O que pensamos sobre o que é ensinado sobre nós

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Danielle Krislaine
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Oliveira, Sandra Regina Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6683
Resumo: Esse texto é parte de uma pesquisa de mestrado mais ampla, que tem por indagação central identificar como avançar na direção de um ensino/ aprendizagem mais significativo sobre as sociedades indígenas na escola. Os resultados de pesquisas sobre como os povos indígenas são abordados no livro didático, foram sistematizados e apresentados a sete pessoas que compõem as sociedades indígenas Kaingang, Guarani e Xetá que, por meio de entrevistas, socializaram suas interpretações sobre os mesmos. Neste texto, apresenta-se o conceito de tradução (SANTOS, 2002), o conteúdo das pesquisas e as análises efetuadas pelos indígenas.
id UCS-7_d7853c756121b51fbc280b4889439ea1
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/6683
network_acronym_str UCS-7
network_name_str Métis (Caxias do Sul. Online)
repository_id_str
spelling O que pensamos sobre o que é ensinado sobre nósSociedades indígenas. Ensino de História. Livro didático.Esse texto é parte de uma pesquisa de mestrado mais ampla, que tem por indagação central identificar como avançar na direção de um ensino/ aprendizagem mais significativo sobre as sociedades indígenas na escola. Os resultados de pesquisas sobre como os povos indígenas são abordados no livro didático, foram sistematizados e apresentados a sete pessoas que compõem as sociedades indígenas Kaingang, Guarani e Xetá que, por meio de entrevistas, socializaram suas interpretações sobre os mesmos. Neste texto, apresenta-se o conceito de tradução (SANTOS, 2002), o conteúdo das pesquisas e as análises efetuadas pelos indígenas.Universidade de Caxias do SulPereira, Danielle Krislainede Oliveira, Sandra Regina Ferreira2018-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6683Métis: história & cultura; v. 17, n. 33 (2018): MÉTIS - HISTÓRIA & CULTURA2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6683/3462Direitos autorais 2018 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-21T12:18:27Zoai:vkali30.ucs.br:article/6683Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2019-05-21T12:18:27Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv O que pensamos sobre o que é ensinado sobre nós
title O que pensamos sobre o que é ensinado sobre nós
spellingShingle O que pensamos sobre o que é ensinado sobre nós
Pereira, Danielle Krislaine
Sociedades indígenas. Ensino de História. Livro didático.
title_short O que pensamos sobre o que é ensinado sobre nós
title_full O que pensamos sobre o que é ensinado sobre nós
title_fullStr O que pensamos sobre o que é ensinado sobre nós
title_full_unstemmed O que pensamos sobre o que é ensinado sobre nós
title_sort O que pensamos sobre o que é ensinado sobre nós
author Pereira, Danielle Krislaine
author_facet Pereira, Danielle Krislaine
de Oliveira, Sandra Regina Ferreira
author_role author
author2 de Oliveira, Sandra Regina Ferreira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Danielle Krislaine
de Oliveira, Sandra Regina Ferreira
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Sociedades indígenas. Ensino de História. Livro didático.
topic Sociedades indígenas. Ensino de História. Livro didático.
description Esse texto é parte de uma pesquisa de mestrado mais ampla, que tem por indagação central identificar como avançar na direção de um ensino/ aprendizagem mais significativo sobre as sociedades indígenas na escola. Os resultados de pesquisas sobre como os povos indígenas são abordados no livro didático, foram sistematizados e apresentados a sete pessoas que compõem as sociedades indígenas Kaingang, Guarani e Xetá que, por meio de entrevistas, socializaram suas interpretações sobre os mesmos. Neste texto, apresenta-se o conceito de tradução (SANTOS, 2002), o conteúdo das pesquisas e as análises efetuadas pelos indígenas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6683
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6683/3462
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Métis: história & cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Métis: história & cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Métis: história & cultura; v. 17, n. 33 (2018): MÉTIS - HISTÓRIA & CULTURA
2236-2762
1677-0706
reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Métis (Caxias do Sul. Online)
collection Métis (Caxias do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistametis@ucs.br
_version_ 1799306151077085185