Cidades que falam: inscrições urbanas enquanto forma de comunicação e pertencimento - uma etnografia sobre o pixo e o graffiti em Caxias do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontana, Sara
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/5478
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo principal compreender a arte urbana enquanto forma de comunicação em Caxias do Sul/RS. Para isso, o problema de pesquisa estabelecido questionou a maneira como os grupos de grafiteiros e pixadores produzem e utilizam as imagens e símbolos no espaço urbano para comunicar. O método etnográfico, oriundo da antropologia, foi o escolhido para o desenvolvimento da pesquisa. As saídas de campo permitiram o contato direto com artistas urbanos, grafiteiros e pixadores de Caxias do Sul, a criação de um diário de campo e as fotografias que auxiliaram na narrativa. O referencial teórico é transdisciplinar e auxilia no entendimento das cidades enquanto suporte, no resgate histórico do movimento, bem como na legitimação do graffiti e da pixação como forma de expressão. A análise das inscrições na mídia e no âmbito digital permitiu a compreensão das mesmas para além dos muros. Como resultado da pesquisa, é possível enxergar a arte urbana como uma das formas de expressão do nosso tempo, carregando o sentimento de pertencimento à cidade e indo de encontro às muralhas existentes nos centros urbanos (sic).
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description A presente pesquisa tem como objetivo principal compreender a arte urbana enquanto forma de comunicação em Caxias do Sul/RS. Para isso, o problema de pesquisa estabelecido questionou a maneira como os grupos de grafiteiros e pixadores produzem e utilizam as imagens e símbolos no espaço urbano para comunicar. O método etnográfico, oriundo da antropologia, foi o escolhido para o desenvolvimento da pesquisa. As saídas de campo permitiram o contato direto com artistas urbanos, grafiteiros e pixadores de Caxias do Sul, a criação de um diário de campo e as fotografias que auxiliaram na narrativa. O referencial teórico é transdisciplinar e auxilia no entendimento das cidades enquanto suporte, no resgate histórico do movimento, bem como na legitimação do graffiti e da pixação como forma de expressão. A análise das inscrições na mídia e no âmbito digital permitiu a compreensão das mesmas para além dos muros. Como resultado da pesquisa, é possível enxergar a arte urbana como uma das formas de expressão do nosso tempo, carregando o sentimento de pertencimento à cidade e indo de encontro às muralhas existentes nos centros urbanos (sic).
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