Educação patrimonial nas escolas de Ensino Fundamental e Médio: a cultura material no bem cultural familiar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/962 |
Resumo: | A proposta desta oficina de Educação Patrimonial nas escolas de Ensino Fundamental e Médio é um ensaio para uma nova aplicação didática na temática de arqueologia. Ao utilizarmos o conceito "Bem Cultural Familiar", como sendo qualquer evidência material ou manifestação da cultura resultante da relação entre o indivíduo e sua família, os oficinandos recebem informações basilares sobre arqueologia, entre elas: conteúdo formal, métodos, imagens, vídeos. Na sequência, esses alunos e alunas investigam em sua residência os objetos que são especiais para a sua família, que tenham um significado de transpasse entre gerações, concretizando o objetivo-fim desta atividade: iniciar o aluno na compreensão da evidência da cultura material e dos diferentes modos de analisá-la em seus contextos, papéis, práticas e significados. |
id |
UCS-7_ea0dfa3506ca0de6875e95e7cf250410 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/962 |
network_acronym_str |
UCS-7 |
network_name_str |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação patrimonial nas escolas de Ensino Fundamental e Médio: a cultura material no bem cultural familiareducação patrimonial; bem cultural familiar; arqueologiaA proposta desta oficina de Educação Patrimonial nas escolas de Ensino Fundamental e Médio é um ensaio para uma nova aplicação didática na temática de arqueologia. Ao utilizarmos o conceito "Bem Cultural Familiar", como sendo qualquer evidência material ou manifestação da cultura resultante da relação entre o indivíduo e sua família, os oficinandos recebem informações basilares sobre arqueologia, entre elas: conteúdo formal, métodos, imagens, vídeos. Na sequência, esses alunos e alunas investigam em sua residência os objetos que são especiais para a sua família, que tenham um significado de transpasse entre gerações, concretizando o objetivo-fim desta atividade: iniciar o aluno na compreensão da evidência da cultura material e dos diferentes modos de analisá-la em seus contextos, papéis, práticas e significados.Universidade de Caxias do SulMatos, Alexandre Pena2011-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/962Métis: história & cultura; v. 8, n. 16 (2009)2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/962/684info:eu-repo/semantics/openAccess2012-11-13T19:16:06Zoai:vkali30.ucs.br:article/962Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2012-11-13T19:16:06Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação patrimonial nas escolas de Ensino Fundamental e Médio: a cultura material no bem cultural familiar |
title |
Educação patrimonial nas escolas de Ensino Fundamental e Médio: a cultura material no bem cultural familiar |
spellingShingle |
Educação patrimonial nas escolas de Ensino Fundamental e Médio: a cultura material no bem cultural familiar Matos, Alexandre Pena educação patrimonial; bem cultural familiar; arqueologia |
title_short |
Educação patrimonial nas escolas de Ensino Fundamental e Médio: a cultura material no bem cultural familiar |
title_full |
Educação patrimonial nas escolas de Ensino Fundamental e Médio: a cultura material no bem cultural familiar |
title_fullStr |
Educação patrimonial nas escolas de Ensino Fundamental e Médio: a cultura material no bem cultural familiar |
title_full_unstemmed |
Educação patrimonial nas escolas de Ensino Fundamental e Médio: a cultura material no bem cultural familiar |
title_sort |
Educação patrimonial nas escolas de Ensino Fundamental e Médio: a cultura material no bem cultural familiar |
author |
Matos, Alexandre Pena |
author_facet |
Matos, Alexandre Pena |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Alexandre Pena |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação patrimonial; bem cultural familiar; arqueologia |
topic |
educação patrimonial; bem cultural familiar; arqueologia |
description |
A proposta desta oficina de Educação Patrimonial nas escolas de Ensino Fundamental e Médio é um ensaio para uma nova aplicação didática na temática de arqueologia. Ao utilizarmos o conceito "Bem Cultural Familiar", como sendo qualquer evidência material ou manifestação da cultura resultante da relação entre o indivíduo e sua família, os oficinandos recebem informações basilares sobre arqueologia, entre elas: conteúdo formal, métodos, imagens, vídeos. Na sequência, esses alunos e alunas investigam em sua residência os objetos que são especiais para a sua família, que tenham um significado de transpasse entre gerações, concretizando o objetivo-fim desta atividade: iniciar o aluno na compreensão da evidência da cultura material e dos diferentes modos de analisá-la em seus contextos, papéis, práticas e significados. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/962 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/962 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/962/684 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Métis: história & cultura; v. 8, n. 16 (2009) 2236-2762 1677-0706 reponame:Métis (Caxias do Sul. Online) instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
collection |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistametis@ucs.br |
_version_ |
1799306150401802240 |