O grupo “Educação: Holocausto e Direitos Humanos” no Museu do Holocausto de Curitiba: uma proposta de ensino pela via da autoridade compartilhada
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11571 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar as possibilidades que o grupo privado “Educação: Holocausto e Direitos Humanos”, presente na rede social Facebook do Museu do Holocausto de Curitiba, oferece para o público ao qual se destina, ou seja, os professores do Ensino Fundamental II, como também os professores do Ensino Médio, ao propor, para diferentes linguagens e narrativas, atividades voltadas para o ensino do Holocausto e seus desdobramentos. Interessa-nos aqui perceber as reflexões históricas estimuladas para o ensino de história ao abordar um tema amplamente divulgado e consumido no âmbito da esfera pública, mas ainda recente na historiografia e tímido no repertório que integra os saberes escolares voltados para a disciplina. Para tanto nos atentamos às discussões trazidas por Michael Frisch (2016) em torno da noção de autoridade compartilhada e as discussões que permeiam as noções de uma História Pública capaz de “romper fronteiras”. |
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O grupo “Educação: Holocausto e Direitos Humanos” no Museu do Holocausto de Curitiba: uma proposta de ensino pela via da autoridade compartilhadaHistória e ensino; Holocausto; Rede Social.Este artigo tem como objetivo analisar as possibilidades que o grupo privado “Educação: Holocausto e Direitos Humanos”, presente na rede social Facebook do Museu do Holocausto de Curitiba, oferece para o público ao qual se destina, ou seja, os professores do Ensino Fundamental II, como também os professores do Ensino Médio, ao propor, para diferentes linguagens e narrativas, atividades voltadas para o ensino do Holocausto e seus desdobramentos. Interessa-nos aqui perceber as reflexões históricas estimuladas para o ensino de história ao abordar um tema amplamente divulgado e consumido no âmbito da esfera pública, mas ainda recente na historiografia e tímido no repertório que integra os saberes escolares voltados para a disciplina. Para tanto nos atentamos às discussões trazidas por Michael Frisch (2016) em torno da noção de autoridade compartilhada e as discussões que permeiam as noções de uma História Pública capaz de “romper fronteiras”.Universidade de Caxias do SulHeloisa Molina, AnaRagusa, Helena2024-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11571Métis: história & cultura; v. 22, n. 43 (2023): MÉTIS – história & cultura2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11571/5733http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/11571/4143Direitos autorais 2024 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-10T19:30:05Zoai:vkali30.ucs.br:article/11571Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2024-04-10T19:30:05Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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