Saber se inventar: o memorial acadêmico na encruzilhada da autobiografia e do egodocumento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4934 |
Resumo: | Os memoriais acadêmicos são documentos produzidos para satisfazer exigências institucionais nos concursos públicos de progressão na carreira docente, com o autor descrevendo sua trajetória, com ênfase em suas atividades de pesquisa, publicações em periódicos indexados, atividades em cursos de pós-graduação, palestras e material didático qualificado produzido, cursos de extensão e demais atividades pertinentes à sua área de atuação. Além de instrumento de avaliação do mérito acadêmico do candidato, também se apresenta como um dos raros momentos nos quais é legítima a fala do intelectual sobre si mesmo, abordando opções, práticas, vivências e memórias como “experiência”. Assim, entende- se o memorial acadêmico como uma forma de escrita autobiográfica que é condicionada por uma tradição intelectualinstitucional, na qual diferentes níveis de subjetivação afirmam uma persona, delimitada, entre outros aspectos, pela proeminência de modelos narrativos que determinam presenças e ausências no relato do autor. |
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Saber se inventar: o memorial acadêmico na encruzilhada da autobiografia e do egodocumentoMemorial. Autobiografia; Egodocumento; MemóriaOs memoriais acadêmicos são documentos produzidos para satisfazer exigências institucionais nos concursos públicos de progressão na carreira docente, com o autor descrevendo sua trajetória, com ênfase em suas atividades de pesquisa, publicações em periódicos indexados, atividades em cursos de pós-graduação, palestras e material didático qualificado produzido, cursos de extensão e demais atividades pertinentes à sua área de atuação. Além de instrumento de avaliação do mérito acadêmico do candidato, também se apresenta como um dos raros momentos nos quais é legítima a fala do intelectual sobre si mesmo, abordando opções, práticas, vivências e memórias como “experiência”. Assim, entende- se o memorial acadêmico como uma forma de escrita autobiográfica que é condicionada por uma tradição intelectualinstitucional, na qual diferentes níveis de subjetivação afirmam uma persona, delimitada, entre outros aspectos, pela proeminência de modelos narrativos que determinam presenças e ausências no relato do autor. Universidade de Caxias do SulLima Silva, Wilton Carlos2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4934Métis: história & cultura; v. 15, n. 30 (2016): A biografia nos estudos históricos: abordagens contemporâneas2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4934/2771Direitos autorais 2016 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-23T12:44:05Zoai:vkali30.ucs.br:article/4934Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2016-12-23T12:44:05Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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