Educação Histórica e consciência histórica na modernidade no século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Cunha, Jorge Luiz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9988
Resumo: O presente texto associa-se a um projeto de pesquisa vinculado ao Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação (CLIO) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), cujo objetivo principal é a interpretação do papel do ensino de História no campo da educação moderna, no século XXI. Refletindo sobre os conceitos de modernidade e pós-modernidade, vinculados à educação escolar, busca-se interpretar o modelo educacional que mantém a mesma estrutura e os mesmos conceitos do início da modernidade. Entendendo a escola como uma construção estratégica da modernidade, objetiva-se analisar as possibilidades transformadoras das práxis do ensino de História. A crítica às práticas de ensino, especificamente de História, associadas à transmissão de informações, estão fundamentadas na Educação Histórica, considerada como estratégia político-metodológica de transformação do ensino escolar dentro das perspectivas contemporâneas.
id UCS-7_d8ae48911835eb5163118e97141c5cf6
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/9988
network_acronym_str UCS-7
network_name_str Métis (Caxias do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Educação Histórica e consciência histórica na modernidade no século XXIModernidade no século XXI. Educação Histórica. Ensino de História.O presente texto associa-se a um projeto de pesquisa vinculado ao Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação (CLIO) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), cujo objetivo principal é a interpretação do papel do ensino de História no campo da educação moderna, no século XXI. Refletindo sobre os conceitos de modernidade e pós-modernidade, vinculados à educação escolar, busca-se interpretar o modelo educacional que mantém a mesma estrutura e os mesmos conceitos do início da modernidade. Entendendo a escola como uma construção estratégica da modernidade, objetiva-se analisar as possibilidades transformadoras das práxis do ensino de História. A crítica às práticas de ensino, especificamente de História, associadas à transmissão de informações, estão fundamentadas na Educação Histórica, considerada como estratégia político-metodológica de transformação do ensino escolar dentro das perspectivas contemporâneas.Universidade de Caxias do Sulda Cunha, Jorge Luiz2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9988Métis: história & cultura; v. 19, n. 38 (2020): Métis História & Cultura2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9988/4551Direitos autorais 2021 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-29T14:21:44Zoai:vkali30.ucs.br:article/9988Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2021-04-29T14:21:44Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Histórica e consciência histórica na modernidade no século XXI
title Educação Histórica e consciência histórica na modernidade no século XXI
spellingShingle Educação Histórica e consciência histórica na modernidade no século XXI
da Cunha, Jorge Luiz
Modernidade no século XXI. Educação Histórica. Ensino de História.
title_short Educação Histórica e consciência histórica na modernidade no século XXI
title_full Educação Histórica e consciência histórica na modernidade no século XXI
title_fullStr Educação Histórica e consciência histórica na modernidade no século XXI
title_full_unstemmed Educação Histórica e consciência histórica na modernidade no século XXI
title_sort Educação Histórica e consciência histórica na modernidade no século XXI
author da Cunha, Jorge Luiz
author_facet da Cunha, Jorge Luiz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Cunha, Jorge Luiz
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Modernidade no século XXI. Educação Histórica. Ensino de História.
topic Modernidade no século XXI. Educação Histórica. Ensino de História.
description O presente texto associa-se a um projeto de pesquisa vinculado ao Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação (CLIO) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), cujo objetivo principal é a interpretação do papel do ensino de História no campo da educação moderna, no século XXI. Refletindo sobre os conceitos de modernidade e pós-modernidade, vinculados à educação escolar, busca-se interpretar o modelo educacional que mantém a mesma estrutura e os mesmos conceitos do início da modernidade. Entendendo a escola como uma construção estratégica da modernidade, objetiva-se analisar as possibilidades transformadoras das práxis do ensino de História. A crítica às práticas de ensino, especificamente de História, associadas à transmissão de informações, estão fundamentadas na Educação Histórica, considerada como estratégia político-metodológica de transformação do ensino escolar dentro das perspectivas contemporâneas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9988
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9988/4551
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Métis: história & cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Métis: história & cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Métis: história & cultura; v. 19, n. 38 (2020): Métis História & Cultura
2236-2762
1677-0706
reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Métis (Caxias do Sul. Online)
collection Métis (Caxias do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistametis@ucs.br
_version_ 1750315229090152448