Transformação digital e seus impactos nas organizações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/9475 |
Resumo: | Transformação digital é o processo utilizado por empresas de todos os segmentos, motivadas por mudanças no comportamento da sociedade e nos padrões de consumo, não só em função da crescente concorrência por vias tradicionais e avanços tecnológicos, mas também sua aceleração devido a pandemia Covid19. O tema proposto foi escolhido com base em conteúdos discutidos atualmente para analisar como empresas estão promovendo a transformação digital e como avaliam e selecionam os projetos ligados a estes esforços estratégicos. Este estudo tem como objetivo analisar os impactos da transformação digital nas organizações e pontuar seus benefícios e barreiras. A coleta dos dados foi realizada a partir de entrevistas com profissionais que trabalham em diferentes empresas e segmentos da região sul do Brasil. A transformação digital trouxe grandes desafios às organizações e a capacidade de reinventar digitalmente o negócio é determinada em grande parte por uma estratégia digital clara apoiada por líderes que fomentam uma cultura capaz de mudar e inventar o novo. A pesquisa é de natureza qualitativa exploratória descritiva foi estruturada por meio de entrevistas aplicadas com gestores de empresas da região sul. Para os entrevistados se transformar digitalmente impacta principalmente no sucesso da empresa, gerando lucro, rentabilidade, aproximação com os clientes e segurança. Os entrevistados destacaram que as empresas estão investindo cada vez mais na inovação e transformação digital. A mudança necessária para as empresas se transformarem digitalmente vai muito além das tecnologias certas. A base para o sucesso está principalmente no mindset dos colaboradores e uma liderança que transforme. O presente estudo traz contribuições teóricas sobre o tema, por abordar um assunto ainda pouco explorado na literatura e que está ganhando cada vez mais espaço no dia a dia das organizações e que estará no futuro de muitas gerações. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_0224469f0cb7ddca71f19a2229aa1022 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/9475 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Terra, Bruna CristinaReis, Zaida Cristiane dosLima, Olga Maria Blauth dePeretti, Jucelda de Lourdes Gonzatto2022-02-08T14:55:56Z2022-02-08T14:55:56Z2021-12-082021-12-01https://repositorio.ucs.br/11338/9475Transformação digital é o processo utilizado por empresas de todos os segmentos, motivadas por mudanças no comportamento da sociedade e nos padrões de consumo, não só em função da crescente concorrência por vias tradicionais e avanços tecnológicos, mas também sua aceleração devido a pandemia Covid19. O tema proposto foi escolhido com base em conteúdos discutidos atualmente para analisar como empresas estão promovendo a transformação digital e como avaliam e selecionam os projetos ligados a estes esforços estratégicos. Este estudo tem como objetivo analisar os impactos da transformação digital nas organizações e pontuar seus benefícios e barreiras. A coleta dos dados foi realizada a partir de entrevistas com profissionais que trabalham em diferentes empresas e segmentos da região sul do Brasil. A transformação digital trouxe grandes desafios às organizações e a capacidade de reinventar digitalmente o negócio é determinada em grande parte por uma estratégia digital clara apoiada por líderes que fomentam uma cultura capaz de mudar e inventar o novo. A pesquisa é de natureza qualitativa exploratória descritiva foi estruturada por meio de entrevistas aplicadas com gestores de empresas da região sul. Para os entrevistados se transformar digitalmente impacta principalmente no sucesso da empresa, gerando lucro, rentabilidade, aproximação com os clientes e segurança. Os entrevistados destacaram que as empresas estão investindo cada vez mais na inovação e transformação digital. A mudança necessária para as empresas se transformarem digitalmente vai muito além das tecnologias certas. A base para o sucesso está principalmente no mindset dos colaboradores e uma liderança que transforme. O presente estudo traz contribuições teóricas sobre o tema, por abordar um assunto ainda pouco explorado na literatura e que está ganhando cada vez mais espaço no dia a dia das organizações e que estará no futuro de muitas gerações. [resumo fornecido pelo autor]AdministraçãoInovações tecnológicasPlanejamento estratégicoTransformação digital e seus impactos nas organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2021-12-07ORIGINALTCC Bruna Cristina Terra.pdfTCC Bruna Cristina Terra.pdfapplication/pdf1077993https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9475/1/TCC%20Bruna%20Cristina%20Terra.pdfdbdcb7225999b04f309b820e858bce4dMD51TEXTTCC Bruna Cristina Terra.pdf.txtTCC Bruna Cristina Terra.pdf.txtExtracted texttext/plain187064https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9475/2/TCC%20Bruna%20Cristina%20Terra.pdf.txtf3daaafb95a77873b5c222c6915d668bMD52THUMBNAILTCC Bruna Cristina Terra.pdf.jpgTCC Bruna Cristina Terra.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1161https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9475/3/TCC%20Bruna%20Cristina%20Terra.pdf.jpg81343c6eb43a879c285345b086876af4MD5311338/94752022-10-18 18:10:21.769oai:repositorio.ucs.br:11338/9475Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:02:30.005904Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Transformação digital e seus impactos nas organizações |
title |
Transformação digital e seus impactos nas organizações |
spellingShingle |
Transformação digital e seus impactos nas organizações Terra, Bruna Cristina Administração Inovações tecnológicas Planejamento estratégico |
title_short |
Transformação digital e seus impactos nas organizações |
title_full |
Transformação digital e seus impactos nas organizações |
title_fullStr |
Transformação digital e seus impactos nas organizações |
title_full_unstemmed |
Transformação digital e seus impactos nas organizações |
title_sort |
Transformação digital e seus impactos nas organizações |
author |
Terra, Bruna Cristina |
author_facet |
Terra, Bruna Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Reis, Zaida Cristiane dos Lima, Olga Maria Blauth de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Terra, Bruna Cristina |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Peretti, Jucelda de Lourdes Gonzatto |
contributor_str_mv |
Peretti, Jucelda de Lourdes Gonzatto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Inovações tecnológicas Planejamento estratégico |
topic |
Administração Inovações tecnológicas Planejamento estratégico |
description |
Transformação digital é o processo utilizado por empresas de todos os segmentos, motivadas por mudanças no comportamento da sociedade e nos padrões de consumo, não só em função da crescente concorrência por vias tradicionais e avanços tecnológicos, mas também sua aceleração devido a pandemia Covid19. O tema proposto foi escolhido com base em conteúdos discutidos atualmente para analisar como empresas estão promovendo a transformação digital e como avaliam e selecionam os projetos ligados a estes esforços estratégicos. Este estudo tem como objetivo analisar os impactos da transformação digital nas organizações e pontuar seus benefícios e barreiras. A coleta dos dados foi realizada a partir de entrevistas com profissionais que trabalham em diferentes empresas e segmentos da região sul do Brasil. A transformação digital trouxe grandes desafios às organizações e a capacidade de reinventar digitalmente o negócio é determinada em grande parte por uma estratégia digital clara apoiada por líderes que fomentam uma cultura capaz de mudar e inventar o novo. A pesquisa é de natureza qualitativa exploratória descritiva foi estruturada por meio de entrevistas aplicadas com gestores de empresas da região sul. Para os entrevistados se transformar digitalmente impacta principalmente no sucesso da empresa, gerando lucro, rentabilidade, aproximação com os clientes e segurança. Os entrevistados destacaram que as empresas estão investindo cada vez mais na inovação e transformação digital. A mudança necessária para as empresas se transformarem digitalmente vai muito além das tecnologias certas. A base para o sucesso está principalmente no mindset dos colaboradores e uma liderança que transforme. O presente estudo traz contribuições teóricas sobre o tema, por abordar um assunto ainda pouco explorado na literatura e que está ganhando cada vez mais espaço no dia a dia das organizações e que estará no futuro de muitas gerações. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2021 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2021-12-01 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-08T14:55:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-08T14:55:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/9475 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/9475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9475/1/TCC%20Bruna%20Cristina%20Terra.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9475/2/TCC%20Bruna%20Cristina%20Terra.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9475/3/TCC%20Bruna%20Cristina%20Terra.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dbdcb7225999b04f309b820e858bce4d f3daaafb95a77873b5c222c6915d668b 81343c6eb43a879c285345b086876af4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258438131580928 |