Discussões sobre subalternidade e colonialidade em livro didático de história: povos indígenas em foco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7065 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar a análise de livros didáticos de História do Ensino Fundamental – Anos Finais – no que concerne à observância de recorrência de textos permeados por uma escrita subalternizante sobre os Povos Indígenas brasileiros. Desse modo, com base em estudos que discutem os conceitos de colonização, descolonização e subalternidade (HENRIQUES 2015, MEMMI 1997, SANTOS 2007), na literatura ligada aos estudos sobre livro didáticos de história no Brasil e em Mato Grosso do Sul (DEBONA, 2015) e legislação educacional brasileira (Lei 11.645/2008, Art. 26-A), procedemos a seleção e análise de duas coleções de livros didáticos aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático, triênio de 2011, que circularam pelas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul do Ensino Fundamental - Séries Finais: Projeto Araribá História e a coleção História sociedade & cidadania- nova edição. Foram analisados os exemplares que compõe a coleção, no esforço de mapear a recorrência do temário Povos Indígenas, observando suas formas de representação no conteúdo, o lugar que ocupam na história Nacional, registros de sua influência cultural e outros aspectos. Percebemos a ausência da abordagem a partir da cultura indígena, o que nega os como pertencentes à História da sociedade civil, apontando sua presença, mas não a efetivação de discussões sobre o tema no campo do ensino. |
id |
UFMS-2_be6f7d1712fe983f115c2e247cda6243 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/7065 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Discussões sobre subalternidade e colonialidade em livro didático de história: povos indígenas em focoLivro DidáticoIndígenaEnsino de HistóriaColonialidades.O presente trabalho tem como objetivo apresentar a análise de livros didáticos de História do Ensino Fundamental – Anos Finais – no que concerne à observância de recorrência de textos permeados por uma escrita subalternizante sobre os Povos Indígenas brasileiros. Desse modo, com base em estudos que discutem os conceitos de colonização, descolonização e subalternidade (HENRIQUES 2015, MEMMI 1997, SANTOS 2007), na literatura ligada aos estudos sobre livro didáticos de história no Brasil e em Mato Grosso do Sul (DEBONA, 2015) e legislação educacional brasileira (Lei 11.645/2008, Art. 26-A), procedemos a seleção e análise de duas coleções de livros didáticos aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático, triênio de 2011, que circularam pelas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul do Ensino Fundamental - Séries Finais: Projeto Araribá História e a coleção História sociedade & cidadania- nova edição. Foram analisados os exemplares que compõe a coleção, no esforço de mapear a recorrência do temário Povos Indígenas, observando suas formas de representação no conteúdo, o lugar que ocupam na história Nacional, registros de sua influência cultural e outros aspectos. Percebemos a ausência da abordagem a partir da cultura indígena, o que nega os como pertencentes à História da sociedade civil, apontando sua presença, mas não a efetivação de discussões sobre o tema no campo do ensino.Editora UFMS2019-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7065Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 11 (2019); 233-2542358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7065/5850Debona, Jackson Jamesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-27T01:36:38Zoai:periodicos.ufms.br:article/7065Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:36:38Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discussões sobre subalternidade e colonialidade em livro didático de história: povos indígenas em foco |
title |
Discussões sobre subalternidade e colonialidade em livro didático de história: povos indígenas em foco |
spellingShingle |
Discussões sobre subalternidade e colonialidade em livro didático de história: povos indígenas em foco Debona, Jackson James Livro Didático Indígena Ensino de História Colonialidades. |
title_short |
Discussões sobre subalternidade e colonialidade em livro didático de história: povos indígenas em foco |
title_full |
Discussões sobre subalternidade e colonialidade em livro didático de história: povos indígenas em foco |
title_fullStr |
Discussões sobre subalternidade e colonialidade em livro didático de história: povos indígenas em foco |
title_full_unstemmed |
Discussões sobre subalternidade e colonialidade em livro didático de história: povos indígenas em foco |
title_sort |
Discussões sobre subalternidade e colonialidade em livro didático de história: povos indígenas em foco |
author |
Debona, Jackson James |
author_facet |
Debona, Jackson James |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Debona, Jackson James |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro Didático Indígena Ensino de História Colonialidades. |
topic |
Livro Didático Indígena Ensino de História Colonialidades. |
description |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a análise de livros didáticos de História do Ensino Fundamental – Anos Finais – no que concerne à observância de recorrência de textos permeados por uma escrita subalternizante sobre os Povos Indígenas brasileiros. Desse modo, com base em estudos que discutem os conceitos de colonização, descolonização e subalternidade (HENRIQUES 2015, MEMMI 1997, SANTOS 2007), na literatura ligada aos estudos sobre livro didáticos de história no Brasil e em Mato Grosso do Sul (DEBONA, 2015) e legislação educacional brasileira (Lei 11.645/2008, Art. 26-A), procedemos a seleção e análise de duas coleções de livros didáticos aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático, triênio de 2011, que circularam pelas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul do Ensino Fundamental - Séries Finais: Projeto Araribá História e a coleção História sociedade & cidadania- nova edição. Foram analisados os exemplares que compõe a coleção, no esforço de mapear a recorrência do temário Povos Indígenas, observando suas formas de representação no conteúdo, o lugar que ocupam na história Nacional, registros de sua influência cultural e outros aspectos. Percebemos a ausência da abordagem a partir da cultura indígena, o que nega os como pertencentes à História da sociedade civil, apontando sua presença, mas não a efetivação de discussões sobre o tema no campo do ensino. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7065 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7065/5850 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 11 (2019); 233-254 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711246325383168 |