Contribuições de famílias para o rendimento escolar de alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental: olhares das responsáveis e das professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Rita de Cássia Araújo Freitas de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCSAL
Texto Completo: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/1538
Resumo: Na contemporaneidade, paradigmas educacionais apontam para a importância do envolvimento e da participação da família na vida escolar de suas crianças. Além da família, a escola e o próprio aluno contribuem para que este tenha um maior ou menor rendimento escolar. É nessa linha que se insere o presente estudo, que teve por objetivo geral investigar como as famílias contribuem para o rendimento escolar de alunos de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental de uma escola municipal urbana do interior da Bahia, segundo os olhares das responsáveis e das professoras das crianças. Participaram do estudo 18 responsáveis pelas crianças com maior rendimento escolar (grupo 1) e 18 responsáveis pelas crianças com menor rendimento escolar (grupo 2), totalizando 36 participantes nos dois grupos, além de 18 professoras regentes das turmas às quais pertenciam os alunos e o coordenador pedagógico da escola. Três roteiros semi-estruturados de entrevista foram elaborados (um para responsáveis, um para professoras e outro para coordenação). O estudo foi aprovado por comitê de ética. Os participantes assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido e foram submetidos à entrevista gravada utilizando os roteiros. Por meio de análise quantitativa-interpretativa foram construídos sistemas de categorias. Obteve-se os seguintes resultados: no do grupo 1, a maioria das responsáveis trabalha, é casada, possui o Ensino Médio Completo, tem uma renda familiar entre mais de um a até três salários mínimos e apresenta tipologia de família nuclear. Já no grupo 2, a maior parte das participantes não trabalha, é solteira, apresenta baixa escolaridade (até a 4ª. série do Ensino Fundamental), tem renda familiar de até um salário-mínimo e apresenta tipologia de família extensa/ampliada. Tais dados sugerem que, apesar de os dois grupos estarem inseridos num mesmo contexto de pobreza, as famílias das crianças com um menor rendimento escolar encontram-se em condições de vida muito mais precárias. As crianças do grupo 1 foram consideradas por suas responsáveis como inteligentes, comportadas, sociáveis e estudiosas; porém, no grupo 2, apesar de serem também comportadas e sociáveis, são identificadas como pouco inteligentes ou estudiosas. A maioria das responsáveis do grupo 1 participa das reuniões escolares, enquanto só a metade do grupo 2 costuma freqüentá-las assiduamente. No grupo 1 as crianças costumam levar as atividades escolares prontas para a escola, o mesmo não ocorre no grupo 2. Os dados sugerem que a escola foi vista pelas responsáveis como um instrumento capaz de possibilitar às crianças das camadas populares uma condição de vida melhor do que elas têm atualmente. Segundo as professoras, a família se constitui no elemento fundamental para o maior ou menor rendimento escolar do aluno, além de ser a base para a formação integral do sujeito. Finalmente, para as responsáveis e as professoras, a boa relação família-escola é condição fundamental para o êxito escolar das crianças. Conclui-se que as famílias, a partir de suas características, podem contribuir efetivamente como inibidoras ou propulsoras no rendimento escolar de suas crianças, mas também a escola e a própria criança são protagonistas neste rendimento.
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Participaram do estudo 18 responsáveis pelas crianças com maior rendimento escolar (grupo 1) e 18 responsáveis pelas crianças com menor rendimento escolar (grupo 2), totalizando 36 participantes nos dois grupos, além de 18 professoras regentes das turmas às quais pertenciam os alunos e o coordenador pedagógico da escola. Três roteiros semi-estruturados de entrevista foram elaborados (um para responsáveis, um para professoras e outro para coordenação). O estudo foi aprovado por comitê de ética. Os participantes assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido e foram submetidos à entrevista gravada utilizando os roteiros. Por meio de análise quantitativa-interpretativa foram construídos sistemas de categorias. Obteve-se os seguintes resultados: no do grupo 1, a maioria das responsáveis trabalha, é casada, possui o Ensino Médio Completo, tem uma renda familiar entre mais de um a até três salários mínimos e apresenta tipologia de família nuclear. 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Os dados sugerem que a escola foi vista pelas responsáveis como um instrumento capaz de possibilitar às crianças das camadas populares uma condição de vida melhor do que elas têm atualmente. Segundo as professoras, a família se constitui no elemento fundamental para o maior ou menor rendimento escolar do aluno, além de ser a base para a formação integral do sujeito. Finalmente, para as responsáveis e as professoras, a boa relação família-escola é condição fundamental para o êxito escolar das crianças. Conclui-se que as famílias, a partir de suas características, podem contribuir efetivamente como inibidoras ou propulsoras no rendimento escolar de suas crianças, mas também a escola e a própria criança são protagonistas neste rendimento.In contemporaneity, educational paradigms point out the importance of the involvement and the contribution of the family to children’s school life. Besides the family, the school and the pupil contribute to a better or worse school performance. It is in this context that the present study is inserted and had as its general objective to investigate how families contribute to school performance of 1st to 4th grades pupils of primary education at an urban municipal school in the interior of Bahia, according to the children’s responsible guardians and their teachers. 18 responsible guardians whose children presented higher performance (group 1) and 18 with lower performance (group 2), totalizing 36 responsible guardians in both groups, besides 18 teachers ministering the groups, which the pupils belonged to, and the pedagogical coordinator of the school have participated in the study. Three half-structuralized scripts of interviews have been elaborated (one for guardians, one for teachers, and another for the coordination). The study was approved by the ethics committee. The participants have signed a term of Free and Informed Consent and have been submitted to recorded interviews using the scripts. By using quantitative-interpretative analysis, systems of categories have been constructed. The following results are observed: in group 1, the majority of responsible guardians work, are married, have high school degree, have an income between one and three minimum salaries, and presented a nuclear family type. In group 2, the majority does not work, is single, has low educational level (up to 4th grade of primary school), has an income of up to one minimum salary, and extensive/amplified family type. Such data suggest that, although both groups are inserted in a context of poverty, the children with lower school performance are found in much more precarious life conditions. The children from group 1 were considered intelligent, well-behaved, sociable, and studious, but the ones from group two, although also well-behaved and sociable, are identified as little intelligent and studious. The majority of responsible guardians from group 1 attend school meetings, whereas only half of group 2 did it regularly. In group 1, children take their homework done to school, what does not happen in group 2. The data suggest that school was viewed as an instrument capable of making possible for popular social layer children to have a better life condition than the one they currently have. According to the teachers, the family constitutes the fundamental element of children’s higher and lower school performance, besides being the base of the individual’s integral formation. Finally, to both responsible guardians and teachers, a good family-school relationship is a fundamental condition for the children’s school success. It was concluded that the families, with its characteristics, can contribute effectively as inhibiting or propeller of their children’s school performance, but also the school and the child are protagonist in this performance.Submitted by Rosemary Magalhães (rosemary.magalhaes@ucsal.br) on 2020-04-28T17:41:00Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAORITAMORAES.pdf: 1283910 bytes, checksum: 3eb58dd127ea6c623317131f3bad6cad (MD5)Approved for entry into archive by Rosemary Magalhães (rosemary.magalhaes@ucsal.br) on 2020-04-28T17:42:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAORITAMORAES.pdf: 1283910 bytes, checksum: 3eb58dd127ea6c623317131f3bad6cad (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-28T17:42:09Z (GMT). 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