Discussões sobre subalternidade e colonialidade em livro didático de história: povos indígenas em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Debona, Jackson James
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7065
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar a análise de livros didáticos de História do Ensino Fundamental – Anos Finais – no que concerne à observância de recorrência de textos permeados por uma escrita subalternizante sobre os Povos Indígenas brasileiros. Desse modo, com base em estudos que discutem os conceitos de colonização, descolonização e subalternidade (HENRIQUES 2015, MEMMI 1997, SANTOS 2007), na literatura ligada aos estudos sobre livro didáticos de história no Brasil e em Mato Grosso do Sul (DEBONA, 2015) e legislação educacional brasileira (Lei 11.645/2008, Art. 26-A), procedemos a seleção e análise de duas coleções de livros didáticos aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático, triênio de 2011, que circularam pelas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul do Ensino Fundamental - Séries Finais: Projeto Araribá História e a coleção História sociedade & cidadania- nova edição. Foram analisados os exemplares que compõe a coleção, no esforço de mapear a recorrência do temário Povos Indígenas, observando suas formas de representação no conteúdo, o lugar que ocupam na história Nacional, registros de sua influência cultural e outros aspectos. Percebemos a ausência da abordagem a partir da cultura indígena, o que nega os como pertencentes à História da sociedade civil, apontando sua presença, mas não a efetivação de discussões sobre o tema no campo do ensino.
id UFMS-2_be6f7d1712fe983f115c2e247cda6243
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/7065
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Discussões sobre subalternidade e colonialidade em livro didático de história: povos indígenas em focoLivro DidáticoIndígenaEnsino de HistóriaColonialidades.O presente trabalho tem como objetivo apresentar a análise de livros didáticos de História do Ensino Fundamental – Anos Finais – no que concerne à observância de recorrência de textos permeados por uma escrita subalternizante sobre os Povos Indígenas brasileiros. Desse modo, com base em estudos que discutem os conceitos de colonização, descolonização e subalternidade (HENRIQUES 2015, MEMMI 1997, SANTOS 2007), na literatura ligada aos estudos sobre livro didáticos de história no Brasil e em Mato Grosso do Sul (DEBONA, 2015) e legislação educacional brasileira (Lei 11.645/2008, Art. 26-A), procedemos a seleção e análise de duas coleções de livros didáticos aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático, triênio de 2011, que circularam pelas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul do Ensino Fundamental - Séries Finais: Projeto Araribá História e a coleção História sociedade & cidadania- nova edição. Foram analisados os exemplares que compõe a coleção, no esforço de mapear a recorrência do temário Povos Indígenas, observando suas formas de representação no conteúdo, o lugar que ocupam na história Nacional, registros de sua influência cultural e outros aspectos. Percebemos a ausência da abordagem a partir da cultura indígena, o que nega os como pertencentes à História da sociedade civil, apontando sua presença, mas não a efetivação de discussões sobre o tema no campo do ensino.Editora UFMS2019-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7065Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 11 (2019); 233-2542358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7065/5850Debona, Jackson Jamesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-27T01:36:38Zoai:periodicos.ufms.br:article/7065Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:36:38Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Discussões sobre subalternidade e colonialidade em livro didático de história: povos indígenas em foco
title Discussões sobre subalternidade e colonialidade em livro didático de história: povos indígenas em foco
spellingShingle Discussões sobre subalternidade e colonialidade em livro didático de história: povos indígenas em foco
Debona, Jackson James
Livro Didático
Indígena
Ensino de História
Colonialidades.
title_short Discussões sobre subalternidade e colonialidade em livro didático de história: povos indígenas em foco
title_full Discussões sobre subalternidade e colonialidade em livro didático de história: povos indígenas em foco
title_fullStr Discussões sobre subalternidade e colonialidade em livro didático de história: povos indígenas em foco
title_full_unstemmed Discussões sobre subalternidade e colonialidade em livro didático de história: povos indígenas em foco
title_sort Discussões sobre subalternidade e colonialidade em livro didático de história: povos indígenas em foco
author Debona, Jackson James
author_facet Debona, Jackson James
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Debona, Jackson James
dc.subject.por.fl_str_mv Livro Didático
Indígena
Ensino de História
Colonialidades.
topic Livro Didático
Indígena
Ensino de História
Colonialidades.
description O presente trabalho tem como objetivo apresentar a análise de livros didáticos de História do Ensino Fundamental – Anos Finais – no que concerne à observância de recorrência de textos permeados por uma escrita subalternizante sobre os Povos Indígenas brasileiros. Desse modo, com base em estudos que discutem os conceitos de colonização, descolonização e subalternidade (HENRIQUES 2015, MEMMI 1997, SANTOS 2007), na literatura ligada aos estudos sobre livro didáticos de história no Brasil e em Mato Grosso do Sul (DEBONA, 2015) e legislação educacional brasileira (Lei 11.645/2008, Art. 26-A), procedemos a seleção e análise de duas coleções de livros didáticos aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático, triênio de 2011, que circularam pelas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul do Ensino Fundamental - Séries Finais: Projeto Araribá História e a coleção História sociedade & cidadania- nova edição. Foram analisados os exemplares que compõe a coleção, no esforço de mapear a recorrência do temário Povos Indígenas, observando suas formas de representação no conteúdo, o lugar que ocupam na história Nacional, registros de sua influência cultural e outros aspectos. Percebemos a ausência da abordagem a partir da cultura indígena, o que nega os como pertencentes à História da sociedade civil, apontando sua presença, mas não a efetivação de discussões sobre o tema no campo do ensino.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7065
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7065/5850
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 11 (2019); 233-254
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246325383168