Uma proposta pedagógica para o uso da lousa digital tendo como base a teoria sociointeracionista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Carli, Daniel
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/650
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal, nortear uma proposta de uso pedagógico da lousa digital partindo de um estudo de caso realizado em uma escola de ensino fundamental da rede municipal de ensino. Em termos metodológicos, foram realizadas entrevistas individuais com quatro professores do quadro efetivo daquela escola que atuam com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Estas entrevistas resultaram no corpus de pesquisa que foi analisado com o intuito de conhecer o ''como'' do uso pedagógico da lousa digital em sala de aula. As entrevistas foram gravadas, transcritas e o tratamento do corpus foi realizado com base na análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi que compreende a desconstrução e unitarização, categorização e por fim, produção do metatexto ou texto interpretativo da análise. Do processo de categorização emergiram as categorias que tratam do uso da lousa digital enraizado em abordagens tradicionais de ensino; o interesse, por parte do professor, de explorar os recursos interativos da lousa digital; a lousa digital como instrumento facilitador no aprendizado do conteúdo de estudo; a necessidade de desafiar o aluno na busca de um maior envolvimento deste para com as atividades pedagógicas e a ressignificação do papel dos envolvidos identificada nas atividades pedagógicas que possibilitaram ao aluno trabalhar na lousa digital quando o papel do professor passou a ser de orientador da atividade. Partindo do metatexto da análise textual discursiva, realizamos as discussões do uso pedagógico da lousa digital pela lente da abordagem sociointeracionista de Vygotsky. Juntamente com as discussões e ainda pela lente da abordagem sociointeracionista, norteamos formas de uso da lousa digital buscando justificar sua importância como instrumento de tecnologia digital no aprendizado do aluno levando em consideração o contexto da cultura digital. Os resultados apontam que a lousa digital deve ser um instrumento de uso coletivo sendo que o professor precisa assumir um papel de orientador das atividades pedagógicas buscando problematizar o aluno na realização destas. Os resultados também apontam que o uso da lousa digital deve proporcionar a realização de atividades pedagógicas que possam explorar e respeitar a criatividade, a autoria de produção de uma determinada resposta ou resolução de um problema, possibilitando ao aluno trilhar caminhos distintos para chegar a um objetivo comum. Nesse sentido, o uso da lousa digital deve possibilitar que o aluno desenvolva não somente a capacidade intelectual pelo conteúdo de estudo, mas também a emocional, a crítica e a inteligência analítica e prática. Pelas discussões também pudemos nortear formas de uso da lousa digital que possibilitam associar o interessante e o desafiador para o aluno com os conteúdos de estudo, dessa forma, o uso da lousa digital poderá possibilitar melhores experiências a todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
id UCS_03f462964bdd6deb7a540b027abaae97
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/650
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling De Carli, DanielValentini, Carla BeatrisQuartiero, Elisa MariaSoares, Eliana Maria do Sacramento2014-06-09T16:31:07Z2014-06-09T16:31:07Z2014-06-092013-11-28https://repositorio.ucs.br/handle/11338/650Este trabalho teve como objetivo principal, nortear uma proposta de uso pedagógico da lousa digital partindo de um estudo de caso realizado em uma escola de ensino fundamental da rede municipal de ensino. Em termos metodológicos, foram realizadas entrevistas individuais com quatro professores do quadro efetivo daquela escola que atuam com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Estas entrevistas resultaram no corpus de pesquisa que foi analisado com o intuito de conhecer o ''como'' do uso pedagógico da lousa digital em sala de aula. As entrevistas foram gravadas, transcritas e o tratamento do corpus foi realizado com base na análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi que compreende a desconstrução e unitarização, categorização e por fim, produção do metatexto ou texto interpretativo da análise. Do processo de categorização emergiram as categorias que tratam do uso da lousa digital enraizado em abordagens tradicionais de ensino; o interesse, por parte do professor, de explorar os recursos interativos da lousa digital; a lousa digital como instrumento facilitador no aprendizado do conteúdo de estudo; a necessidade de desafiar o aluno na busca de um maior envolvimento deste para com as atividades pedagógicas e a ressignificação do papel dos envolvidos identificada nas atividades pedagógicas que possibilitaram ao aluno trabalhar na lousa digital quando o papel do professor passou a ser de orientador da atividade. Partindo do metatexto da análise textual discursiva, realizamos as discussões do uso pedagógico da lousa digital pela lente da abordagem sociointeracionista de Vygotsky. Juntamente com as discussões e ainda pela lente da abordagem sociointeracionista, norteamos formas de uso da lousa digital buscando justificar sua importância como instrumento de tecnologia digital no aprendizado do aluno levando em consideração o contexto da cultura digital. Os resultados apontam que a lousa digital deve ser um instrumento de uso coletivo sendo que o professor precisa assumir um papel de orientador das atividades pedagógicas buscando problematizar o aluno na realização destas. Os resultados também apontam que o uso da lousa digital deve proporcionar a realização de atividades pedagógicas que possam explorar e respeitar a criatividade, a autoria de produção de uma determinada resposta ou resolução de um problema, possibilitando ao aluno trilhar caminhos distintos para chegar a um objetivo comum. Nesse sentido, o uso da lousa digital deve possibilitar que o aluno desenvolva não somente a capacidade intelectual pelo conteúdo de estudo, mas também a emocional, a crítica e a inteligência analítica e prática. Pelas discussões também pudemos nortear formas de uso da lousa digital que possibilitam associar o interessante e o desafiador para o aluno com os conteúdos de estudo, dessa forma, o uso da lousa digital poderá possibilitar melhores experiências a todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.This work had as main goal, to guide a proposal for a pedagogical use of digital whiteboard starting from a case study in an elementary school of municipal education. In methodological terms, individual interviews were conducted with four effective teachers that they work that school with students from 3rd grade of elementary school. These interviews resulted in the research corpus that was analyzed in order to know the ''as'' the pedagogical use of digital whiteboard in the classroom. The interviews were recorded, transcribed and the treatment of the corpus was conducted based on discourse textual analysis of the Moraes and Galiazzi that includes deconstruction and unitarization, categorization and finally the metatext production or interpretive text analysis. Of the categorization process, emerged categories that treat the use of digital whiteboard rooted in traditional teaching approaches, the interest by teacher, to explore the interactive features of the digital whiteboard digital; the digital whiteboard as a facilitating instrument in the content learning of study; the need to challenge the student in search of a greater involvement of this for pedagogical activities and the reconsideration of the role of the all involved in the pedagogical activities that allowed the student to work in the digital whiteboard when the teacher's role came to be supervisor of the activity. Leaving from metatext discursive analysis, we held discussions of the pedagogical use of digital whiteboard through the lens of Vygotsky's approach sociointeracionista. Together with the discussions and still through the lens of sociointeracionista approach, we guide forms of use the digital whiteboard seeking to justify its importance as an instrument of digital technology on student learning taking into account the context of digital culture. The results show that the digital whiteboard should be an instrument for collective use and the teacher needs to take a role as guide pedagogical activities seeking to question the student in achieving these. The results also indicate that the use of digital whiteboard should provide the realization of educational activities that can explore and respect the creativity, authorship of producing a particular response or resolution of a problem, allowing students to choose different roads to reach a goal common. In this sense, the use of digital whiteboard should make it possible the students develop not only intellectual ability for the content of study, but also the emotional, critical and analytical and practical intelligence. The discussions could also guide ways of using the digital whiteboard that allow associating interesting and challenging for the student with the contents of study, thus, the use of digital whiteboard can provide better experiences for all involved in the teaching-learning process.Tecnologia educacionalInovações educacionaisEnsino - Meios auxiliaresEnsino auxiliado por computadorConhecimento e aprendizagemEducaçãoDigital WhiteboardPedagogical ProposalUma proposta pedagógica para o uso da lousa digital tendo como base a teoria sociointeracionistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/6911728687712380CARLI, D.Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTEXTDissertacao Daniel de Carli.pdf.txtDissertacao Daniel de Carli.pdf.txtExtracted texttext/plain326602https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/650/3/Dissertacao%20Daniel%20de%20Carli.pdf.txt724f1d0c24b87a5202aa282785a576c8MD53THUMBNAILDissertacao Daniel de Carli.pdf.jpgDissertacao Daniel de Carli.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1377https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/650/4/Dissertacao%20Daniel%20de%20Carli.pdf.jpgc4f3388c2bd72d22104b1c878f6b0de0MD54ORIGINALDissertacao Daniel de Carli.pdfDissertacao Daniel de Carli.pdfapplication/pdf1281838https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/650/1/Dissertacao%20Daniel%20de%20Carli.pdfd7821e226c6218e19a4c00b2368c3746MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/650/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/6502020-02-11 19:33:19.655oai:repositorio.ucs.br:11338/650IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2020-02-11T19:33:19Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta pedagógica para o uso da lousa digital tendo como base a teoria sociointeracionista
title Uma proposta pedagógica para o uso da lousa digital tendo como base a teoria sociointeracionista
spellingShingle Uma proposta pedagógica para o uso da lousa digital tendo como base a teoria sociointeracionista
De Carli, Daniel
Tecnologia educacional
Inovações educacionais
Ensino - Meios auxiliares
Ensino auxiliado por computador
Conhecimento e aprendizagem
Educação
Digital Whiteboard
Pedagogical Proposal
title_short Uma proposta pedagógica para o uso da lousa digital tendo como base a teoria sociointeracionista
title_full Uma proposta pedagógica para o uso da lousa digital tendo como base a teoria sociointeracionista
title_fullStr Uma proposta pedagógica para o uso da lousa digital tendo como base a teoria sociointeracionista
title_full_unstemmed Uma proposta pedagógica para o uso da lousa digital tendo como base a teoria sociointeracionista
title_sort Uma proposta pedagógica para o uso da lousa digital tendo como base a teoria sociointeracionista
author De Carli, Daniel
author_facet De Carli, Daniel
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Valentini, Carla Beatris
Quartiero, Elisa Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv De Carli, Daniel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Eliana Maria do Sacramento
contributor_str_mv Soares, Eliana Maria do Sacramento
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Inovações educacionais
Ensino - Meios auxiliares
Ensino auxiliado por computador
Conhecimento e aprendizagem
Educação
topic Tecnologia educacional
Inovações educacionais
Ensino - Meios auxiliares
Ensino auxiliado por computador
Conhecimento e aprendizagem
Educação
Digital Whiteboard
Pedagogical Proposal
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital Whiteboard
Pedagogical Proposal
description Este trabalho teve como objetivo principal, nortear uma proposta de uso pedagógico da lousa digital partindo de um estudo de caso realizado em uma escola de ensino fundamental da rede municipal de ensino. Em termos metodológicos, foram realizadas entrevistas individuais com quatro professores do quadro efetivo daquela escola que atuam com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Estas entrevistas resultaram no corpus de pesquisa que foi analisado com o intuito de conhecer o ''como'' do uso pedagógico da lousa digital em sala de aula. As entrevistas foram gravadas, transcritas e o tratamento do corpus foi realizado com base na análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi que compreende a desconstrução e unitarização, categorização e por fim, produção do metatexto ou texto interpretativo da análise. Do processo de categorização emergiram as categorias que tratam do uso da lousa digital enraizado em abordagens tradicionais de ensino; o interesse, por parte do professor, de explorar os recursos interativos da lousa digital; a lousa digital como instrumento facilitador no aprendizado do conteúdo de estudo; a necessidade de desafiar o aluno na busca de um maior envolvimento deste para com as atividades pedagógicas e a ressignificação do papel dos envolvidos identificada nas atividades pedagógicas que possibilitaram ao aluno trabalhar na lousa digital quando o papel do professor passou a ser de orientador da atividade. Partindo do metatexto da análise textual discursiva, realizamos as discussões do uso pedagógico da lousa digital pela lente da abordagem sociointeracionista de Vygotsky. Juntamente com as discussões e ainda pela lente da abordagem sociointeracionista, norteamos formas de uso da lousa digital buscando justificar sua importância como instrumento de tecnologia digital no aprendizado do aluno levando em consideração o contexto da cultura digital. Os resultados apontam que a lousa digital deve ser um instrumento de uso coletivo sendo que o professor precisa assumir um papel de orientador das atividades pedagógicas buscando problematizar o aluno na realização destas. Os resultados também apontam que o uso da lousa digital deve proporcionar a realização de atividades pedagógicas que possam explorar e respeitar a criatividade, a autoria de produção de uma determinada resposta ou resolução de um problema, possibilitando ao aluno trilhar caminhos distintos para chegar a um objetivo comum. Nesse sentido, o uso da lousa digital deve possibilitar que o aluno desenvolva não somente a capacidade intelectual pelo conteúdo de estudo, mas também a emocional, a crítica e a inteligência analítica e prática. Pelas discussões também pudemos nortear formas de uso da lousa digital que possibilitam associar o interessante e o desafiador para o aluno com os conteúdos de estudo, dessa forma, o uso da lousa digital poderá possibilitar melhores experiências a todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013-11-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-09T16:31:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-09T16:31:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-06-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/650
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/650/3/Dissertacao%20Daniel%20de%20Carli.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/650/4/Dissertacao%20Daniel%20de%20Carli.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/650/1/Dissertacao%20Daniel%20de%20Carli.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/650/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 724f1d0c24b87a5202aa282785a576c8
c4f3388c2bd72d22104b1c878f6b0de0
d7821e226c6218e19a4c00b2368c3746
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308910255308800