Os contratos de crédito ao consumo e o super endividamento do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Camila Thaisse de Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCSAL
Texto Completo: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/607
Resumo: A sociedade vive atualmente a era do consumo. O consumo invade toda a vida do ser humano, combinando todas as atividades do homem moderno em uma rede constante e dinâmica. Constante porque o homem passa a ser um consumidor nos diversos aspectos de sua vida cotidiana. Dinâmica porque o consumo passa a ser um círculo vicioso na vida humana, seja pelo desejo criado pela abundância, seja pelos modismos, seja porque os objetos tornam-se obsoletos rapidamente, obrigando o homem a adaptar-se às novidades do mercado. Após uma breve análise da sociedade de consumo e da atual concepção de contrato, busca-se demonstrar que a atual legislação brasileira que disciplina os contratos de crédito não acompanha a realidade da sociedade de consumo e da necessária proteção do consumidor de crédito, de forma a assegurar a efetividade dos princípios constitucionais e evitar o superendividamento. O consumo passa a ser, então, o espelho da felicidade humana, a tentativa de preenchimento do vazio existencial do homem, passando a constituir o sentido de sua vida, a razão do seu trabalho, o seu maior objetivo. A partir desta revisão literária, futuramente, pode-se propor soluções que se adequem ao contexto jurídico e econômico da população brasileira, principalmente na época atual de instabilidade política e econômica.
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Após uma breve análise da sociedade de consumo e da atual concepção de contrato, busca-se demonstrar que a atual legislação brasileira que disciplina os contratos de crédito não acompanha a realidade da sociedade de consumo e da necessária proteção do consumidor de crédito, de forma a assegurar a efetividade dos princípios constitucionais e evitar o superendividamento. O consumo passa a ser, então, o espelho da felicidade humana, a tentativa de preenchimento do vazio existencial do homem, passando a constituir o sentido de sua vida, a razão do seu trabalho, o seu maior objetivo. A partir desta revisão literária, futuramente, pode-se propor soluções que se adequem ao contexto jurídico e econômico da população brasileira, principalmente na época atual de instabilidade política e econômica.Society is currently experiencing the age of consumption. Consumption invades the entire life of the human being, combining all the activities of modern man in a constant and dynamic network. Constant because man becomes a consumer in the various aspects of his daily life. Dynamic because consumption becomes a vicious circle in human life, either by the desire created by abundance or by fads, or because objects become obsolete quickly, forcing man to adapt to the novelties of the market. After a brief analysis of the consumer society and the current contract conception, it is tried to demonstrate that the current Brazilian legislation that disciplines credit agreements does not follow the reality of the consumer society and the necessary consumer protection of credit, in order to ensure the effectiveness of constitutional principles and avoid over-indebtedness. Consumption then becomes the mirror of human happiness, the attempt to fill the existential emptiness of man, becoming the meaning of his life, the reason for his work, his greatest goal. From this literary review, in the future, it is possible to propose solutions that fit the legal and economic context of the Brazilian population, especially in the current era of political and economic instability.Submitted by Rosemary Magalhães (rosemary.magalhaes@ucsal.br) on 2019-01-24T17:26:25Z No. of bitstreams: 1 TCCCAMILAOLIVEIRA.pdf: 139145 bytes, checksum: e986679df10a49463a819522587b33db (MD5)Made available in DSpace on 2019-01-24T17:26:25Z (GMT). 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