos heróis e nas biografias dos grandes homens públicos: evidências dos discursos sociais favoráveis e contrários ao ensino musical na formação do cidadão
title_sort A educação musical nas “biografias” dos heróis e nas biografias dos grandes homens públicos: evidências dos discursos sociais favoráveis e contrários ao ensino musical na formação do cidadão
author Cerqueira, Fabio Vergara
author_facet Cerqueira, Fabio Vergara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerqueira, Fabio Vergara
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv biografia; mitologia; Grécia antiga; educação musical
topic biografia; mitologia; Grécia antiga; educação musical
description O presente artigo tem como objetivo avaliar a relevância da educação musical na Grécia antiga, baseando-se no estudo comparado das biografias de grandes homens públicos gregos e das “biografias” de heróis, voltando o olhar para a fase juvenil desses políticos e heróis, quando freqüentavam os professores de música. A relação entre mito e narrativa histórica constitui uma forma particular de se apropriar do estudo biográfico, na medida em que as vidas paradigmáticas dos heróis e as vidas exemplares (ou repreensíveis) dos homens públicos funcionam como um modelo para a discussão, voltada aos filhos dos cidadãos comuns, sobre os méritos do ensino musical, trazendo à tona a discussão travada entre aqueles que defendiam essa instituição e aqueles que a julgavam negativa. Ao longo do artigo, percorre-se a argumentação filosófica (Pitágoras, Platão, Aristóteles e Aristóxenes), as narrativas biográficas de homens públicos proeminentes (Temístocles, Címon, Alcibíades, Nícias e Alexandre) e narrativas mitológicas literárias e iconográficas (Aquiles, Héracles, Íficles, Paris, Anfião e Zetos).
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1040
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1040/706
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Métis: história & cultura; v. 2, n. 3 (2003)
2236-2762
1677-0706
reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Métis (Caxias do Sul. Online)
collection Métis (Caxias do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistametis@ucs.br
_version_ 1750315227902115840