Percepções de professores da rede pública sobre o tablet educacional : um estudo de caso no DF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Adriana Alves de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19250
http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.19250
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.
id UNB_6cb56f3f824c7bd40ddb86e39d5488e8
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/19250
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Percepções de professores da rede pública sobre o tablet educacional : um estudo de caso no DFTecnologia educacionalInovações educacionaisEnsino auxiliado por computadorProfessoresPercepçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.Esta dissertação resulta de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as percepções e a receptividade dos professores de ensino da rede pública do Distrito Federal, especificamente da Cidade Ceilândia, sobre o Tablet Educacional, por meio dos níveis de aceitação desse recurso como ferramenta pedagógica. O recurso tecnológico em evidência nesta pesquisa faz parte do projeto Educação Digital proposto pelo MEC aos professores do ensino médio de todo o país. Durante essa investigação, meu aporte teórico pautou-se na dicotomia existente perante a cultura de massa às tecnologias mencionada por ECO (1970); no homem tecnológico, nas mudanças advindas dessas tecnologias e na evolução humana propostas por FERKISS (1976); na transformação do mundo ditada pela informação advinda pela tecnologia e pela internet unindo todos numa sociedade em rede com problemas, anseios e expectativas comuns explicitados por CASTELLS (2011); na dicotomia entre nativos e imigrantes digitais provenientes do avanço tecnológico apresentada com PRENSKY (2006); nas diversas formas de aliar a tecnologia à aprendizagem e à escola defendidas por PAPERT (2008); na cultura da convergência propulsada pelas novas mídias e as transformações decorrentes explicitadas por JENKINS (2009); na percepção, nos sentidos e no conhecimento abordado por JORGE (2011), entre outros. O presente estudo expressa o olhar do professor acerca das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), especificamente, o Tablet Educacional, em seu meio, através do modelo proposto pela Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia designada pela sigla UTAUT (Unified Theory of Acceptance and Use of Technology) desenvolvida por Venkatesh et al. (2003), no intuito de expandir o horizonte do docente na busca de sua identidade nesta sociedade digital. A metodologia adotada refere-se ao estudo de caso e por visar um aprofundamento na questão levantada, as abordagens quantitativas e qualitativas foram necessárias, o que caracteriza a utilização do método misto. Foram utilizados questionário e entrevista semiestruturada e os resultados obtidos exibem um professor crítico e autônomo em relação ao Tablet Educacional inserido no contexto educacional. No entanto, expõe um ser indeciso quanto à relevância dessa tecnologia no processo ensino-aprendizagem. Essa controvérsia reflete uma receptividade a esse recurso tecnológico, mas com pouco nível de aceitação ao mesmo. Quanto ao modelo proposto, ele mostrou-se oportuno e valioso ao estudo em questão. A partir dos dados coletados pode-se validar os quatro constructos determinantes da teoria UTAUT: Expectativa de Desempenho/Perfomance, Expectativa de Esforço, Influência Social e Condições Facilitadoras. As condições facilitadoras apresentaram impactantes diretas à intenção de uso ao Tablet Educacional. A pesquisa significa uma contribuição para trabalhos futuros que busquem compreender a pertinência e o valor da tecnologia no contexto educacional.This research is a result of a study which aims the perception and receptiveness of teachers who work at the public schools at Distrito Federal. The school chosen for the development of this research is located at Ceilandia and the main issue is the Educational Tablet as a pedagogical tool of acceptance on the part of those educators. The focus on this research is part of a the Digital Educational Project implemented by the Ministry of Education in Brazil (MEC) which is concerned about all high school teachers all over the country.During this investigation, the theoretical framework was based on the dichotomy existing into the mass culture aspects mentioned by ECO (1970); on the technological human being related to the changes showed during the usage of such new technologies as well as the human evolution proposed by FERKISS (1986). This paper also considered the theories which postulates issues considering the world transformation as a consequence of the usage of those technologies and the considerations that can be withdrawn from studies of CASTELS (2011). Another point to be considered is the dichotomy between the digital immigrants and non immigrants according to PRENSKY (2006) and the alliance between technology and learning competences PAPERT (2008).The study also considered the postulations of JENKINS (2009) in terms of explicit changes derived from technology and the studies of JORGE (2011) in relation to senses and perceptions towards the science of knowledge. The objective of this research is to express the opinion of those teachers in relation to Digital Technologies of Information and Communication (DTIC) and through the model known as UTAUT (Unified theory of Acceptance and Use of Technology) which was developed by Venkatesh et al. (2003) which objective was to expand the educator horizon as to place his/her identity into the digital society. This study is in line with a case study once its main objective is to deepen the questions mentioned above. Both the qualitative and quantitative methods were used, so it had supported on demonstrate the results. Questionnaires and interviews semi-structure were used for data collection and the results have shown that the educators place themselves into a critical and autonomous in relation to the usage of the Digital Tablet. Nonetheless, it was observed that indecision is a factor that is continues present when related to the importance of technology in the process of learning and acquisition. Such controversy reflects little or almost non- acceptance to the technological tool. Regarding the proposed model, the study has show its importance for the educators practice nowadays. Regarding the UTAUT method, four constructs were validated: a) Competence/Performance; b) Expectation of Effortless; c) Social Influence and d) Facilitating Conditions Finally, the research has shown that the facilitating conditions led to the usage of the Tablet; for this reason, the research implies future contributions for future studies which is focused into the value of technology in the educational context.Carneiro, Vânia Lúcia QuintãoMoura, Adriana Alves de2016-01-24T13:15:47Z2016-01-24T13:15:47Z2016-01-242015-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOURA, Adriana Alves de. Percepções de professores da rede pública sobre o tablet educacional: um estudo de caso no DF. 2015. 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/19250http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.19250A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:22:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/19250Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:22:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de professores da rede pública sobre o tablet educacional : um estudo de caso no DF
title Percepções de professores da rede pública sobre o tablet educacional : um estudo de caso no DF
spellingShingle Percepções de professores da rede pública sobre o tablet educacional : um estudo de caso no DF
Moura, Adriana Alves de
Tecnologia educacional
Inovações educacionais
Ensino auxiliado por computador
Professores
Percepção
title_short Percepções de professores da rede pública sobre o tablet educacional : um estudo de caso no DF
title_full Percepções de professores da rede pública sobre o tablet educacional : um estudo de caso no DF
title_fullStr Percepções de professores da rede pública sobre o tablet educacional : um estudo de caso no DF
title_full_unstemmed Percepções de professores da rede pública sobre o tablet educacional : um estudo de caso no DF
title_sort Percepções de professores da rede pública sobre o tablet educacional : um estudo de caso no DF
author Moura, Adriana Alves de
author_facet Moura, Adriana Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carneiro, Vânia Lúcia Quintão
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Adriana Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Inovações educacionais
Ensino auxiliado por computador
Professores
Percepção
topic Tecnologia educacional
Inovações educacionais
Ensino auxiliado por computador
Professores
Percepção
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-17
2016-01-24T13:15:47Z
2016-01-24T13:15:47Z
2016-01-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOURA, Adriana Alves de. Percepções de professores da rede pública sobre o tablet educacional: um estudo de caso no DF. 2015. 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/19250
http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.19250
identifier_str_mv MOURA, Adriana Alves de. Percepções de professores da rede pública sobre o tablet educacional: um estudo de caso no DF. 2015. 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/19250
http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.19250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508337061953536