Entre histórias e arquivos na Proletária de Merity: trabalhando conceitos com a memória de seus relatórios anuais entre 1921 até 1948

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Frescurato, Caruanã Guatara
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira Gouvêa, Fernando César
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/8860
Resumo: O presente artigo visa apresentar o papel histórico dos relatórios anuais produzidos pela Escola Proletária de Merity, entre os anos de 1921 até 1964. Não se trata meramente de um trabalho de indicação de atividades, apenas para registro, mas da análise do sistema pedagógico e organizacional da escola. Sempre recordando a memória, através de documentos escolares, unindo várias memórias de quem a construiu direta ou indiretamente, vivendo o cotidiano da escola, sendo contada por seus relatórios. Não deixamos de salientar o fato de que não se trata apenas da organização de uma memória singular, vista por Armanda Álvaro Alberto, perante a escola de sua criação, pois se utiliza de seus documentos pessoais, mas, sim, fazendo a construção da memória social dessa instituição de ensino.
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