Cultura material da escola e escolarização no egodocumento Como e porque sou romancista, de José de Alencar (Brasil, primeira metade do século XIX)
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36745 https://doi.org/10.5965/1984723820442019154 |
Resumo: | Neste artigo, a atenção se volta para o egodocumento Como e porque sou romancista, publicado como autobiografia, pelo brasileiro José de Alencar (1829-1877). Suas lembranças retornam ao período em que estudava no Colégio de Instrução Elementar, no Rio de Janeiro, conduzindo-nos em um relato de dois anos de duração (1840-1842). Interrogando essa empiria à luz dos conceitos de Egodocumento (VIÑAO,2000), Culturas Escolares (VIÑAO, 1995) e Cultura Material Escolar (SOUZA e PERES, 2011), o objetivo do artigo é analisar alguns vestígios da cultura material da escola e das práticas de escolarização que ela mediava na escola brasileira oitocentista conforme relatadas e significadas nesse relato autobiográfico. A hipótese é de que os elementos descritos no egodocumento de José de Alencar, ao colocarem luz sobre a escola e seu funcionamento no Oitocentos, abrem ao historiador a possibilidade de reconstituir alguns vestígios das práticas de escolarização pela mediação de uma cultura material da escola bem como de uma cultura escolar que a partir delas foi produzida. |
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Cultura material da escola e escolarização no egodocumento Como e porque sou romancista, de José de Alencar (Brasil, primeira metade do século XIX)Material culture of school and schooling in the egodocument How and why I am a novelist, by José de Alencar (Brazil, first half of the 19th Century)EgodocumentosCulturaEscolarizaçãoSéculo XIXNeste artigo, a atenção se volta para o egodocumento Como e porque sou romancista, publicado como autobiografia, pelo brasileiro José de Alencar (1829-1877). Suas lembranças retornam ao período em que estudava no Colégio de Instrução Elementar, no Rio de Janeiro, conduzindo-nos em um relato de dois anos de duração (1840-1842). Interrogando essa empiria à luz dos conceitos de Egodocumento (VIÑAO,2000), Culturas Escolares (VIÑAO, 1995) e Cultura Material Escolar (SOUZA e PERES, 2011), o objetivo do artigo é analisar alguns vestígios da cultura material da escola e das práticas de escolarização que ela mediava na escola brasileira oitocentista conforme relatadas e significadas nesse relato autobiográfico. A hipótese é de que os elementos descritos no egodocumento de José de Alencar, ao colocarem luz sobre a escola e seu funcionamento no Oitocentos, abrem ao historiador a possibilidade de reconstituir alguns vestígios das práticas de escolarização pela mediação de uma cultura material da escola bem como de uma cultura escolar que a partir delas foi produzida.The present paper approached the egodocument How and why I am a novelist, published as an autobiography by the Brazilian author José de Alencar (1829-1877). His memoirs date back to the period when he studied in the Elementary Education School, in Rio de Janeiro, providing us with a two-year report (1840-1842). By examining this empiricism in the light of the concepts of Egodocument (VIÑAO, 2000), School Cultures (VIÑAO, 1995), and Material Culture of School (SOUZA and PERES, 2011), the present paper aims at analyzing some signs of the material culture of school and the educational practices that it mediated in the Brazilian schools of the nineteenth century, as reported and signified in this autobiographic report. The hypothesis is that by approaching the school and its operation in the nineteenth century, the elements described in the egodocument of José de Alencar give the historians the possibility of reconstituting some signs of the educational practices through the mediation of a material culture of school, as well as a school culture produced from them.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2020-01-29T15:39:46Z2020-01-29T15:39:46Z2019-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBARBOSA, Etienne Baldez Louzada; ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Cultura Material da Escola e escolarização no egodocumento Como e porque sou romancista, de José de Alencar (Brasil, primeira metade do século XIX). Linhas, Florianópolis, v. 20, n. 44, p. 154-174, set./dez.2019. DOI: https://doi.org/10.5965/1984723820442019154. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820442019154/pdf. Acesso em: 29 jan. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36745https://doi.org/10.5965/1984723820442019154(CC BY NC ND)info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Etienne Baldez LouzadaAnjos, Juarez José Tuchinski dosporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-17T18:29:55Zoai:repositorio.unb.br:10482/36745Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-17T18:29:55Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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Neste artigo, a atenção se volta para o egodocumento Como e porque sou romancista, publicado como autobiografia, pelo brasileiro José de Alencar (1829-1877). Suas lembranças retornam ao período em que estudava no Colégio de Instrução Elementar, no Rio de Janeiro, conduzindo-nos em um relato de dois anos de duração (1840-1842). Interrogando essa empiria à luz dos conceitos de Egodocumento (VIÑAO,2000), Culturas Escolares (VIÑAO, 1995) e Cultura Material Escolar (SOUZA e PERES, 2011), o objetivo do artigo é analisar alguns vestígios da cultura material da escola e das práticas de escolarização que ela mediava na escola brasileira oitocentista conforme relatadas e significadas nesse relato autobiográfico. A hipótese é de que os elementos descritos no egodocumento de José de Alencar, ao colocarem luz sobre a escola e seu funcionamento no Oitocentos, abrem ao historiador a possibilidade de reconstituir alguns vestígios das práticas de escolarização pela mediação de uma cultura material da escola bem como de uma cultura escolar que a partir delas foi produzida. |
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