Limites legais da publicidade infantil no Direito Brasileiro Contemporâneo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCSAL |
Texto Completo: | http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/899 |
Resumo: | O tema publicidade infantil tem sido um assunto assíduo em fóruns e debates realizados por profissionais da área de comunicação de todo Brasil, tornando se um tema complexo até mesmo para os profissionais de marketing e publicidade. Com toda essa evolução tecnológica, a proliferação dos meios de comunicação expandiu-se para o público infantil, que está submetido a um gigantesco número de publicidades, onde tornam as crianças o alvo principal. Percebe-se, entretanto, quando se trata desse determinado público a publicidade é seletiva e sedutora com objetivo de angariar adeptos ao produto exposto estimulando o consumo infantil, uma vez que as crianças e adolescentes não possuem uma racionalização para compreender de forma crítica até que ponto a propaganda pode lhes influenciar. Acredita-se que apesar do avanço na literatura brasileira a respeito da proteção da criança e do adolescente, o sistema de regulamentação quanto à publicidade infantil ainda é deficitário. |
id |
UCSAL-1_3dae83f8ea16bf36a9dca16cffbdd2b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:magneto.ucsal.br:prefix/899 |
network_acronym_str |
UCSAL-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCSAL |
repository_id_str |
|
spelling |
2019-08-15T17:38:04Z2019-08-152019-08-15T17:38:04Z2019-06-10http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/899O tema publicidade infantil tem sido um assunto assíduo em fóruns e debates realizados por profissionais da área de comunicação de todo Brasil, tornando se um tema complexo até mesmo para os profissionais de marketing e publicidade. Com toda essa evolução tecnológica, a proliferação dos meios de comunicação expandiu-se para o público infantil, que está submetido a um gigantesco número de publicidades, onde tornam as crianças o alvo principal. Percebe-se, entretanto, quando se trata desse determinado público a publicidade é seletiva e sedutora com objetivo de angariar adeptos ao produto exposto estimulando o consumo infantil, uma vez que as crianças e adolescentes não possuem uma racionalização para compreender de forma crítica até que ponto a propaganda pode lhes influenciar. Acredita-se que apesar do avanço na literatura brasileira a respeito da proteção da criança e do adolescente, o sistema de regulamentação quanto à publicidade infantil ainda é deficitário.The theme infantile publicity has been a recurrent matter in foruns and debates realized by professionals in the communication area all over Brazil,thus becoming a complex theme even to the marketing and publicity professionals. With all the technological evolution, the proliferation of the means of communication has spread to the children’s audience,which has been submitted to a huge amount of publicity that has turned children their main target. It is noticeable however that when it comes to this specific public publicity is selective and seductive in order to attract adepts to the exposed good stimulating children’s consume, since children and teenagers don’t have yet racionalization to understand in a critical way how far publicity can go to influence them. It is believed that in spite of the advance in Brazilian literature about protection to children and adolescents, the regulation system to infantile publicity is still weak.Submitted by Rosemary Magalhães (rosemary.magalhaes@ucsal.br) on 2019-08-15T17:38:04Z No. of bitstreams: 1 TCCCAMILATEIXEIRA.pdf: 989614 bytes, checksum: 012dc32e3f071766144dbdfb9990802b (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-15T17:38:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCCCAMILATEIXEIRA.pdf: 989614 bytes, checksum: 012dc32e3f071766144dbdfb9990802b (MD5) Previous issue date: 2019-06-10porUniversidade Católica do SalvadorUCSALBrasilPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)Ciências Sociais AplicadasDireitoPublicidadePublicidade abusivaCriançaAdolescenteLimites da publicidade infantilPublicityAbusive publicityChildAdolescentlimits to infantile publicityLimites legais da publicidade infantil no Direito Brasileiro Contemporâneo.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisViana, Florimar dos Santoshttps://wwws.cnpq.brAbreu, Nícia Nogueira Diógenes Santos dehttps://wwws.cnpq.brhttps://wwws.cnpq.brTeixeira, Camila Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCSALinstname:Universidade Católica de Salvador (UCSAL)instacron:UCSALLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/899/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALTCCCAMILATEIXEIRA.pdfTCCCAMILATEIXEIRA.pdfapplication/pdf989614http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/899/1/TCCCAMILATEIXEIRA.pdf012dc32e3f071766144dbdfb9990802bMD51prefix/8992019-08-15 14:41:46.506oai:magneto.ucsal.br:prefix/899TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de Publicaçõeshttp://ri.ucsal.br:8080/oai/requestopendoar:2019-08-15T17:41:46Repositório Institucional da UCSAL - Universidade Católica de Salvador (UCSAL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Limites legais da publicidade infantil no Direito Brasileiro Contemporâneo. |
title |
Limites legais da publicidade infantil no Direito Brasileiro Contemporâneo. |
spellingShingle |
Limites legais da publicidade infantil no Direito Brasileiro Contemporâneo. Teixeira, Camila Andrade Ciências Sociais Aplicadas Direito Publicidade Publicidade abusiva Criança Adolescente Limites da publicidade infantil Publicity Abusive publicity Child Adolescent limits to infantile publicity |
title_short |
Limites legais da publicidade infantil no Direito Brasileiro Contemporâneo. |
title_full |
Limites legais da publicidade infantil no Direito Brasileiro Contemporâneo. |
title_fullStr |
Limites legais da publicidade infantil no Direito Brasileiro Contemporâneo. |
title_full_unstemmed |
Limites legais da publicidade infantil no Direito Brasileiro Contemporâneo. |
title_sort |
Limites legais da publicidade infantil no Direito Brasileiro Contemporâneo. |
author |
Teixeira, Camila Andrade |
author_facet |
Teixeira, Camila Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Viana, Florimar dos Santos |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
https://wwws.cnpq.br |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Abreu, Nícia Nogueira Diógenes Santos de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
https://wwws.cnpq.br |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
https://wwws.cnpq.br |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Camila Andrade |
contributor_str_mv |
Viana, Florimar dos Santos Abreu, Nícia Nogueira Diógenes Santos de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas Direito |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas Direito Publicidade Publicidade abusiva Criança Adolescente Limites da publicidade infantil Publicity Abusive publicity Child Adolescent limits to infantile publicity |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Publicidade abusiva Criança Adolescente Limites da publicidade infantil Publicity Abusive publicity Child Adolescent limits to infantile publicity |
description |
O tema publicidade infantil tem sido um assunto assíduo em fóruns e debates realizados por profissionais da área de comunicação de todo Brasil, tornando se um tema complexo até mesmo para os profissionais de marketing e publicidade. Com toda essa evolução tecnológica, a proliferação dos meios de comunicação expandiu-se para o público infantil, que está submetido a um gigantesco número de publicidades, onde tornam as crianças o alvo principal. Percebe-se, entretanto, quando se trata desse determinado público a publicidade é seletiva e sedutora com objetivo de angariar adeptos ao produto exposto estimulando o consumo infantil, uma vez que as crianças e adolescentes não possuem uma racionalização para compreender de forma crítica até que ponto a propaganda pode lhes influenciar. Acredita-se que apesar do avanço na literatura brasileira a respeito da proteção da criança e do adolescente, o sistema de regulamentação quanto à publicidade infantil ainda é deficitário. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-15T17:38:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-15 2019-08-15T17:38:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-06-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/899 |
url |
http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/899 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica do Salvador |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCSAL |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica do Salvador |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCSAL instname:Universidade Católica de Salvador (UCSAL) instacron:UCSAL |
instname_str |
Universidade Católica de Salvador (UCSAL) |
instacron_str |
UCSAL |
institution |
UCSAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCSAL |
collection |
Repositório Institucional da UCSAL |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/899/2/license.txt http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/899/1/TCCCAMILATEIXEIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 012dc32e3f071766144dbdfb9990802b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCSAL - Universidade Católica de Salvador (UCSAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1767328120040325120 |