Leitura filosófica da Encíclica Fides et Ratio e seus ecos nos paradigmas familiares contemporâneos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Miguel Ivân Mendonça
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCSAL
Texto Completo: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/1475
Resumo: Partindo do pressuposto que o homem é ser-no-mundo, como a Filosofia e a Teologia explicam a relação - necessária ou acidental - com o mistério e com a liberdade humana? Qual a operação ontológica capaz de coadunar a totalidade do ser através dos exercícios filosofante e teologal? Quais as influências da Fides et Ratio (FR) nos arranjos familiares contemporâneos? Diante esses questionamentos, foram investigados os fundamentos do pensamento do Papa João Paulo II na Fides et Ratio a partir de alguns contextos questionadores dos pressupostos da Fé e seus ecos nos paradigmas familiares contemporâneos. Foram analisados os argumentos da crítica da Igreja sobre o discurso científico. Foi abordado o posicionamento da encíclica sobre o pensamento filosófico que se desenvolveu afastado da revelação cristã. Foi investigado, também, o par de palavras-princípio (Eu-Tu, Eu-Isso), em Martin Buber, e o conceito de Pessoa, em Karol Wojtyla. O deslocamento do sentido de Pessoa subordinada ao mistério e elevada à autonomia absoluta de sujeito social, corroborou para a quebra dos paradigmas familiares de base católica e burguesa. Analisou-se como a Teologia permaneceu convicta da máxima anselmiana intelecctus fidei: é a Filosofia subordinada à Teologia? A proposta da pesquisa não foi “revisar” a eficácia da Teologia ou da Filosofia no processo do conhecimento em busca da essência do ser enquanto ser tendencioso ao agrupamento, comunidade e família, mas investigou-se os impactos da Encíclica Fides et Ratio – em seu duplo movimento de “diálogo” e de “recusa” pela sociedade – e seus ecos nos paradigmas familiares contemporâneos, os quais atravessaram perdas de referenciais em decorrência das novas dinâmicas, recursos e apelos da sociedade técnica, haja vista as potencialidades da engenharia genética versus os interesses econômicos no processo da eugenia. Procurou-se demonstrar que a nova ordem técnica-científica reconfigurou a Família para o pluralismo indefinido, nova morada do pensamento contemporâneo. Ofereceu-se uma versão da Filosofia resguardando sua tradicional capacidade de apontar novos caminhos e reelaborar novos referenciais e visões de mundo capazes de colocar sentido ao existir, inclusive os familiares. Por fim, foi desta tensão do sujeito (Pessoa) entre os discursos da fé e da razão no exercício da escolha (liberdade), que se construiu a reflexão em torno da Encíclica Fides et Ratio e da Família.
id UCSAL-1_6efa952d25e6cb2ad9a6df52394873cd
oai_identifier_str oai:magneto.ucsal.br:prefix/1475
network_acronym_str UCSAL-1
network_name_str Repositório Institucional da UCSAL
repository_id_str
spelling 2020-04-13T21:27:00Z2020-04-132020-04-13T21:27:00Z2005http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/1475Partindo do pressuposto que o homem é ser-no-mundo, como a Filosofia e a Teologia explicam a relação - necessária ou acidental - com o mistério e com a liberdade humana? Qual a operação ontológica capaz de coadunar a totalidade do ser através dos exercícios filosofante e teologal? Quais as influências da Fides et Ratio (FR) nos arranjos familiares contemporâneos? Diante esses questionamentos, foram investigados os fundamentos do pensamento do Papa João Paulo II na Fides et Ratio a partir de alguns contextos questionadores dos pressupostos da Fé e seus ecos nos paradigmas familiares contemporâneos. Foram analisados os argumentos da crítica da Igreja sobre o discurso científico. Foi abordado o posicionamento da encíclica sobre o pensamento filosófico que se desenvolveu afastado da revelação cristã. Foi investigado, também, o par de palavras-princípio (Eu-Tu, Eu-Isso), em Martin Buber, e o conceito de Pessoa, em Karol Wojtyla. O deslocamento do sentido de Pessoa subordinada ao mistério e elevada à autonomia absoluta de sujeito social, corroborou para a quebra dos paradigmas familiares de base católica e burguesa. Analisou-se como a Teologia permaneceu convicta da máxima anselmiana intelecctus fidei: é a Filosofia subordinada à Teologia? A proposta da pesquisa não foi “revisar” a eficácia da Teologia ou da Filosofia no processo do conhecimento em busca da essência do ser enquanto ser tendencioso ao agrupamento, comunidade e família, mas investigou-se os impactos da Encíclica Fides et Ratio – em seu duplo movimento de “diálogo” e de “recusa” pela sociedade – e seus ecos nos paradigmas familiares contemporâneos, os quais atravessaram perdas de referenciais em decorrência das novas dinâmicas, recursos e apelos da sociedade técnica, haja vista as potencialidades da engenharia genética versus os interesses econômicos no processo da eugenia. Procurou-se demonstrar que a nova ordem técnica-científica reconfigurou a Família para o pluralismo indefinido, nova morada do pensamento contemporâneo. Ofereceu-se uma versão da Filosofia resguardando sua tradicional capacidade de apontar novos caminhos e reelaborar novos referenciais e visões de mundo capazes de colocar sentido ao existir, inclusive os familiares. Por fim, foi desta tensão do sujeito (Pessoa) entre os discursos da fé e da razão no exercício da escolha (liberdade), que se construiu a reflexão em torno da Encíclica Fides et Ratio e da Família.By the conjecture that the man is “exist-in-world”, how the Philosophy and the Theology explain the necessary or casual relation – with the mystery and human freedom? Which ontological operation is able to conciliate whole being through the philologist and theologic exercises? What is the Fides et Ratio (FR) influences in the contemporaneous familiarity disposes? Before these questions, was investigated the reason of the thought of Pope João Paulo II in the Fides et Ratio beginning of some doubtful contexts of the faith, conjecture and yours echoes in contemporaneous familiarity paradigm. Was examined the Church critical arguments about the scientific discourse. Was board the positionament of encyclic about the philosophical thought that develop apart of the Christian revelation, having the idealism how apogee of this scission. Was investigated, also the pair of principle-words (I-You, I-This), in Martin Burber and the conception of Pessoa, in Karol Wojtyla. This relation corroborated with the break of familiarity paradigm, because take care of displacement of the sense of Pessoa while subordinated at the mystery and elevated at absolute autonomy, while social subject. Analyzed how the Theology stay convinced of the anselmiana interpretation of intelecctus fidei: is the Philosophy subordinated by Theology? The research offer wasn‟t “to revise” the efficacy of Theology in knowledge process in search of the essence of ser while ser tendentious at the grouping, community and family, but was investigated the impacts of Encyclic – in your double movement of “dialogue” and “denial” – and your echoes in the contemporaneous familiarity paradigms, those that cross over referential losses in result of new dynamics, recourses and appellation of technical society, was saw the potentialities of genetic engineering versus the economical interests in the eugenia process. Was looked for demonstrate that the new technical-scientific order is pushing the Family for the indefiniteness pluralism, new home of the contemporaneous thought. Was offered a version of Philosophy guarding your traditional capacity to sharpen new ways and re-elaborate new paradigms and visions of world that gave sense to exist, inclusively the familiarity. At last, is this tension of subject (Person) between the discourses of faith and of reason and the exercises of choose (Liberty), that construct the reflection around the Encyclic Fides et Ratio and the Family.Submitted by Rosemary Magalhães (rosemary.magalhaes@ucsal.br) on 2020-04-13T21:26:17Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAOMIGUELCARNEIRO.pdf: 1004024 bytes, checksum: 75636260f0a2a4c701bf4e455edec71a (MD5)Approved for entry into archive by Rosemary Magalhães (rosemary.magalhaes@ucsal.br) on 2020-04-13T21:27:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAOMIGUELCARNEIRO.pdf: 1004024 bytes, checksum: 75636260f0a2a4c701bf4e455edec71a (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-13T21:27:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAOMIGUELCARNEIRO.pdf: 1004024 bytes, checksum: 75636260f0a2a4c701bf4e455edec71a (MD5) Previous issue date: 2005porUniversidade Católica do SalvadorFamília na Sociedade ContemporâneaUCSALBrasilPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoSociais e HumanidadesMultidisciplinarFamíliaFilosofiaJoão Paulo IITeologiaFamilyPhilosophyTheologyJean Paul IILeitura filosófica da Encíclica Fides et Ratio e seus ecos nos paradigmas familiares contemporâneosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMachado, Genival Bartolomeu Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/http://lattes.cnpq.br/Carneiro, Miguel Ivân Mendonçainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCSALinstname:Universidade Católica de Salvador (UCSAL)instacron:UCSALLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/1475/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALDISSERTACAOMIGUELCARNEIRO.pdfDISSERTACAOMIGUELCARNEIRO.pdfapplication/pdf1004024http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/1475/1/DISSERTACAOMIGUELCARNEIRO.pdf75636260f0a2a4c701bf4e455edec71aMD51prefix/14752020-04-13 18:29:25.128oai:magneto.ucsal.br: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ório de Publicaçõeshttp://ri.ucsal.br:8080/oai/requestopendoar:2020-04-13T21:29:25Repositório Institucional da UCSAL - Universidade Católica de Salvador (UCSAL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura filosófica da Encíclica Fides et Ratio e seus ecos nos paradigmas familiares contemporâneos
title Leitura filosófica da Encíclica Fides et Ratio e seus ecos nos paradigmas familiares contemporâneos
spellingShingle Leitura filosófica da Encíclica Fides et Ratio e seus ecos nos paradigmas familiares contemporâneos
Carneiro, Miguel Ivân Mendonça
Sociais e Humanidades
Multidisciplinar
Família
Filosofia
João Paulo II
Teologia
Family
Philosophy
Theology
Jean Paul II
title_short Leitura filosófica da Encíclica Fides et Ratio e seus ecos nos paradigmas familiares contemporâneos
title_full Leitura filosófica da Encíclica Fides et Ratio e seus ecos nos paradigmas familiares contemporâneos
title_fullStr Leitura filosófica da Encíclica Fides et Ratio e seus ecos nos paradigmas familiares contemporâneos
title_full_unstemmed Leitura filosófica da Encíclica Fides et Ratio e seus ecos nos paradigmas familiares contemporâneos
title_sort Leitura filosófica da Encíclica Fides et Ratio e seus ecos nos paradigmas familiares contemporâneos
author Carneiro, Miguel Ivân Mendonça
author_facet Carneiro, Miguel Ivân Mendonça
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Genival Bartolomeu Fernandes
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Miguel Ivân Mendonça
contributor_str_mv Machado, Genival Bartolomeu Fernandes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Sociais e Humanidades
Multidisciplinar
topic Sociais e Humanidades
Multidisciplinar
Família
Filosofia
João Paulo II
Teologia
Family
Philosophy
Theology
Jean Paul II
dc.subject.por.fl_str_mv Família
Filosofia
João Paulo II
Teologia
Family
Philosophy
Theology
Jean Paul II
description Partindo do pressuposto que o homem é ser-no-mundo, como a Filosofia e a Teologia explicam a relação - necessária ou acidental - com o mistério e com a liberdade humana? Qual a operação ontológica capaz de coadunar a totalidade do ser através dos exercícios filosofante e teologal? Quais as influências da Fides et Ratio (FR) nos arranjos familiares contemporâneos? Diante esses questionamentos, foram investigados os fundamentos do pensamento do Papa João Paulo II na Fides et Ratio a partir de alguns contextos questionadores dos pressupostos da Fé e seus ecos nos paradigmas familiares contemporâneos. Foram analisados os argumentos da crítica da Igreja sobre o discurso científico. Foi abordado o posicionamento da encíclica sobre o pensamento filosófico que se desenvolveu afastado da revelação cristã. Foi investigado, também, o par de palavras-princípio (Eu-Tu, Eu-Isso), em Martin Buber, e o conceito de Pessoa, em Karol Wojtyla. O deslocamento do sentido de Pessoa subordinada ao mistério e elevada à autonomia absoluta de sujeito social, corroborou para a quebra dos paradigmas familiares de base católica e burguesa. Analisou-se como a Teologia permaneceu convicta da máxima anselmiana intelecctus fidei: é a Filosofia subordinada à Teologia? A proposta da pesquisa não foi “revisar” a eficácia da Teologia ou da Filosofia no processo do conhecimento em busca da essência do ser enquanto ser tendencioso ao agrupamento, comunidade e família, mas investigou-se os impactos da Encíclica Fides et Ratio – em seu duplo movimento de “diálogo” e de “recusa” pela sociedade – e seus ecos nos paradigmas familiares contemporâneos, os quais atravessaram perdas de referenciais em decorrência das novas dinâmicas, recursos e apelos da sociedade técnica, haja vista as potencialidades da engenharia genética versus os interesses econômicos no processo da eugenia. Procurou-se demonstrar que a nova ordem técnica-científica reconfigurou a Família para o pluralismo indefinido, nova morada do pensamento contemporâneo. Ofereceu-se uma versão da Filosofia resguardando sua tradicional capacidade de apontar novos caminhos e reelaborar novos referenciais e visões de mundo capazes de colocar sentido ao existir, inclusive os familiares. Por fim, foi desta tensão do sujeito (Pessoa) entre os discursos da fé e da razão no exercício da escolha (liberdade), que se construiu a reflexão em torno da Encíclica Fides et Ratio e da Família.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-13T21:27:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-13
2020-04-13T21:27:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/1475
url http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/1475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica do Salvador
dc.publisher.program.fl_str_mv Família na Sociedade Contemporânea
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCSAL
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica do Salvador
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCSAL
instname:Universidade Católica de Salvador (UCSAL)
instacron:UCSAL
instname_str Universidade Católica de Salvador (UCSAL)
instacron_str UCSAL
institution UCSAL
reponame_str Repositório Institucional da UCSAL
collection Repositório Institucional da UCSAL
bitstream.url.fl_str_mv http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/1475/2/license.txt
http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/1475/1/DISSERTACAOMIGUELCARNEIRO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
75636260f0a2a4c701bf4e455edec71a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCSAL - Universidade Católica de Salvador (UCSAL)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1767328125175201792