Memórias e educação escolar indígena Kariri-Xocó: “por uma educação do nosso jeito”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6682 |
Resumo: | Este texto apresenta reflexões sobre memória, educação escolar indígena e interculturalidade. Resulta de pesquisa que objetivou analisar as memórias narradas nos suportes didáticos elaborados pelos indígenas Kariri-Xocó/AL e foi desenvolvida com o povo Kariri-Xocó, que habita o território indígena no município de Porto Real do Colégio, no Estado de Alagoas. O estudo orientou-se pela abordagem da pesquisa qualitativa em Educação e ancorou-se nos pressupostos da fenomenologiahermenêutica, porque objetivou evidenciar os significados atribuídos pelos sujeitos ao fenômeno pesquisado. Tratouse de um estudo de caso, em que se adotou uma postura etnográfica de pesquisa, na intenção de valorizar a escuta, as observações e o respeito às práticas culturais. Neste texto, privilegiamos a perspectiva das lideranças indígenas Kariri-Xocó sobre a importância da memória para a educação escolar indígena intercultural e diferenciada, como instrumento de resistência e de construção de relações de pertencimento cultural. |
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Memórias e educação escolar indígena Kariri-Xocó: “por uma educação do nosso jeito”Memória. Educação Escolar Indígena. Interculturalidade.Este texto apresenta reflexões sobre memória, educação escolar indígena e interculturalidade. Resulta de pesquisa que objetivou analisar as memórias narradas nos suportes didáticos elaborados pelos indígenas Kariri-Xocó/AL e foi desenvolvida com o povo Kariri-Xocó, que habita o território indígena no município de Porto Real do Colégio, no Estado de Alagoas. O estudo orientou-se pela abordagem da pesquisa qualitativa em Educação e ancorou-se nos pressupostos da fenomenologiahermenêutica, porque objetivou evidenciar os significados atribuídos pelos sujeitos ao fenômeno pesquisado. Tratouse de um estudo de caso, em que se adotou uma postura etnográfica de pesquisa, na intenção de valorizar a escuta, as observações e o respeito às práticas culturais. Neste texto, privilegiamos a perspectiva das lideranças indígenas Kariri-Xocó sobre a importância da memória para a educação escolar indígena intercultural e diferenciada, como instrumento de resistência e de construção de relações de pertencimento cultural.Universidade de Caxias do Sul2018-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6682MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA; v. 17 n. 33 (2018): MÉTIS - HISTÓRIA & CULTURA2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6682/3461Copyright (c) 2018 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Taysa Kawanny FerreiraLucini, Marizete2019-05-21T09:18:27Zoai:ojs2.ucsnew.ojsbrasil.com.br:article/6682Revistahttps://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/PUBhttps://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2019-05-21T09:18:27Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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