O mito familiar da Igreja Universal do Reino de Deus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCSAL |
Texto Completo: | http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/422 |
Resumo: | A segunda década do terceiro milênio chega ao fim e, com ela, um cenário político conservador. No Brasil, o poder da bancada BBB (Bala, Boi e Bíblia) no Congresso e a popularidade do presidenciável Jair Bolsonaro atestam isso. Esse cenário é resultado, em parte, da crescente influência das igrejas pentecostais e neopentecostais na arena política, havendo, em geral, uma convergência entre as posições ideológicas dos evangélicos e seus valores familiares. Para compreender esse fenômeno, fez-se um estudo de caso do mito familiar de uma denominação neopentecostal em particular: a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), o maior fenômeno religioso do Brasil dos últimos 30 anos, tomando-se como objeto de estudo a literatura produzida sobre e por seu líder e por membros de sua família. Os marcos teóricos do estudo foram: o pensamento do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, criador da psicologia analítica e a sociologia do neopentecostalimo brasileiro. A mitologia familiar IURDiana foi compreendida principalmente a partir do estudo sobre o mito familiar IURDiano, dividida em: o mito do herói, o mito do Eterno Feminino e o mito familiar propriamente dito, um construto teórico ainda pouco explorado na comunidade Junguiana. Outros intérpretes do mito também foram incluídos: Simone de Beauvoir, Joseph Campbell, Mircea Eliade e James Hillman. Apresentou-se um breve histórico sobre as três ondas do pentecostalismo no país e da trajetória da IURD, desde a sua fundação à inauguração do Templo de Salomão. A análise centrou-se nos perfis do homem, da mulher e da família de Deus idealizados por Edir Macedo. Foram apontadas como características da teologia IURDiana: a submissão da mulher, o domínio da razão sobre emoção, o fomento à prosperidade material e a luta constante contra outros credos, havendo evidências de que o mito familiar da Igreja Universal seja uma adaptação pós-moderna da “família tradicional” brasileira. Esta seria uma família patriarcal, cuja configuração coloca o mito pessoal do pai como o mito central da família. Esse modelo de família tradicional ajudaria as fiéis da IURD a recuperarem a unidade familiar e serem valorizadas frente a situações de exclusão econômica e social. As posturas contraditórias dos pastores, obreiros e até do próprio Bispo perante o seu mito familiar também foram discutidas. |
id |
UCSAL-1_440b081e71d72045c541f5a6a88dba6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:magneto.ucsal.br:prefix/422 |
network_acronym_str |
UCSAL-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCSAL |
repository_id_str |
|
spelling |
2018-06-14T16:18:33Z2018-06-142018-06-14T16:18:33Z2018-02-23http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/422A segunda década do terceiro milênio chega ao fim e, com ela, um cenário político conservador. No Brasil, o poder da bancada BBB (Bala, Boi e Bíblia) no Congresso e a popularidade do presidenciável Jair Bolsonaro atestam isso. Esse cenário é resultado, em parte, da crescente influência das igrejas pentecostais e neopentecostais na arena política, havendo, em geral, uma convergência entre as posições ideológicas dos evangélicos e seus valores familiares. Para compreender esse fenômeno, fez-se um estudo de caso do mito familiar de uma denominação neopentecostal em particular: a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), o maior fenômeno religioso do Brasil dos últimos 30 anos, tomando-se como objeto de estudo a literatura produzida sobre e por seu líder e por membros de sua família. Os marcos teóricos do estudo foram: o pensamento do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, criador da psicologia analítica e a sociologia do neopentecostalimo brasileiro. A mitologia familiar IURDiana foi compreendida principalmente a partir do estudo sobre o mito familiar IURDiano, dividida em: o mito do herói, o mito do Eterno Feminino e o mito familiar propriamente dito, um construto teórico ainda pouco explorado na comunidade Junguiana. Outros intérpretes do mito também foram incluídos: Simone de Beauvoir, Joseph Campbell, Mircea Eliade e James Hillman. Apresentou-se um breve histórico sobre as três ondas do pentecostalismo no país e da trajetória da IURD, desde a sua fundação à inauguração do Templo de Salomão. A análise centrou-se nos perfis do homem, da mulher e da família de Deus idealizados por Edir Macedo. Foram apontadas como características da teologia IURDiana: a submissão da mulher, o domínio da razão sobre emoção, o fomento à prosperidade material e a luta constante contra outros credos, havendo evidências de que o mito familiar da Igreja Universal seja uma adaptação pós-moderna da “família tradicional” brasileira. Esta seria uma família patriarcal, cuja configuração coloca o mito pessoal do pai como o mito central da família. Esse modelo de família tradicional ajudaria as fiéis da IURD a recuperarem a unidade familiar e serem valorizadas frente a situações de exclusão econômica e social. As posturas contraditórias dos pastores, obreiros e até do próprio Bispo perante o seu mito familiar também foram discutidas.The second decade of the third millennium is brought to an end, and with it comes a conservative bent in the political scenario. In Brazil, the power of the BOB (Bullet, Ox, and Bible) parliamentary bench and presidential Jair Bolsanaro’s popularity attests that. This scenario is in part the result of the growing influence of Pentecostal and Neo-Pentecostal churches in the political arena, with a general convergence between the ideological positions of evangelicals and their family values. In order to understand this phenomenon, a case study was made of the family myth of a Neo-Pentecostal denomination in particular: the Universal Church of the Kingdom of God, the greatest religious phenomenon in Brazil in the last 30 years, taking as the object of study the literature about and by their leader, Edir Macedo, and members of his family. The theoretical frameworks of the study were: the ideas of Swiss psychiatrist Carl Gustav Jung, analytical psychology’s founder and the sociology of Brazilian neopentecostalism. The IURDian mythology was mainly understood from the study on the IURDian family myth, divided into: the myth of the hero, the myth of the Eternal Feminine and the family myth properly said, a theoretical construct still unexplored in the Jungian community. Other interpreters of the myth were also included: Simone de Beauvoir, Joseph Campbell, MirceaEliade and James Hillman. A brief history was given of the three waves of Pentecostalism in the country and the trajectory of the IURD, from its foundation to the inauguration of Solomon’s Temple. The analysis focused on Edir Macedo’s idealized profiles of the man, woman and family of God. Some characteristics of IURDian theology: the submission of women, reason over emotion, the promotion of wealth and the constant clash against other religions, with evidence that the family myth of the Universal Church is a postmodern adaptation of the “traditional” Brazilian family. It’s a patriarchal family whose arrangement puts the personal myth of the father as the central myth of the family. This traditional family model helps IURD’s female churchgoers to recover family unity and to be valued in the face of economic and social exclusion. The contradictory positions of pastors, laborers and even the Bishop himself in the face of their family myth were also discussed.Submitted by Ana Carla Almeida (ana.almeida@ucsal.br) on 2018-06-14T13:03:37Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAOJOSESA.pdf: 1007183 bytes, checksum: 240c387c3fdd0b278affec1965e65932 (MD5)Approved for entry into archive by Rosemary Magalhães (rosemary.magalhaes@ucsal.br) on 2018-06-14T16:18:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAOJOSESA.pdf: 1007183 bytes, checksum: 240c387c3fdd0b278affec1965e65932 (MD5)Made available in DSpace on 2018-06-14T16:18:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAOJOSESA.pdf: 1007183 bytes, checksum: 240c387c3fdd0b278affec1965e65932 (MD5) Previous issue date: 2018-02-23porUniversidade Catolica de SalvadorFamília na Sociedade ContemporâneaUCSALBrasilPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoSociais e HumanidadesMultidisciplinarIgreja Universal do Reino de DeusMito familiarSociologia da ReligiãoTeoria JunguianaNeopentecostalismoUniversal Church of the Kingdom of GodFamily mythSociology of ReligionJungian TheoryNeo-pentecostalismO mito familiar da Igreja Universal do Reino de Deusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRabinovich, Elaine Pedreirahttp://lattes.cnpq.br/1594550972937138Franco, AicilSantos, Deyse Luciano de JesusCosta, Lívia Alessandra Fialho dahttp://lattes.cnpq.br/9814275083292897Sá, José Felipe Rodriguez deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCSALinstname:Universidade Católica de Salvador (UCSAL)instacron:UCSALLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/422/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALDISSERTACAOJOSESA.pdfDISSERTACAOJOSESA.pdfapplication/pdf1007183http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/422/1/DISSERTACAOJOSESA.pdf240c387c3fdd0b278affec1965e65932MD51prefix/4222018-06-14 13:22:44.656oai:magneto.ucsal.br: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ório de Publicaçõeshttp://ri.ucsal.br:8080/oai/requestopendoar:2018-06-14T16:22:44Repositório Institucional da UCSAL - Universidade Católica de Salvador (UCSAL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O mito familiar da Igreja Universal do Reino de Deus |
title |
O mito familiar da Igreja Universal do Reino de Deus |
spellingShingle |
O mito familiar da Igreja Universal do Reino de Deus Sá, José Felipe Rodriguez de Sociais e Humanidades Multidisciplinar Igreja Universal do Reino de Deus Mito familiar Sociologia da Religião Teoria Junguiana Neopentecostalismo Universal Church of the Kingdom of God Family myth Sociology of Religion Jungian Theory Neo-pentecostalism |
title_short |
O mito familiar da Igreja Universal do Reino de Deus |
title_full |
O mito familiar da Igreja Universal do Reino de Deus |
title_fullStr |
O mito familiar da Igreja Universal do Reino de Deus |
title_full_unstemmed |
O mito familiar da Igreja Universal do Reino de Deus |
title_sort |
O mito familiar da Igreja Universal do Reino de Deus |
author |
Sá, José Felipe Rodriguez de |
author_facet |
Sá, José Felipe Rodriguez de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rabinovich, Elaine Pedreira |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1594550972937138 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Franco, Aicil |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Santos, Deyse Luciano de Jesus |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Costa, Lívia Alessandra Fialho da |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9814275083292897 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, José Felipe Rodriguez de |
contributor_str_mv |
Rabinovich, Elaine Pedreira Franco, Aicil Santos, Deyse Luciano de Jesus Costa, Lívia Alessandra Fialho da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Sociais e Humanidades Multidisciplinar |
topic |
Sociais e Humanidades Multidisciplinar Igreja Universal do Reino de Deus Mito familiar Sociologia da Religião Teoria Junguiana Neopentecostalismo Universal Church of the Kingdom of God Family myth Sociology of Religion Jungian Theory Neo-pentecostalism |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Igreja Universal do Reino de Deus Mito familiar Sociologia da Religião Teoria Junguiana Neopentecostalismo Universal Church of the Kingdom of God Family myth Sociology of Religion Jungian Theory Neo-pentecostalism |
description |
A segunda década do terceiro milênio chega ao fim e, com ela, um cenário político conservador. No Brasil, o poder da bancada BBB (Bala, Boi e Bíblia) no Congresso e a popularidade do presidenciável Jair Bolsonaro atestam isso. Esse cenário é resultado, em parte, da crescente influência das igrejas pentecostais e neopentecostais na arena política, havendo, em geral, uma convergência entre as posições ideológicas dos evangélicos e seus valores familiares. Para compreender esse fenômeno, fez-se um estudo de caso do mito familiar de uma denominação neopentecostal em particular: a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), o maior fenômeno religioso do Brasil dos últimos 30 anos, tomando-se como objeto de estudo a literatura produzida sobre e por seu líder e por membros de sua família. Os marcos teóricos do estudo foram: o pensamento do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, criador da psicologia analítica e a sociologia do neopentecostalimo brasileiro. A mitologia familiar IURDiana foi compreendida principalmente a partir do estudo sobre o mito familiar IURDiano, dividida em: o mito do herói, o mito do Eterno Feminino e o mito familiar propriamente dito, um construto teórico ainda pouco explorado na comunidade Junguiana. Outros intérpretes do mito também foram incluídos: Simone de Beauvoir, Joseph Campbell, Mircea Eliade e James Hillman. Apresentou-se um breve histórico sobre as três ondas do pentecostalismo no país e da trajetória da IURD, desde a sua fundação à inauguração do Templo de Salomão. A análise centrou-se nos perfis do homem, da mulher e da família de Deus idealizados por Edir Macedo. Foram apontadas como características da teologia IURDiana: a submissão da mulher, o domínio da razão sobre emoção, o fomento à prosperidade material e a luta constante contra outros credos, havendo evidências de que o mito familiar da Igreja Universal seja uma adaptação pós-moderna da “família tradicional” brasileira. Esta seria uma família patriarcal, cuja configuração coloca o mito pessoal do pai como o mito central da família. Esse modelo de família tradicional ajudaria as fiéis da IURD a recuperarem a unidade familiar e serem valorizadas frente a situações de exclusão econômica e social. As posturas contraditórias dos pastores, obreiros e até do próprio Bispo perante o seu mito familiar também foram discutidas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-14T16:18:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-06-14 2018-06-14T16:18:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-02-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/422 |
url |
http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Salvador |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Família na Sociedade Contemporânea |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCSAL |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Salvador |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCSAL instname:Universidade Católica de Salvador (UCSAL) instacron:UCSAL |
instname_str |
Universidade Católica de Salvador (UCSAL) |
instacron_str |
UCSAL |
institution |
UCSAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCSAL |
collection |
Repositório Institucional da UCSAL |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/422/2/license.txt http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/422/1/DISSERTACAOJOSESA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 240c387c3fdd0b278affec1965e65932 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCSAL - Universidade Católica de Salvador (UCSAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1767328115263012864 |