O centro de pesquisa da biodiversidade do colégio militar de Salvador: espaço para promoção da educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ilka Costa de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCSAL
Texto Completo: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/424
Resumo: A crise socioambiental que ora se apresenta, sinaliza para necessidade urgente de uma quebra de paradigma. A forma pela qual as sociedades ocidentais se estruturaram baseadas no consumo desenfreado e na espoliação extrema dos serviços ambientais, leva a crer que a solução para todo esse descompasso está em educar os indivíduos. Essa ação vem a partir de uma nova dimensão educacional política, radical e transformadora concebida como Educação Ambiental. Este processo busca desenvolver novos valores morais, de ética planetária, consciência crítica e cidadania global. Nesse sentido, este trabalho de pesquisa tem como objetivos demonstrar a importância do Centro de Pesquisa da Biodiversidade do Colégio Militar de Salvador e das ações educativas a ele relacionadas, como espaço para a promoção da Educação Ambiental; levantar um breve histórico da Educação Ambiental no mundo e no Brasil; estruturar o histórico/memória do Centro de Pesquisa da Biodiversidade Sargento Albinio (CPBSA); e também, identificar as concepções de meio ambiente e de Educação Ambiental dos alunos e professores do Colégio Militar de Salvador. Para isto optou-se por procedimentos metodológicos ancorados na pesquisa documental de natureza exploratória e caráter qualitativo, configurada em um estudo de caso. A dissertação está estruturada em três seções, que discorrem desde o histórico da Educação Ambiental no mundo e no Brasil, passando pelo Sistema Colégio Militar do Brasil e depois pelo Colégio Militar de Salvador, acompanhada da análise de documentos que permitiram coletar dados para a construção do histórico/memória do que hoje denomina-se Centro de Pesquisa da Biodiversidade Sargento Albino. Fez-se necessária a aplicação de um questionário semiestruturado aos alunos e aos professores da disciplina Eletiva de Educação Ambiental, componente da matriz curricular do turno integral do Ensino Fundamental . A partir da análise interpretativa dos resultados concluiu-se a respeito das concepções de meio ambiente e Educação Ambiental que permeiam o ideário da comunidade escolar e que viabilizam a elaboração e execução de futuros projetos em Educação Ambiental, mais alinhados com a Política Nacional de Educação Ambiental. Finalizando, foi apresentado o produto final da dissertação de um Mestrado Profissional: Uma proposta de requalificação e ação para o Centro de Pesquisa da Biodiversidade Sargento Albino, concretizada em uma carta de intenções visando a conservação dessa área – o campo empírico da pesquisa; e também, em uma sequência didática interdisciplinar buscandoo ideário de Tbilisi.
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Nesse sentido, este trabalho de pesquisa tem como objetivos demonstrar a importância do Centro de Pesquisa da Biodiversidade do Colégio Militar de Salvador e das ações educativas a ele relacionadas, como espaço para a promoção da Educação Ambiental; levantar um breve histórico da Educação Ambiental no mundo e no Brasil; estruturar o histórico/memória do Centro de Pesquisa da Biodiversidade Sargento Albinio (CPBSA); e também, identificar as concepções de meio ambiente e de Educação Ambiental dos alunos e professores do Colégio Militar de Salvador. Para isto optou-se por procedimentos metodológicos ancorados na pesquisa documental de natureza exploratória e caráter qualitativo, configurada em um estudo de caso. A dissertação está estruturada em três seções, que discorrem desde o histórico da Educação Ambiental no mundo e no Brasil, passando pelo Sistema Colégio Militar do Brasil e depois pelo Colégio Militar de Salvador, acompanhada da análise de documentos que permitiram coletar dados para a construção do histórico/memória do que hoje denomina-se Centro de Pesquisa da Biodiversidade Sargento Albino. Fez-se necessária a aplicação de um questionário semiestruturado aos alunos e aos professores da disciplina Eletiva de Educação Ambiental, componente da matriz curricular do turno integral do Ensino Fundamental . A partir da análise interpretativa dos resultados concluiu-se a respeito das concepções de meio ambiente e Educação Ambiental que permeiam o ideário da comunidade escolar e que viabilizam a elaboração e execução de futuros projetos em Educação Ambiental, mais alinhados com a Política Nacional de Educação Ambiental. Finalizando, foi apresentado o produto final da dissertação de um Mestrado Profissional: Uma proposta de requalificação e ação para o Centro de Pesquisa da Biodiversidade Sargento Albino, concretizada em uma carta de intenções visando a conservação dessa área – o campo empírico da pesquisa; e também, em uma sequência didática interdisciplinar buscandoo ideário de Tbilisi.The shown socio-environmental crisis indicates an urgent need of paradigm breaking. The way by which western societies have established themselves, based upon unleashed consumption of goods and extreme pillage of ecosystem services, leads to a belief that the solution for all this mismatch is to educate individuals. This aim consider a new political-educational dimension, radical and life-changing, conceived as Environmental Education. Such must develop new moral values, planetary ethics, critical awareness and global citizenship. This dissertative research paper aims to demonstrate the importance of the Military School of Salvador’s Biodiversity Research Center and its related educative practices, as a place to the promotion of Enviromental Education; show a brief historic of World´s and Brazilian´s Enviromental Educationts educative; structure the history/memory of Biodversity Research Center Sargento Albino (BRCSA); and also to identify Military School of Salvador students and teacher´s concepts of enviroment and Enviromental Education. For this purpose methodological procedures have been chosen based on documentary research of nature exploring and qualitative type, structured as a case study. The dissertation is organized in three sections, that discusses since worldwide and Brazil’s Environmental Education historical, going through the System Military School of Brazil and then Military School of Salvador, followed by the analysis of documents that allowed collecting data for building a historical of what it is so called Biodiversity Research Center Sargento Albino. The application of semi-structured questionnaires was necessary to students and teachers of the elective subject Environmental Education, part of the double shift Secondary Ecucation Curriculum Matrix. From the analysis of the results it was concluded, regarding environment and Environmental Education concepts that permeate the school community ideology and enable the elaboration and execution of upcoming projects in Environmental Education, further aligned with the National Politics of Environmental Education. Finally, it was shown the final product of the dissertation of a Professional Masters: a requalification and action proposal to the Biodiversity Research Center Sargento Albino, implemented on a letter of intent aiming this area´s conservation – the empiric field of the research; and also on a interdisciplinary didatic sequency pursuiting Tbilisi´s ideology.Submitted by Marcio Emanuel Paixão Santos (marcio.santos@ucsal.br) on 2018-06-20T18:02:10Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAOILKACARVALHO.pdf: 1628362 bytes, checksum: 8dcf63b7a542ebd1661a819ae704da78 (MD5)Approved for entry into archive by Rosemary Magalhães (rosemary.magalhaes@ucsal.br) on 2018-06-20T20:01:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAOILKACARVALHO.pdf: 1628362 bytes, checksum: 8dcf63b7a542ebd1661a819ae704da78 (MD5)Made available in DSpace on 2018-06-20T20:01:19Z (GMT). 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