A educação musical nas “biografias” dos heróis e nas biografias dos grandes homens públicos: evidências dos discursos sociais favoráveis e contrários ao ensino musical na formação do cidadão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1040 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo avaliar a relevância da educação musical na Grécia antiga, baseando-se no estudo comparado das biografias de grandes homens públicos gregos e das “biografias” de heróis, voltando o olhar para a fase juvenil desses políticos e heróis, quando freqüentavam os professores de música. A relação entre mito e narrativa histórica constitui uma forma particular de se apropriar do estudo biográfico, na medida em que as vidas paradigmáticas dos heróis e as vidas exemplares (ou repreensíveis) dos homens públicos funcionam como um modelo para a discussão, voltada aos filhos dos cidadãos comuns, sobre os méritos do ensino musical, trazendo à tona a discussão travada entre aqueles que defendiam essa instituição e aqueles que a julgavam negativa. Ao longo do artigo, percorre-se a argumentação filosófica (Pitágoras, Platão, Aristóteles e Aristóxenes), as narrativas biográficas de homens públicos proeminentes (Temístocles, Címon, Alcibíades, Nícias e Alexandre) e narrativas mitológicas literárias e iconográficas (Aquiles, Héracles, Íficles, Paris, Anfião e Zetos). |
id |
UCS-7_d47a4ac8c76979564b3266b53fec331b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/1040 |
network_acronym_str |
UCS-7 |
network_name_str |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação musical nas “biografias” dos heróis e nas biografias dos grandes homens públicos: evidências dos discursos sociais favoráveis e contrários ao ensino musical na formação do cidadãobiografia; mitologia; Grécia antiga; educação musicalO presente artigo tem como objetivo avaliar a relevância da educação musical na Grécia antiga, baseando-se no estudo comparado das biografias de grandes homens públicos gregos e das “biografias” de heróis, voltando o olhar para a fase juvenil desses políticos e heróis, quando freqüentavam os professores de música. A relação entre mito e narrativa histórica constitui uma forma particular de se apropriar do estudo biográfico, na medida em que as vidas paradigmáticas dos heróis e as vidas exemplares (ou repreensíveis) dos homens públicos funcionam como um modelo para a discussão, voltada aos filhos dos cidadãos comuns, sobre os méritos do ensino musical, trazendo à tona a discussão travada entre aqueles que defendiam essa instituição e aqueles que a julgavam negativa. Ao longo do artigo, percorre-se a argumentação filosófica (Pitágoras, Platão, Aristóteles e Aristóxenes), as narrativas biográficas de homens públicos proeminentes (Temístocles, Címon, Alcibíades, Nícias e Alexandre) e narrativas mitológicas literárias e iconográficas (Aquiles, Héracles, Íficles, Paris, Anfião e Zetos).Universidade de Caxias do SulCerqueira, Fabio Vergara2011-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1040Métis: história & cultura; v. 2, n. 3 (2003)2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1040/706info:eu-repo/semantics/openAccess2012-11-14T11:05:47Zoai:vkali30.ucs.br:article/1040Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2012-11-14T11:05:47Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação musical nas “biografias” dos heróis e nas biografias dos grandes homens públicos: evidências dos discursos sociais favoráveis e contrários ao ensino musical na formação do cidadão |
title |
A educação musical nas “biografias” dos heróis e nas biografias dos grandes homens públicos: evidências dos discursos sociais favoráveis e contrários ao ensino musical na formação do cidadão |
spellingShingle |
A educação musical nas “biografias” dos heróis e nas biografias dos grandes homens públicos: evidências dos discursos sociais favoráveis e contrários ao ensino musical na formação do cidadão Cerqueira, Fabio Vergara biografia; mitologia; Grécia antiga; educação musical |
title_short |
A educação musical nas “biografias” dos heróis e nas biografias dos grandes homens públicos: evidências dos discursos sociais favoráveis e contrários ao ensino musical na formação do cidadão |
title_full |
A educação musical nas “biografias” dos heróis e nas biografias dos grandes homens públicos: evidências dos discursos sociais favoráveis e contrários ao ensino musical na formação do cidadão |
title_fullStr |
A educação musical nas “biografias” dos heróis e nas biografias dos grandes homens públicos: evidências dos discursos sociais favoráveis e contrários ao ensino musical na formação do cidadão |
title_full_unstemmed |
A educação musical nas “biografias” dos heróis e nas biografias dos grandes homens públicos: evidências dos discursos sociais favoráveis e contrários ao ensino musical na formação do cidadão |
title_sort |
A educação musical nas “biografias” dos heróis e nas biografias dos grandes homens públicos: evidências dos discursos sociais favoráveis e contrários ao ensino musical na formação do cidadão |
author |
Cerqueira, Fabio Vergara |
author_facet |
Cerqueira, Fabio Vergara |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerqueira, Fabio Vergara |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
biografia; mitologia; Grécia antiga; educação musical |
topic |
biografia; mitologia; Grécia antiga; educação musical |
description |
O presente artigo tem como objetivo avaliar a relevância da educação musical na Grécia antiga, baseando-se no estudo comparado das biografias de grandes homens públicos gregos e das “biografias” de heróis, voltando o olhar para a fase juvenil desses políticos e heróis, quando freqüentavam os professores de música. A relação entre mito e narrativa histórica constitui uma forma particular de se apropriar do estudo biográfico, na medida em que as vidas paradigmáticas dos heróis e as vidas exemplares (ou repreensíveis) dos homens públicos funcionam como um modelo para a discussão, voltada aos filhos dos cidadãos comuns, sobre os méritos do ensino musical, trazendo à tona a discussão travada entre aqueles que defendiam essa instituição e aqueles que a julgavam negativa. Ao longo do artigo, percorre-se a argumentação filosófica (Pitágoras, Platão, Aristóteles e Aristóxenes), as narrativas biográficas de homens públicos proeminentes (Temístocles, Címon, Alcibíades, Nícias e Alexandre) e narrativas mitológicas literárias e iconográficas (Aquiles, Héracles, Íficles, Paris, Anfião e Zetos). |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1040 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1040/706 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Métis: história & cultura; v. 2, n. 3 (2003) 2236-2762 1677-0706 reponame:Métis (Caxias do Sul. Online) instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
collection |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistametis@ucs.br |
_version_ |
1750315227902115840 |